2 décadas, o confinamento social e algumas lições

maio 03, 2020



Confesso que quando todo o confinamento social começou, eu não tinha ponderado o facto de ele se manter até à data do meu aniversário. Achei que se iam encontrar alternativas, que as coisas se resolveriam de um modo ou de outro. Mas, a um dado momento, eu percebi que de facto ia celebrar os meus 20 anos, as minhas duas décadas de vida, fechada em casa e sem algumas pessoas que são importantes para mim. Arrisco-me a dizer que este período de confinamento social me tem providenciado algumas lições de vida muito importantes e tenho aprendido muito sobre mim e sobre os que me rodeiam, estando a contribuir imenso para o meu crescimento social. Sem dúvida, é um marco dos meus 20 anos que não esperava nem imaginava atingir.

Tenho aprendido que tenho amigos absolutamente incríveis e que há pessoas que, realmente, entram na nossa vida para a mudar para melhor e para fazer parte dela. 

Tenho aprendido que, por mais difícil que possa ser lidar com as saudades, somos uns sortudos por termos tantos meios à nossa disposição para as colmatar, de algum modo.

Tenho aprendido a dar mais valor a tudo aquilo que antes tomava como garantido: a liberdade de sair de casa sempre que me apetece para fazer o que quiser; o contacto humano, poder beijar e abraçar aqueles que amo sem barreiras nem restrições e sem ter de pensar duas vezes antes de lhes tocar, se quer.

Tenho aprendido que o amor é, efetivamente, o mais importante. É ele que nos move, que nos dá força para continuar todos os dias, apesar das dificuldades.

Tenho aprendido que o poder de adaptação é extremamente importante na nossa vida e é uma capacidade que nem todos têm.

Tenho aprendido que é importante darmos tréguas a nós mesmos e que não podemos ser sempre super exigentes e perfecionistas. É importante aceitarmos as nossas falhas e não nos recriminarmos quando não somos sempre produtivos ou não conseguimos atingir os nossos objetivos. 

E tenho aprendido que as pequenas coisas da vida são aquelas que fazem a diferença: poder fechar os olhos e aproveitar o sol na cara, ouvir o som dos pássaros a chilrear, receber um abraço, receber um mensagem que nos faz sorrir, poder ler em silêncio... 

Sim, este tem sido um período difícil. Sim, deixou-me triste ter feito 20 anos nestas circunstâncias. Sim, estamos a ser privados de muitas coisas e sentimos que estamos a "perder" imenso. Contudo, também estamos a ganhar muito, se olharmos para as coisas sob outra perspetiva. Estamos a aprender muito e cabe-nos a nós usar isso em nosso proveito, para podermos crescer e sair disto muito mais fortes. 

«Muitas pessoas devem a grandeza das suas vidas aos problemas e obstáculos que tiveram de enfrentar.» (Robert Badden-Powell)


6 comentários:

  1. Acho que nenhum de nós realmemte acresitava (ou queria acreditar) que esta situação ia durr tanto... mas aida assim, espero que tenhas conseguido celebrar esta data tão especial da melhor maneira!

    Parabéns!
    Um beijinho*

    http://by-pattyy.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade... Mas pronto, foi na mesma um dia feliz.
      Obrigada!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Nês, como sabes, também comemorei o meu aniversário durante este difícil período. Foi em tudo diferente daquilo que costuma ser, nomeadamente no que toca às pessoas presentes. Contudo, mantive o pensamento de que era por um bem maior e tenho a certeza que também tu tiveste isso em mente. ❤️
    Ontem li uma frase que acho que resumo este teu post: "Esta quarentena fez-nos abrir os olhos porque o mundo lá fora precisa de nós mais humanos."

    Um beijinho, amiga. ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo! Disseste tudo.

      Obrigada e um beijinho grande!

      Eliminar
  3. É bom vermos o lado possitivo assim como tu o fazes, faz-nos manter sãos :)
    Adorei o post
    Beijinhos
    https://ablondiehere.blogspot.com/2020/05/grao-de-areia-bijutaria-artesanal.html

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.