"Cinco Esquinas" | Review

agosto 17, 2021

Comecei 2021 com um bom ritmo de leitura (já vinha embalada de 2020), mas o meu segundo semestre foi bastante trabalhoso e stressante, o que me fez reduzir um pouco o ritmo e demorar mais do que eu gostaria a ler cada livro - por isso é que já não temos uma review por aqui há algum tempo. Contudo, agora com a chegada das férias espero recuperar um pouco o ritmo e trazer-vos novamente mais reviews por aqui. 


Recebi o livro de que hoje vos falo no meu aniversário e não sabia rigorosamente nada acerca dele, nem do seu autor - aliás, a única coisa que sabia é que o autor é um Prémio Nobel da literatura. Assim sendo, comecei a leitura sem qualquer expetativa do que poderia encontrar e posso desvendar-vos já que fiquei agradavelmente surpreendida.

Cinco Esquinas, de Mario Vargas Llosa, decorre na cidade de Lima, capital do Perú, que vive sobre a ditadura do presidente Fujimori e do seu braço direito, o "Doutor", e mergulhada numa onda de terrorismo que assombra toda a gente e obriga a cidade a um recolher obrigatório. Numa noite de conversa, sem os maridos, Marisa e Chabela distraem-se de tal modo que não se apercebem do passar das horas e vêem-se obrigadas a pernoitar juntas - uma noite que se torna um grande e saboroso segredo. Chabela é casada com Luciano, um advogado peruano de renome, e Marisa é casada com uma das figuras cimeiras da exploração mineira, o engenheiro Enrique Cardenas. O mundo perfeito em que vivem acaba por ser totalmente abalado por um escândalo sexual que envolve Enrique. Após tentativa de chantagem por Rolando Garro - diretor do semanário "Destapes" -, a participação do renomado engenheiro Enrique Cardenas numa orgia é tornada pública, em todos os seus pormenores mais sórdidos. A este escândalo, segue-se um assassinato brutal. Por trás de mentiras e tentativas de encobrimento, Retaquita (uma figura curiosa e fascinante) trará toda a verdade ao de cima, mostrando a forma como todos os escândalos têm o poder político por trás. 


Como já desvendei em cima, senti-me agradavelmente surpreendida com esta leitura e com a escrita de Mario Vargas Llosa - é uma escrita envolvente e cativante, descritiva q.b. e com uma linguagem simples. Além disso, a história que nos conta em Cinco Esquinas torna-se intrigante pela forma como, inicialmente, parece não haver conexão entre os diferentes acontecimentos, mas, aos poucos, as peças vão-se encaixando como um puzzle, até as ligações entre elas serem inegáveis e formarem uma verdadeira teia que, no centro, tem o poder político. 


Achei que as personagens são caricatas e interessantes, embora sem grande profundidade e embora nunca saibamos muito sobre elas, além daquilo que vamos vendo acontecer. Como primeiro livro que eu li do autor, achei uma leitura fácil e interessante - contudo, li críticas de pessoas que estão mais familiarizadas com a obra do autor e que referem que este está longe de ser o seu melhor livro. Por isso, acho que o posso recomendar a quem está desse lado e, tal como eu, não conhece a escrita do autor - a quem já conhece, não posso recomendar ou deixar de recomendar, porque não tenho grande termo de comparação para dizer se é um bom livro de Mario Vargas Llosa ou não. 


Contem-me: conhecem este livro? Já leram outros livros do autor? O que acham? Que outro livro me recomendavam?





1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.