Algumas dicas sobre Produtividade

maio 31, 2020

Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, produtividade Ã© um nome feminino sinónimo de fertilidade, sendo uma qualidade daquilo que é produtivo, ou seja, de algo que é abundante e lucrativo. Contudo, hoje associamos muito a produtividade a fazer o máximo de coisas possível no mínimo de tempo. Enchem-nos a cabeça com a ideia de que só somos verdadeiramente produtivos quando enchemos o nosso dia de coisas para fazer e, efetivamente, as conseguimos fazer. Em meu nome falo, esta ideia estava muito presente na minha cabeça e eu tenho tentado desmistificá-la um pouco para mim mesma e olhar para ela com uma nova perspetiva. A verdade é que cada vez mais tenho percebido que, para me sentir produtiva, não preciso de fazer mil e uma coisas diferentes; preciso sim de cumprir os objetivos que delineio para mim, mas não têm de ser muitos, às vezes, pode ser apenas um. E é essa a mensagem que hoje vos trago: não sintam que foram menos produtivos porque não fizeram mil e uma coisas diferentes; se cumpriram os vossos objetivos para o dia, nem que tenha sido só um, já é bom. E mesmo quando isso não acontece, não devemos sentirmo-nos mal e culpabilizarmo-nos, porque não temos sempre de ser super produtivos e super enérgicos e não temos de estar sempre bem.

Assim, depois desta longa introdução em que eu quis expressar/justificar o meu ponto de vista, decidi reunir algumas dicas que podem ser úteis para pormos em prática quando queremos cumprir os nossos objetivos diários e ser mais produtivos, independentemente do que isso signifique para cada um de nós. 



1. Sermos realistas é fundamental: para que vale listarmos imensas coisas para fazer num só dia quando sabemos que é quase humanamente conseguirmos fazê-lo? Isso só nos vai deixar mais desmotivados desanimados. Portanto, quando estivermos a organizar o nosso dia, a planear as coisas que queremos realizar, devemos ser realistas e pensar no que conseguiremos realmente concretizar.

2. Se na nossa lista tivermos mais do que uma coisa para fazer, devemos estabelecer prioridades e começar por aquilo que é mais difícil ou que achamos que vai demorar mais tempo. 

3. Evitar distrações e saber gerir o tempo. As distrações são as nossas piores inimigas, sejam elas quais forem. Ter o telemóvel longe é fundamental! Depois, se soubermos gerir bem o tempo, conseguimos arranjar tempo para fazer o que planeámos e ainda algum tempo para descansar e descontrair, que também é muito importante.

4. Um ambiente organizado é muito importante para ficarmos mais concentrados, porque afasta outras distrações e nos deixa apenas com aquilo que realmente precisamos.

5. Por último, mas não menos importantes, usar uma estratégia de recompensas pode funcionar muito bem. Darmos uma prenda a nós mesmos quando completamos um objetivo ou ao fim do dia, pode ser um incentivo muito importante para continuarmos. A recompensa pode ser qualquer coisa que nos agrade e que nos deixe animados e com vontade para continuar!

Dicas simples e objetivas para conseguirmos cumprir os nossos objetivos e sentirmo-nos produtivos. O importante é nunca desanimarmos, nem nos sentirmos derrotados. Nem sempre as coisas correm da forma como queremos, nem todos os dias são bons, mas o importante é aceitarmos isso, saber quando precisamos de parar para descansar e quando devemos insistir. 


Espero que este post tenha sido útil e que vocês tenham gostado. Para aqueles que estão atrapalhados com o trabalho ou em época de avaliações, vai o meu voto de força e motivação - nós conseguimos!


6 comentários:

  1. Uma gestão de tempo e, principalmente, de expectativas, é essencial para sermos produtivos :)
    Excelentes dicas!

    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Concordo totalmente com tudo o que disseste! O meu maior problema é mesmo as distrações, tenho de trabalhar mais na minha concentração.

    Blog Roxynina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, também tenho imensos problemas com as distrações!

      Obrigada pela tua visita. Beijinhos!

      Eliminar
  3. Olá Inês, acho que o problema da distração é mal geral! Por aqui também, estou em tele trabalho e tenho dias que dava tudo para estar dentro de uma bolha invisível. Só que é de todo impossível.

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa sorte com isso e bom trabalho!
      Beijinhos e obrigada pela visita

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.