Trabalhar com Pessoas: o que já aprendi

Trabalhar com pessoas não é fácil. Lidar com pessoas não é fácil. Cada pessoa tem o seu feitio, cada pessoa tem os seus dias, as suas vidas e pode ser difícil saber gerir isso. Quando trabalhamos em saúde, especialmente num contacto próximo e regular, como é o meu caso, as pessoas têm tendência a falar connosco sobre as suas vidas, sobre os seus problemas e a verdade é que nem sempre temos vontade ou paciência para as ouvir. Também temos as nossas vidas e os nossos problemas e o maior desafio talvez seja sermos capazes de os deixarmos à porta do trabalho para podermos melhor receber as pessoas que vêm até nós.


Comecei a trabalhar há pouco tempo e, por isso, tenho a certeza de que ainda muitas histórias hei de ouvir, que me cruzarei com pessoas mais fáceis e outras mais difíceis de lidar, que não vou ter sempre dias bons... Mas se há coisa que tenho aprendido é que, mesmo sendo difícil, trabalhar com pessoas é gratificante quando elas reconhecem o nosso esforço e trabalho e quando nos mostram os frutos dele.




Aqui ficam algumas coisas que aprendi nestes dois meses de trabalho...
  • O nosso esforço é inteiramente compensado quando um utente chega e diz "hoje acordei e senti menos dores" ou "dormi a noite inteira sem dores" ou "para mim, vocês são enviados de Deus para cuidar de nós".
  • Algumas pessoas só precisam de ser ouvidas. Não precisam que nós demos a nossa opinião ou que tentemos resolver os problemas delas - só precisam que nós ouçamos os seus desabafos.
  • A vida é uma questão de perspetiva: tenho conhecido pessoas com vidas extremamente difíceis e isso ajudou-me a perceber que, às vezes, basta relativizarmos os nossos problemas e pensarmos que há pessoas a passar por coisas muito mais graves; se elas são capazes, nós também somos. Além disso, tenho visto pessoas que vivem com dores constantes e ainda assim têm sempre um sorriso, uma gargalhada e muito boa disposição para oferecer, por isso o mínimo que podemos fazer é tentar retribuir essa boa disposição também.
  • Não é suposto termos de competir com ninguém no nosso local de trabalho - se nos ajudarmos uns aos outros, fica tudo muito mais fácil.
  • De facto, trabalhar e lidar com pessoas não é tarefa fácil, mas pode ser muito gratificante e é isso que me relembra por que escolhi esta profissão.

No vosso trabalho precisam de lidar com o público? O que é que isso já vos ensinou?



Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.