6 Anos de FIKA: Uma linha do tempo

janeiro 19, 2026

A 19 de janeiro de 2020, nascia o FIKA e eu renascia como blogger. Vinha de uma pausa após ter deixado de me identificar com o meu blogue anterior - Dreamcatcher - e com vontade de começar algo novo diferente, que retratasse os meus gostos e que acompanhasse o meu crescimento e a minha evolução. Desde o início que o meu objetivo sempre foi ser livre no que publicava: não trazer nada de demasiado forçado ou com que não me identificasse, falar dos meus gostos (por mais diversos que pudessem ser) e das coisas que me faziam feliz. E a verdade é que acho que até tenho conseguido. 



Se é fácil manter um blogue nos tempos que correm? Não. As pessoas já não gostam de ler este tipo de formato ou, pelo menos, não na mesma escala que o faziam há dez ou quinze anos. E isso já me fez equacionar algumas vezes deixar este meu cantinho e dedicar-me em exclusivo ao Instagram e ao Substack. Contudo, ainda não me sinto pronta para isso. Gosto de ter este sítio onde posso, quase em jeito de diário, ir-vos falando dos livros que vou lendo e que me conquistam, dos filmes e séries que vou vendo e de outras aleatoriedades que vão surgindo pelo caminho. Gosto de me expressar pelas palavras escritas de forma livre, sem me preocupar se o algoritmo gosta ou não de textos longos. E gosto que este sítio me permita preservar memórias e um bocadinho da minha história.


Em 6 anos, o mundo mudou muito (e não sei se terá sido para melhor, mas...). Eu mudei. E este blogue foi mudando comigo, acompanhando o meu crescimento, as mudanças do mundo e da minha vida. Por isso mesmo, decidi celebrar este 6ºaniversário partilhando convosco 6 posts, um por cada ano de vida, que mostram, de alguma forma, momentos desse crescimento e dessa evolução.



2020: o ano de nascimento deste blogue foi também o ano em que o mundo entrou numa pandemia que nos deixou a todos meio abananados, sem saber bem o que era aquilo que estávamos a viver. E isso motivou muitas reflexões por aqui, mudanças na forma como vivíamos, mudanças no mundo que nos rodeava... Nesse ano, celebrei os meus 20 anos ainda em confinamento e aproveitei o momento para partilhar convosco algumas coisas que o confinamento me ensinou - 2 décadas, o confinamento social e algumas lições.



2021: ainda a vivermos uma pandemia que nos roubou tanta coisa e a tentar recuperar alguma da normalidade, eu entrava no meu último ano de licenciatura e, por essa altura, partilhei o desabafo convosco sobre como ser finalista me parecia algo tão estranho e até assustador - Sou finalista.



2022: este foi o ano em que terminei o curso e entrei no mercado de trabalho. A adaptação inicial foi dura e assustadora, mas também foi muito importante para o meu crescimento como pessoa. Após dois meses a trabalhar, decidi falar-vos das coisas que aprendi ao trabalhar como profissional de saúde - Trabalhar com Pessoas: o que já aprendi.



2023: foi um ano cheio de novas experiências para mim e do qual tenho memórias incríveis. Fui a vários concertos e fui viajar com amigas pela primeira vez! Contudo, o momento que eu decidi partilhar convosco foi o concerto mais especial desse ano (e provavelmente de toda a minha vida), que ainda me faz arrepiar só de pensar - O Regresso | D'ZRT Encore Tour.



2024:
 um ano marcado por uma grande mudança na minha vida - a mudança de trabalho. Foi um ano que me trouxe muitas ansiedades, dúvidas, questões existenciais e que me fez perceber que há algumas coisas em mim que precisam de ser trabalhadas. Neste processo todo, escrevi-vos Sobre Tomar Decisões Difíceis.



2025: o ano que passou foi uma montanha russa de emoções - vi partir a minha avó, voltei a Londres com as minhas amigas, alcancei o quarto de século, entrei numa pós-graduação, comecei a fazer terapia... Sinto que foi um daqueles anos em que aconteceu muita coisa (boa e menos boa) e em que aprendi muito. E uma das coisas que fui aprendendo e comecei a fazer foi a romantizar um pouco mais a vida - 25 pequenas (grandes) coisas.


E assim chegamos ao 6ºano de vida do FIKA. O que esperar do que aí vem? Nem eu sei, honestamente. Ao fazer este post, apercebi-me que fui deixando de partilhar tanto posts mais pessoais convosco e isso era algo que eu gostava de voltar a fazer (embora seja algo que eu acabo por fazer também no Substack). Como já vos tinha revelado, o formato e o conceito dos posts de Favoritos vai mudar, para dar lugar a algo um bocadinho diferente. Tirando isso, podem continuar a esperar muito conteúdo sobre livros e sobre outras coisas que me apaixonam. O que vier de novo e for surgindo pelo caminho será sempre bem-vindo!


Obrigada por estarem aqui comigo, ao longo destes 6 anos!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.