6 dicas para desenvolver disciplina

novembro 29, 2022

Disciplina, segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, é o conjunto de leis ou ordens que regem certas coletividades e a obediência a um conjunto de regras explícitas ou implícitas. Ou seja, a disciplina é o que nos permite seguir determinadas normas ou regras com vista a cumprir um objetivo. Sermos disciplinados é aquilo de que precisamos para fazermos algo para o qual não temos vontade ou motivação, mas que precisamos mesmo de fazer. A disciplina é o que nos impede de procrastinar, mesmo quando é essa a nossa maior vontade


E por que é que hoje eu venho falar disto? Porque, ultimamente, percebi que algo que me tem faltado no dia-a-dia é justamente a disciplina, no que diz respeito a hábitos saudáveis. Quando os meus horários de trabalho deixaram de ser compatíveis com o regime de treinos que eu fazia, deixei de poder treinar aos dias e horas a que estava habituada e passei a ter de treinar sozinha em casa, quando tivesse tempo. Só que isso fez-me começar a adiar e adiar e adiar, porque não tinha vontade, porque não queria acordar cedo de propósito para treinar... E entretanto perdi o hábito e a motivação. Então, é aqui que tem de entrar a minha disciplina para saber que tenho de fazer isto, independentemente de me apetecer ou não - até porque eu sei que o mais difícil é mesmo começar. Se conseguir ser disciplinada, vai voltar a tornar-se um hábito e eu vou ter mais vontade e estar mais motivada


Mas será que é assim tão fácil, de um momento para o outro, passarmos a ser hiper mega disciplinados? Claro que não! A procrastinação está sempre atrás da porta a ver quando é que pode entrar em cena. Por isso, é preciso desenvolvermos a nossa disciplina aos poucos para alcançarmos os nossos objetivos. Tendo tudo isto em vista, fui fazer algumas pesquisas sobre o assunto e reuni algumas dicas mais consensuais e que me pareceram fazer sentido.



  • A primeira coisa que temos de perceber é que se não formos nós a fazer, ninguém irá fazer por nós. Depende só e apenas de nós, somos nós os responsáveis por fazer acontecer. Não há terceiras pessoas envolvidas. O que é que isto significa? Que precisamos de começar a agir!

  • Ter metas bem definidas é um ponto crucial para termos mais disciplina. Quando temos um objetivo claro em vista, é mais fácil delinearmos o que temos de fazer para o alcançar e, como tal, estarmos mais focados nisso.

  • Para tudo na nossa vida, existem distrações que nos tentam tirar o foco do nosso objetivo e sermos disciplinados é sermos capazes de ignorar essas distrações. No meu caso, é muito mais tentador ficar a dormir mais um bocado do que acordar cedo para ir treinar. Mas eu tenho de meter na cabeça que, se quero ser mais saudável, tenho mesmo de deixar a cama e pôr-me a mexer, até porque eu sei que só custa o início.

  • A disciplina e o hábito andam de mãos dadas - se eu conseguir ser disciplinada para fazer a mesma coisa durante mais de 21 dias seguidos, essa coisa vai-se tornar um hábito e, consequentemente, a minha disciplina também já será um hábito. As primeiras vezes vai custar, mas chega a um ponto em que já está enraizado em nós e já vamos deixar de pensar naquilo como algo difícil. 

  • Utilizar um sistema de recompensas pode ser uma boa forma de ganhar disciplina e de adquirir novos hábitos. Por exemplo, durante a semana consegui acordar todos os dias cedo para treinar ou fazer qualquer outra coisa que andava a adiar, então, no fim de semana, dou a mim mesma a recompensa de poder dormir até à hora que quero. O nosso cérebro funciona melhor quando associa uma determinada tarefa a uma consequente recompensa.

  • Não desistir. Esta é aquela dica válida para tudo na vida, mas é mesmo importante acreditarmos em nós, nas nossas capacidades e não desistirmos porque falhámos um dia ou porque parece muito difícil. Perseverança e persistência são duas coisas muito importantes na vida.

É claro que disciplina não se ganha de um dia para o outro. É, como disse, preciso que se torne um hábito e, para isso, não podemos nunca desistir. Mantenham o vosso foco naquilo que querem e trabalhem para lá chegar. Isto é válido para tudo na vida!


E vocês, são pessoas disciplinadas? Quais os vossos truques ou dicas?


1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.