"Verity" | Review

janeiro 31, 2022

Quem segue de forma minimamente atenta a comunidade de bookstagram, já ouviu certamente falar do livro que está no título deste post. Eu, pelo menos, já vi muita gente falar deste livro e sempre de forma positiva, o que me levou a ter vontade de o ler e a comprá-lo assim que o encontrei a um preço muito apetecível. Outro fator que me fez ter vontade de o comprar foi já ter lido um livro da mesma autora (Isto Acaba Aqui - review aqui) e ter adorado tudo, desde a história à escrita da autora. Como já expliquei, assim que o encontrei com um mega desconto, sabia que tinha de o comprar e comecei a lê-lo mal cheguei a casa. Será que me surpreendeu? Ou será que tinha as expetativas tão altas que acabei por ficar desiludida?


Verity, de Colleen Hoover, conta a história de uma escritora, Lowen Ashleigh, que se encontra numa situação complicada em termos financeiros, até que aceita uma proposta de trabalho irrecusável: terminar os três últimos volumes de uma série de imenso sucesso de uma autora de renome, Verity Crawford, que ficou incapacitada após um acidente de carro. Para poder conhecer melhor a escrita de Verity, Lowen aceita o convite do marido da escritora, Jeremy Crawford, para se mudar temporariamente para a casa deles e analisar todos os documentos de Verity sobre a série. Contudo, é no meio de toda a confusão do escritório de Verity que Lowen encontra um manuscrito autobiográfico algo perturbador, que aparentemente não se destinava a ser partilhado com ninguém. Nesse manuscrito, Lowen conhece a verdadeira Verity, incluindo os seus pensamentos mais perturbadores e as suas ações mais macabras, nomeadamente relativas ao dia da morte das filhas. Enquanto tudo isto acontece, Lowen vai começando a sentir-se atraída por Jeremy e como deseja protegê-lo do sofrimento, acaba por lhe esconder o manuscrito. Contudo, com a história a avançar, Lowen começa a achar que o melhor seja Jeremy saber toda a verdade, pois tem sido um marido dedicado a cuidar da mulher inválida, sem saber quem ela era de verdade. Que consequências trará a verdade?


Este é um thriller cheio de mistério que me impactou bastante, porque tem cenas bastante fortes e descrições algo perturbadoras. Para mim, é um exemplo perfeito da qualidade da escrita de Colleen Hoover, porque é quase o oposto de Isto Acaba Aqui. Só uma escritora muito talentosa é capaz de escrever dois livros tão diferentes! Mesmo eu tendo as expetativas elevadas, nada me podia preparar para a montanha russa que é este livro e que nos deixa constantemente com a sensação de estarmos a prender a respiração, porque nunca nos sentimos preparados para o que vai acontecer a seguir. Como podem concluir, este livro foi uma bela surpresa!



Verity é uma história algo macabra e que nos deixa permanentemente desconfiados acerca da verdade. Aliás, posso mesmo dar-vos um pequeno spoiler de que acabei o livro ainda com dúvidas do que seria a verdade. E há uma coisa que eu acho particularmente interessante é que esta história se faz com muito poucas personagens. Não é uma daquelas histórias onde, além das duas personagens principais, existe um monte de personagens secundárias a interferir na história. Temos, essencialmente, o núcleo de 3 personagens principais e a interação de mais duas (sendo que uma delas surge apenas brevemente no início). Isto, para mim, prova que não é preciso algo muito elaborado para se construir uma boa história, basta saber-se trabalhar com o que se tem.


Se dúvidas houvessem, é óbvio que eu gostei muito desta leitura e recomendo vivamente a toda a gente que gosta deste tipo de livros ou que, não sendo leitura habitual (como é o meu caso), se pretende aventurar neste género. Se são fãs da Colleen Hoover e ainda não leram este livro, têm mesmo de ir ler!


Já conheciam este livro? O que acharam?




2 comentários:

Com tecnologia do Blogger.