"The Hunger Games - Os Jogos da Fome" | Review

abril 19, 2021

Inicialmente, o meu objetivo era condensar num post a review dos teus livros, mas como não o consegui fazer, este post contem a minha visão geral sobre a saga e a review do primeiro livro.


The Hunger Games é, provavelmente, uma das minhas sagas cinematográficas favoritas, a seguir a Harry Potter, e, contrariamente àquilo que é a minha preferência na maioria dos casos, comecei por ver os filmes e só depois despertei a minha atenção para os livros. Pensei: se os filmes são assim tão bons, os livros só podem ser ainda melhores. E não é que estava certa?!


Como já vos disse, geralmente, eu prefiro sempre ler os livros antes de ver as respetivas adaptações cinematográficas, mas com esta saga não foi assim e, de certa forma, eu não acho que isso tenha sido uma coisa má. Tendo em conta que esta história se passa num futuro distante e num mundo bastante diferente daquele que conhecemos, acho que ter as imagens do filme na cabeça, os cenários e até mesmo as personagens, dá ainda mais realismo ao livro e torna mais simples imaginar as cenas a desenrolarem-se na nossa cabeça. Já para não falar que os detalhes dos livros tornam tudo ainda mais emocionante e dão-nos uma vontade de devorar os livros, como se uma força nos impedisse de parar de ler.

Começando por uma perspetiva geral, antes de falar de cada livro em particular, a primeira observação que tenho a fazer é que, no geral, as adaptações cinematográficas são bastante fiéis aos livros. É claro que eles não podiam por todas as cenas dos livros nos filmes, é compreensível, e por isso acho que souberam fazer um apanhado geral sem excluir cenas importantes, de um modo geral. Uma outra coisa que eu gostava de apontar é que, como os livros são escritos da perspetiva da Katniss, é muito mais fácil compreendê-la e às suas atitudes nos livros do que nos filmes. Sinto que, quem vê os filmes pela primeira vez, sem ter lido os livros, pode ficar confuso com determinadas atitudes da Katniss e até mesmo sobre a forma como ela se sente, mas os livros permitem-nos, desde o início, compreendê-la muito melhor


Os Jogos da Fome, Livro 1 (Suzanne Collins)

Toda esta história acontece num futuro pós-apocalíptico e num país designado Panem, onde outrora existiu a América do Norte. Esta nação vive governada por um regime totalitário, centrado no Capitólio, e divide-se em 12 distritos. Uma revolta fracassada contra o Capitólio resultou numa total submissão dos distritos ao mesmo, pelo que, anualmente, são escolhidos dois tributos de cada distrito para participarem nos Jogos da Fome - que nada mais são que uma forma de manifestação do poder por parte do Capitólio e do Presidente Snow. Em cada edição dos Jogos, há apenas um sobrevivente, que, após vencer, vive uma vida de luxúria e riqueza. Na 74ª edição dos jogos, Katniss voluntaria-se como tributo quando a sua irmã mais nova é selecionada, juntando-se a Peeta, o tributo masculino do distrito 12. Na arena, ambos são expostos a situações extremamente difíceis, vendo-se obrigados a fazer tudo o que está ao seu alcance para sobreviverem, enquanto fingem estar perdidamente apaixonados. 


Um dos pontos mais positivos que eu encontro neste livro em relação ao filme é o facto de, no livro, percebermos muito melhor a relação entre o Peeta e a Katniss, assim como os sentimentos dela e o facto de ela estar a fingir durante todo o tempo dos Jogos. Percebemos claramente que, enquanto ela entra no jogo dos "amantes condenados", o Peeta está realmente apaixonado por ela e vemos as consequências que isso acaba por trazer, com um final do livro muito mais claro do que o do filme. 


Como já referi acima, a forma como a Katniss se sente e aquilo que pensa é muito mais fácil de entender nos livros, pois vamos conhecendo os seus sentimentos em relação ao Peeta e ao Gale, os seus dilemas interiores e as suas dúvidas. Ainda assim, é de destacar a fidelidade do filme relativamente ao livro.


Já leram esta saga? Qual a vossa opinião?

(A review do segundo livro sai em breve!)



Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.