26 Livros para 2026

dezembro 08, 2025

Custa a acreditar - pelo menos a mim - mas aproximamo-nos a passos largos do fim de 2025 e para os que, como eu, gostam de planear coisas com antecedência, é tempo de começar a pensar em 2026. Costumo estabelecer alguns objetivos a nível literário, contudo não costumo propriamente montar uma TBR para o ano - mas este ano decidi fazer diferente. Sem contar com os livros que tenho em casa por ler (e que eu sei que não vou ler todos até ao final deste ano), resolvi criar e vir partilhar convosco uma TBR com 26 livros que gostava de ler em 2026 - e, no fim do próximo ano, vamos ver se consegui cumprir ou não.



  • A trilogia Part of Your World, da Abby Jimenez, que inclui os livros Part of Your World, Yours Truly e Just for the Summer
  • Na continuação de sagas que já comecei, gostava de ler o segundo livro da saga Boys of Avix, da Meagan Brandy - Promete Que Não; e o segundo livro da saga Lights Out, da Simone Soltani - Ride With Me. 
  • Retomando a minha tradição (que falhei em 2025) de ler um livro de José Saramago por ano, quero muito ler As Intermitências da Morte. 
  • Quero muito descobrir novas autoras portuguesas, por isso tenho 3 livros da minha wishlist que gostava de ler no próximo ano: O Elevador, da Filipa Fonseca Silva; O Lugar das Árvores Tristes, da Lénia Rufino; e Leme, da Madalena Sá Fernandes. 
  • Um que já queria ter lido em 2025 mas não se proporcionou: Sete Anos Entre Nós, de Ashley Poston. 


  • Em 2026, gostava também de voltar a escolher um livro temático para ler por altura do 25 de abril e, pelo que já ouvi falar, o Revolução, do Hugo Gonçalves parece-me ser uma escolha bastante acertada.
  • Voltando a uma autora que eu adoro, quero muito ler o Atmosfera, da Taylor Jenkins Reid
  • Para felicidade de algumas amigas e para matar a curiosidade que todo o hype me despertou, gostava de ler Fourth Wing, Iron Flame e Onyx Storm, da Rebecca Yarros. 
  • Na onda dos clássicos da literatura, que gosto sempre de ir descobrindo, quero muito ler Jane Eyre, da Charlotte Brontë, e Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley. 
  • Na onda dos romances e voltando a uma autora que já li, gostava de ler a saga Kings of Sin da Ana Huang, composta pelos livros King of Wrath, King of Pride, King of Greed, King of Sloth e King of Envy. 
  • E porque nem só de ficção se compõem os meus gostos, gostava de aprender um pouco mais sobre política e ler os livrol Esquerda e Direita: Guia Histórico para o Século XXI, do Rui Tavares, e Por Dentro do Chega, do Miguel Carvalho.
  • Antes que o filme seja lançado - ou antes de o ver, pelo menos -, quero ler People We Meet On Vacation, da Emily Henry.
  • E, porque me parece uma ótima leitura de verão, gostava de ler o Every Summer After, da Carley Fortune.

Não sei se efetivamente vou ler todos estes livros - porque sei que vão sempre aparecendo outros pelo caminho -, mas sei que alguns deles vai certamente acontecer e por isso estou muito ansiosa por algumas destas leituras. Ainda não defini qual o número de livros que gostaria de ler em 2026, mas sei, sem dúvida, que a leitura é uma parte extremamente importante da minha vida e do meu dia-a-dia e planeio que continue a sê-lo.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.