2021 em Livros

janeiro 02, 2022

 


É verdade, malta, no calendário, já estamos em 2022! Parece uma loucura, não acham? É como se os dois últimos anos fossem uma espécie de borrão e tudo tivesse acontecido a uma velocidade estranha, por causa da pandemia. Enfim... Como comecei por dizer, 2022 já chegou no calendário, mas aqui no blogue ainda tenho conteúdo relativo a 2021 para sair, por isso ainda vamos ter alguns posts "localizados no passado". Em jeito de review, hoje vou fazer convosco um apanhado dos livros que li em 2021. A minha meta para este ano era de 22 livros - não queria um valor que me parecesse inatingível, mas queria superar-me a mim própria - e acabei por superar essa meta, lendo mais 4 que o suposto. Vamos lá ver o que andei a ler?


  • O ano começou com a leitura de Ilusão Perfeita, de Jodi Picoult - uma leitura nada pensada, mas que se revelou uma grande surpresa. Podem ler a review, aqui.
  • Logo de seguida, li o primeiro livro da saga Stars - As Estrelas Mais Brilhantes, da Anna Todd, cuja opinião partilhei convosco aqui, e, uns meses mais tarde, li o segundo livro Stars - A Lua Mais Escura, cuja opinião partilhei convosco apenas no Instagram, pois não gostei tanto deste segundo quanto do primeiro. O primeiro livro cativou-me bastante, mas o segundo acabou por me desiludir porque não aconteceu nada de relevante durante todo o livro, tornando-se aborrecido.
  • Agora é a vez de falar de um dos livros que está, sem dúvida, no meu top de livros favoritos de 2021 - A Educação de Eleanor, de Gail Honeyman. Foi uma leitura que me surpreendeu bastante e que me prendeu por completo do início ao fim. Podem ler toda a minha opinião aqui.
  • Pessoas Normais, de Sally Rooney, era um livro para o qual eu tinha muitas expetativas, porque já tinha ouvido imensas pessoas falar dele, mas acabou por não se revelar uma leitura surpreendente. Apesar de ter sido uma leitura agradável, sinto que foi a série que realmente me fez gostar mais da história. Falo-vos mais disto aqui.
  • Este foi um ano em que li algumas sagas que já queria ler há algum tempo. Primeiro, li os 3 livros da saga The Hunger Games, de Suzanne Collins. Eu já era uma grande fã dos filmes, mas os livros fizeram-me apaixonar ainda mais por esta história. Podem ler a minha opinião sobre Os Jogos da Fome aqui, sobre Em Chamas aqui e sobre A Revolta aqui.
  • Depois, fui resgatar um livro à estante da minha irmã, O Fundamentalista Relutante, de Mohsin Hamid, sem ter qualquer tipo de expetativas sobre ele. Uma vez mais, foi um livro bastante interessante que me surpreendeu pela positiva - opinião aqui.
  • O livro que se segue foi uma compra por impulso nas promoções do Continente. Não conhecia Um Pequeno Favor, de Darcy Bell, mas decidi comprá-lo por se comparar ao Gone Girl, mas devo dizer que ficou um pouco aquém das minhas expetativas... Saibam mais aqui.
  • Foi também em 2021 que li o 2º e 3º livro que se seguem a Viver Depois de Ti, de Jojo Moyes. Depois de já ter visto o filme, li o primeiro livro em 2020 e apaixonei-me ainda mais pela incrível Louisa Clark, pelo que não podia deixar de ler Viver Sem Ti (review aqui) e O Meu Coração entre Dois Mundos (review aqui) - que não desiludiram nem um pouquinho, transformando esta trilogia numa das minhas favoritas!

  • Ainda na onda das sagas e na categoria das "melhores compras de 2021", temos os livros Divergente, Insurgente, Convergente e Quatro, de Veronica Roth. Comprei os 3 primeiros em segunda mão por um excelente preço e em ótimo estado e apaixonei-me completamente pela história. Já tinha adorado os filmes, mas há que admitir que os livros são ainda melhores! Quatro acaba por não acrescentar nada à história, mas "prolonga" um pouco mais o nosso apego a ela. Podem ler a review da saga aqui.
  • Nos meus anos, recebi o livro Cinco Esquinas, do nobel da literatura Mario Vargas Llosa e fui levada a viajar até ao Peru. Há quem diga que não é o melhor livro do autor, mas, como iniciação, achei uma escrita bastante fácil de entender e satírica, muito interessante - opinião completa aqui.
  • Sensibilidade e Bom Senso foi o segundo livro que alguma vez li da Jane Austen e, embora tenha sido uma leitura agradável, não superou as elevadas expetativas que eu tinha. Podem ler toda a minha opinião aqui.
  • Um livro perfeito para o verão é o Reencontro em Barcelona, da Elizabeth Adler, que comprei a um ótimo preço no Continente. É um livro leve, engraçado e misterioso que nos prende do início ao fim (review aqui). 
  • Voltando ao meu top de favoritos de 2021, não podia não mencionar Capitães da Areia, de Jorge Amado. Além de uma ótima surpresa, foi uma leitura poderosa e arrebatadora, que me tocou bastante. Sem dúvida, acho que é um daqueles livros que toda a gente devia ler uma vez na vida (review aqui).
  • Falando de mais uma estreia no que toca a autores, li A Villa, de Nora Roberts, um livro de mistério que nos leva numa bonita viagem entre os EUA e Itália (opinião aqui).
  • 2021 também foi o ano em que li um daqueles livros que a grande maioria das pessoas já leu e que eu também acho que se deve ler, pelo menos, uma vez na vida - o clássico O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry. Apesar de ter adorado este livro, optei por não fazer uma review sobre ele aqui no blogue porque acho que é extremamente difícil falar sobre um livro sobre o qual já se disse tudo e que é tão especial.
  • Em 2021, iniciei-me no mundo da não-ficção com uma biografia sobre uma figura histórica portuguesa. A Governanta, D. Maria, Companheira de Salazar, de Joaquim Vieira foi uma leitura muito interessante que me deixou com imensa vontade de ler mais biografias. Aprendi muito sobre a Maria, sobre o próprio Salazar e sobre uma época do nosso país na qual não vivi. Opinião completa aqui.
  • Esta próxima leitura também foi escolhida ao acaso da estante da minha irmã. A Rapariga Que Brilhava no Escuro, de Joshilyn Jackson, foi a minha companhia de férias e um livro cativante. Falei dele apenas no Instagram, porque, apesar de ter gostado, não foi um livro que me tenha tocado muito ou sobre o qual tivesse muito a dizer.
  • Depois de já ter lido o primeiro livro e visto os dois filmes, finalmente comprei e li Monstros Fantásticos: Crimes de Grindelwald. É uma leitura rápida, visto que está escrito sob a forma de guião do filme, que foi ótima para recordar os acontecimentos antes da saída do 3º filme, no próximo ano.
  • Terminei o ano com uma leitura extremamente viciante e que entrou diretamente para o meu top de favoritos - Verity, de Colleen Hoover. Foi uma leitura extraordinária, algo perturbadora e que nos deixa meio "abananados". Não vou adiantar muito mais porque ainda este mês partilharei a review convosco.
  • Além de todos estes livros lidos pela primeira vez, ainda reli três dos livros de Harry Potter, porque sabe sempre bem voltar a mergulhar neste universo mágico.

Contem-me vocês: leram muito em 2021? Quais as vossas leituras favoritas deste ano?





1 comentário:

  1. Conheço alguns destes livros por os ter lido e outros que tenho por ler. :) Boas leituras.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.