A importância de uma boa noite de sono | Dicas

maio 23, 2020
Segundo a Associação Portuguesa do Sono, o sono é um processo biológico natural do organismo e fundamental para a reparação e manutenção do equilíbrio do ser humano. O sono é muito importante na recuperação da energia para o dia seguinte, no equilíbrio metabólico e também no desenvolvimento físico e mental. 

Especificamente, a importância e o impacto do sono em todos os nossos ritmos biológicos são fundamentais, mas, de uma forma geral, o sono tem um papel essencial na promoção da saúde, porque os distúrbios do sono podem ser causadores ou consequências de outros problemas de saúde. Uma noite de sono perturbada ou com poucas horas vai ter influência no desempenho cognitivo, diminuindo inclusivamente a capacidade de concentração. Por isso, sobretudo nesta fase conturbada em que todos andamos mais ansiosos e até mais cansados, porque as nossas rotinas mudaram bruscamente, é importante seguirmos algumas dicas para mantermos uma boa higiene do sono.


A World Association of Sleep Medicine elaborou uma lista com 10 mandamentos para uma boa higiene do sono que eu resolvi sintetizar de alguma forma para vos trazer aqui (não vou falar de todos) e deixar-vos com algumas coisas que nos podem ajudar a dormir um pouco melhor. Vamos a isto?
  • Regularizar os horários de sono, isto é, definir um horário para dormir e para acordar sem grandes discrepâncias. Ou seja, se hoje me deitar à meia-noite e acordar às nove, amanhã me deitar às duas da manhã e acordar às onze... Não vai ser saudável para mim, porque o nosso corpo tem ciclos que dependem dos nossos horários de sono e que podem ficar desregulados se não regularizarmos os nossos horários.
  • Cada pessoa tem os seus horários e a sua forma de gerir o tempo conforme se sente melhor. Para aquelas pessoas que gostam de fazer sestas e a quem isso ajuda a recuperar energias e à sua produtividade, as sestas não devem exceder os 45 minutos e devem acontecer logo ao início da tarde. Se fizermos sestas muito prolongadas ou mais próximas da nossa hora de deitar, depois vamos ficar sem sono, vamos dormir mais tarde e os nossos horários ficam todos trocados.
  • Esta é aquela básica que toda a gente sabe... Não ingerir bebidas com cafeína antes de ir dormir. A cafeína é um estimulante que vos vai dar energia quando o suposto é que os vossos níveis de energia sejam diminuídos. Além disto, também devemos evitar comidas pesadas ao jantar, sobretudo quando nos vamos deitar poucas horas depois.
  • Praticar atividade física regular, para podermos gastar energia e porque traz imensos benefícios à nossa saúde, mas evitar fazê-lo antes de nos irmos deitar. Uns alongamentos e até alguma meditação pode até ajudar, mas nada que traga demasiada atividade ao nosso corpo. 
  • Ter uma cama confortável é obviamente muito importante e isto vai depender de pessoa para pessoa. Há pessoas que se sentem melhor em camas com colchões mais duros, outras em colchões mais adaptáveis ao seu corpo... Varia de pessoa para pessoa e é fundamental percebermos qual o colchão em que conseguimos dormir melhor e descansar o nosso corpo. Além disto, o ambiente do quarto é fundamental, devendo ter uma temperatura adequada, ambiente silencioso e com a menor luminosidade possível na hora em que vamos dormir (evitar telemóveis, computadores, televisões...).

Como vêem, são todas dicas muito simples e, de certa forma, perfeitamente óbvias para todos nós, contudo, às vezes, negligenciamos a importância de uma boa noite de sono e acabamos por desvalorizar estas pequenas coisas. Nesta que é uma fase de grande stress para a maioria das pessoas, nomeadamente para os estudantes, uma boa higiene do sono, bons hábitos e boas práticas são a chave para uma noite de descanso que permita recarregar baterias para estarmos mais concentrados e focados.

Espero que se encontrem todos bem. Bom resto de fim-de-semana e uma boa semana!


2 comentários:

  1. Eu cá não dispenso o meu sono por nada, não sou de todo pessoa de acordar cedo mas durmo sempre o numero que horas necessários e não altero muito os meus horários, super informativo o post, gostei muito!
    Beijinhos
    https://ablondiehere.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu cá gosto de não me deitar demasiado tarde e acordar razoavelmente cedo, porque me considero muito mais produtiva de manhã. Mas também preciso de dormir o meu número de horinhas certo.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha cumprido o seu objetivo!

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.