"Em Parte Incerta" | Review

maio 09, 2020

Acho que já tinha comentado aqui convosco que ando bastante satisfeita com as minhas escolhas literárias de 2020, porque têm sido repletas de boas surpresas. Tenho lido muito mais - uma das vantagens de estar em casa há dois meses - e, felizmente, tenho lido apenas livros que me têm surpreendido pela positiva (update: depois de ter escrito este post li um livro que não gostei assim tanto, motivo pelo qual não chegará aqui ao blogue). Hoje, trago-vos mais uma review de um livro que estava na minha lista de espera há bastante tempo, mas que só agora decidi ler. E digo-vos já: não me arrependi nadinha!

Este livro está na estante da minha irmã há anos, mas como eu tinha sempre livros meus para ler, fui deixando sempre os dela para segundo plano. Ora, agora os meus "esgotaram-se" e eu estou a aproveitar o facto de ter mais tempo para ler para atacar a estante dela. Em Parte Incerta foi o primeiro eleito. Apesar de o livro ter uma adaptação cinematográfica com o mesmo nome, seguindo o conselho da minha irmã, eu tinha decidido que não o veria até terminar o livro e foi exatamente isso que fiz. Li o livro, deixei digeri-lo um pouco e só depois vi o filme - mais à frente neste post, partilho convosco o que achei da adaptação cinematográfica. 


Em Parte Incerta (ou Gone Girl ou ainda, em português do Brasil, Garota Exemplar), é um policial e thriller escrito por Gillian Flynn e lançado em 2013. A história começa no 5º aniversário de casamento de Amy e Nick Dunne, numa manhã de verão, no Missouri. Contudo, é nesse mesmo dia que Amy desaparece e o seu desaparecimento levanta um véu de dúvidas e suspeitas sobre o casal. Cedendo à pressão dos media e da polícia, Nick começa a desenvolver um rol de mentiras e comportamentos desajustados, que levantam suspeitas sobre si. A sua personalidade e as suas reações parecem pouco adequadas para alguém cuja mulher desapareceu, mas... Será que é ele quem está por trás disso? Nick continua a defender-se, alegando a sua inocência e tentando prová-la a todo o custo, com a ajuda da irmã e de um advogado que acaba por contratar. Se não foi Nick... Onde está Amy? O que lhe aconteceu?

Devo dizer-vos que esta história é uma autêntica montanha russa. Aquilo que achamos que sabemos no início rapidamente se transforma numa coisa totalmente diferente e logo percebemos que, afinal de contas, nada sabemos sobre Amy e Nick. Somos envolvidos pela história e, às tantas, vemo-nos a tentar resolver o mistério sozinhos. Mas, a cada página que viramos, o enredo torna-se cada vez mais denso e complexo. Até que tudo se começa a tornar mais claro para nós e... Eu cá fiquei boquiaberta. Estava longe de perceber qual seria o desfecho daquela história.

É uma história engenhosa, que nos faz duvidar da nossa própria sanidade mental, dos limites e que nos faz até questionar se efetivamente conhecemos as pessoas com quem convivemos diariamente. É um livro que nos faz entrar dentro dele e não querer parar de ler até tudo fazer sentido na nossa cabeça. Eu li-o compulsivamente até chegar ao final, porque precisava realmente que as coisas fizessem sentido na minha cabeça e porque precisava de descobrir a "verdadeira verdade".


Devo-vos dizer que acabei o livro furiosa. De nervos em franja. Irritadíssima. E isso é muito bom sinal. Na minha opinião, quando um livro desperta em nós sentimentos, seja de que tipo forem, significa que está bem escrito o suficiente para entrar na nossa cabeça e no nosso coração, mexendo com aquilo em que acreditamos e com os nossos sentimentos. É isso que faz deste livro tão bom, na minha opinião. Porque nos faz entrar dentro dele e nos faz sentir coisas e mexe com a nossa cabeça. É um livro que tem, efetivamente, impacto e esses, para mim, são os melhores. Aqueles que nós lemos e nos deixam uma marca para sempre; aqueles que sabemos que nos vamos lembrar para sempre. Portanto, como é óbvio, recomendo muito a todos que leiam este livro, particularmente se gostam deste estilo de histórias.

Quanto ao filme, a principal diferença que senti foi no tempo do decorrer da história. Sinto que no filme o espaço temporal da ação está encurtado (confesso que não fui confirmar, mas foi essa a ideia com que fiquei) e, por isso, há coisas que perdem um pouco o seu sentido. De resto, sinto que a adaptação até está razoavelmente fiel ao livro. Contudo, e após discutir o assunto com a minha irmã, concluimos que talvez quem veja o filme sem ter lido primeiro o livro possa ficar com uma ideia errada do enredo ou, pelo menos, uma ideia diferente daquela com que ficamos no final do livro. Seja como for, a minha recomendação é que leiam o livro, vejam o filme e tirem as vossas próprias conclusões.

Se já leram o livro e/ou viram o filme, estou pronta para receber as vossas críticas e comentários e para saber o que acharam!

(A propósito, criei conta no GoodReads, por isso podem seguir à vontade!)
Fotos da minha autoria.

6 comentários:

  1. Li esse livro há alguns anos, e ainda me lembro tão bem dele, o que também é um bom sinal, além do facto de ter acabado irritada como tu.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, o facto de te lembrares dele é um sinal que, de facto, marca!
      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  2. Tenho o livro ali na estante a olhar para mim e talvez esteja na altura de ficar irritada com ele, mas no bom sentido como dizes

    ResponderEliminar
  3. Pareceu-me tão bom que fiquei com extrema vontade de comprar, mas ainda tenho tantos por ler neste momento que vou simplesmente deixar na minha "wishlist"
    Beijinhos
    https://ablondiehere.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço a sensação ahahah! Seja lá quando o leres, será sempre uma boa altura.

      Beijinhos

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.