"1984" | Review

novembro 08, 2022

Eu sei que a maioria das pessoas, quando anda na escola, não liga nada aos livros do Plano Nacional de Leitura e ao que deve ler para apresentações, testes, etc. E eu percebo, porque obrigar alguém a ler clássicos quando não costuma ler, não é uma boa forma de incentivar a leitura. Eu acho que sempre fui a exceção à regra nesse aspeto, porque li todos os livros que tinha de ler e a maioria deles foram leituras de que gostei imenso. O livro de que vos venho falar hoje pertence (penso que ainda deve pertencer) ao PNL do secundário e eu lembro-me de ter ficado logo interessada quando um colega o apresentou numa aula de português. Ficou-me sempre na memória - e na wishlist -, mas só este ano o comprei e decidi lê-lo.



1984, de George Orwell, trata-se de uma distopia, passada numa cidade de Londres de 1984 muito diferente daquela que todos conhecemos. O Grande Irmão controla a Oceânia, a Polícia do Pensamento controla as ideias, a novafala controla a liberdade. Winston Smith vive neste mundo opressivo, sem passar de um mero peão ao serviço do Partido que luta para passar despercebido. Numa tentativa de se rebelar, ainda que sem saber bem para quem ou para quê, Winston começa a escrever um diário, às escondidas, que acaba por levá-lo a descobrir o que há na misteriosa Sala 101. (adaptado)


Eu acho, sinceramente, que há livros tão grandes e importantes que se torna difícil falar sobre eles. Este é, para mim, um desses livros. É difícil descrevê-lo, explicar o que me fez sentir e pensar, porque é um livro complexo, que nos leva a refletir e, honestamente, eu nem sei se o compreendi na sua integralidade, porque acredito que haja muitas mensagens políticas subliminares que me tenham escapado por ignorância e desconhecimento. 



Eu acho que um dos nossos primeiros pensamentos ao ler um livro como este - pelo menos, foi um dos meus primeiros pensamentos - é que todo o contexto deste livro seria algo impensável de acontecer nos nossos dias. Mas, à medida que avançamos a leitura, começamos a questionar-nos se seria assim tão impossível e se é um cenário assim tão distópico quanto parece à primeira vista. Vamos percebendo um pouco mais sobre a engrenagem do Partido, sobre os seus objetivos e sobre os meios utilizados para chegarem aos fins que pretendem e percebemos que algumas dessas coisas não estarão tão longe assim de algumas realidades passadas ou até mesmo atuais


Para mim, o início desta leitura foi lento e eu precisei de entrar no ritmo aos poucos, mas, assim que entrei a 100% na história, tornou-se viciante e eu só queria perceber como é que tudo aquilo iria acabar e se haveria hipótese de um final minimamente feliz. Não vos vou dar spoiler obviamente, mas posso dizer-vos que esta história me prendeu completamente até à última palavra. É um livro dos diabos! Que genialidade! Como já disse acima, não sei se interpretei e percebi o final da forma que o autor pretendia ou da forma certa (se é que isso existe), mas isso não tornou o livro menos incrível. Aconselho vivamente!




Quem desse lado já leu 1984? O que acharam? Estou mega disponível para discutirmos e trocarmos opiniões, porque acho que é isso mesmo que este livro desperta!


1 comentário:

  1. Quando andava no secundário não lemos este livro, talvez seja recente porque na minha altura de estudante (estou a sentir-me velha xD) lemos Os Maias e o Memorial do Convento.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.