Criação de conteúdo: como me organizo?

Para quem ainda não me conhece bem, deixem-me que vos diga que eu sou uma pessoa bastante organizada nas diferentes áreas da minha vida. Sou o tipo de pessoa que aponta tudo e mais alguma coisa na agenda, que tem caderninhos diferentes para diferentes coisas, que faz to-do lists, que tem tudo arrumado no computador em pastas dentro de pastas e pastinhas... Resumidamente, eu gosto de ter tudo sub controlo e é por isso que tento ser tão organizada em tudo. Então, hoje resolvi pegar nessa minha faceta e vir explicar-vos um bocadinho sobre como é o meu processo de criação de conteúdo e como me organizo por aqui - quem sabe eu possa ajudar alguém desse lado!



Acho que a primeira coisa que tenho a dizer é que eu costumava ser uma pessoa que criava conteúdo por moods - ou seja, quando estava inspirada, era capaz de fazer imensas coisas diferentes, mas depois também tinha fases em que passava semanas em bloqueio criativo e não conseguia fazer absolutamente nada. E se, em parte, isso é normal e acontece com toda a gente, eu vim a descobrir que há formas de contornamos e combatermos isso


  • Primeiro que tudo, há que aproveitar bem as fases em que andamos mais inspirados. Nessas alturas, aproveito para apontar todas as ideias que tenho num caderno que tenho dedicado ao Fika (blogue e instagram) e tento desenvolver o máximo possível delas. Dessa forma, fico com imensos posts em rascunho que me vão permitindo manter a regularidade das publicações, mesmo nas fases em que ando menos inspirada.
  • Nas fases de bloqueio criativo também é importante não pararmos, porque se não estimularmos o nosso lado mais criativo, vamos permanecer bloqueados. Nessas alturas, temos de ser nós a procurar a inspiração - ir ler outros blogues, conhecer contas de Instagram novas, ver filmes / séries, ler livros, ouvir música, ir dar uma volta, navegar pelo Pinterest... Eu sei que é um cliché, mas a inspiração pode mesmo vir de qualquer lado! Mesmo que não nos sintamos inspirados para pôr as ideias em prática, podemos sempre apontá-las e deixá-las no papel para tentarmos desenvolvê-las mais tarde.

Sinceramente, eu acho que a parte mais difícil de criar conteúdo é esta de que acabei de vos falar: encontrar sempre inspiração e ideias novas para pôr em prática. Depois disso, é tudo uma questão de logística. Quando já temos várias ideias, a primeira coisa que temos de fazer é organizá-las. No meu caso, passa por pensar: o que posso desenvolver enquanto post do blogue?; o que vou levar para os stories?; o que posso levar ao feed do Instagram?; como posso fazer um Reels com isto?. Depois de organizar as ideias nas diferentes "caixinhas", é começar a desenvolver cada uma

  • No que toca aos posts para aqui para o blogue, eu gosto logo de criar vários rascunhos com os títulos de cada post e escrever que tópicos quero abordar. Se estiver inspirada, o mais provável é escrever todo o post, colocar logo as imagens e tudo, para depois voltar a rever quando for a altura de publicar.
  • Normalmente, o conteúdo dos stories do Instagram é quase sempre muito espontâneo para mim, mas quando é algo que precisa de ser mais desenvolvido, a minha ferramenta predileta para o fazer é o Canva (onde também faço as capas das imagens dos posts aqui do blogue). 
  • Relativamente aos posts do feed do Instagram, geralmente eu uso-os mais para divulgar o que vai saindo por aqui, mas, de vez em quando, gosto de levar conteúdo diferente até lá, muitas vezes, para refletir sobre algo ou partilhar algo que me aconteceu. Aí, normalmente, gosto de escrever primeiro nas notas do telemóvel, escolher uma foto e só depois partilho.
  • Os reels do Instagram têm sido o meu maior desafio, porque é preciso muito mais criatividade para conseguir criar algo que prenda as pessoas. Além disso, eu não tenho grandes skills de edição, então tenho de pensar em coisas que não sejam muito difíceis de concretizar. Normalmente, também gosto de escrever as ideias no meu caderninho ou nas notas do telemóvel, para depois ser só gravar e editar (costumo usar o CapCut). Uma boa forma de ter ideias é ir estando atento às tendências dos áudios e ir vendo o conteúdo que vai sendo feito por outras pessoas.

Tendo o conteúdo todo programado e as ideias todas bem assentes, resta a parte da calendarização! Normalmente, eu gosto de ter dias definidos para as coisas saírem. Por exemplo, os posts por aqui saem, normalmente, às segundas-feiras (embora, ultimamente, tenham saído assim de forma mais livre) e os reels às quartas-feiras. Contudo, nem sempre pode ser assim, porque eu também tenho de conjugar com as outras coisas que tenho de fazer e, às vezes, surgem imprevistos que me levam a alterar estas programações. Assim, depois de várias experiências, eu percebi que o meu melhor método para organizar a calendarização é uma combinação do papel com o digital

  • No tal caderninho de que já vos falei, escrevo os vários meses, as várias datas que tenho pensadas e aponto os posts que quero que saiam aqui no blogue em cada uma das datas. Depois disso, coloco tudo no Google Calendar, para me dar uma visão mais global, e coloco, entre os posts do blogue, datas para a publicação de outro tipo de conteúdos, como posts no feed e reels. 

Como veem, não há nenhum truque especial nem nenhuma ciência. Eu acho que, como tudo na vida, primeiro precisamos de experimentar e perceber o que funciona melhor com cada um de nós, porque somos todos diferentes. Espero que este post vos possa ter ajudado!

Malta desse lado que cria conteúdo: como funciona o vosso processo?


1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.