Como lidar com a ansiedade em época de avaliações?

abril 12, 2021

A ansiedade é um termo comummente utilizado quando nos queremos referir aos sentimentos de tensão, preocupação, insegurança que podem, ocasionalmente, estar acompanhados de algumas reações fisiológicas, como sendo o aumento da frequência cardíaca, suores ou tremores. Quando esta ansiedade atinge outro nível, com outro tipo de sintomas, já falamos de uma patologia mental, um distúrbio de ansiedade que também se pode associar a outras patologias. Mas, hoje, não é disso que venho falar.


Hoje, venho falar convosco daquele tipo de ansiedade que todos nós já sentimos, aquela que se apodera de nós durante a época de avaliações, que nos deixa stressados e nervosos, que nos faz duvidar das nossas capacidades. Todos nós, certamente, já passámos por uma experiência destas, em que, por exemplo, nos sentimos tão ansiosos com um teste ou frequência ou exame que não somos capazes de comer ou de dormir em condições, ou em que nos sentimos sempre acelerados, com as mãos a tremer. É um sentimento normal, apenas é mais exacerbado nalgumas pessoas do que noutras e há algumas pessoas que sabem lidar melhor com esta ansiedade do que outras. Por isso, no post de hoje, eu vou partilhar convosco alguma das minhas dicas para lidar com a ansiedade em época de avaliações.

Disclaimer: Estas dicas são baseadas na minha experiência, naquilo que funciona comigo... Não são propriamente dicas de especialistas. É fundamental cada um de nós perceber o funciona melhor consigo próprio.


1. Fazer pausas regulares no estudo para comer, beber água e distrair-me um pouco. Estudar demasiado tempo seguido, comigo, não dá frutos, porque perco a concentração mais rapidamente e isso só vai acentuar mais a minha ansiedade, porque vou sentir que o estudo não está a render. Por isso, o que tenho feito é fazer períodos de estudo de 30-40 min e depois pausas de 5-10 min para me levantar da secretária, ir comer ou beber qualquer coisa, fazer scroll nas redes sociais, ler ou ver um pouco de televisão. Qualquer coisa que me ajude a distrair e descontrair um pouco antes de voltar ao foco. (By the way, tenho usado a app Forest para controlar o tempo de estudo e das pausas.)


2. Quando o estudo não está a correr bem e só está a contribuir para a tua ansiedade aumentar, para. Para mim, esta é uma dica de ouro. Se não está mesmo a correr nada bem, se eu estou a ficar cada vez mais frustrada e ansiosa, o melhor é parar e voltar a pegar nas coisas mais tarde ou só mesmo no dia seguinte. Eu sei que, a algumas pessoas, isto pode ter o efeito reverso e o sentimento de "culpa" por não estar a estudar causar ainda mais ansiedade, mas comigo funciona bem.

3. Se estudarem com colegas vos deixa mais ansiosos, estudem sozinhos. Antes da faculdade, eu só conseguia estudar sozinha. Depois de entrar, habituei-me a estudar em grupo porque ajuda a tirar dúvidas e o falar da matéria com colegas me ajuda a interiorizá-la, mas quando estou a começar o estudo, prefiro sempre fazê-lo sozinha, ao meu próprio ritmo.


4. Comer e dormir bem são duas dicas fundamentais, porque é muito importante que o nosso corpo esteja a funcionar bem para que o nosso cérebro também possa funcionar corretamente. Nunca descurem a alimentação ou as horas de sono por causa de um teste ou exame ou o que for. Além disso, na noite antes da avaliação, deem só uma revisão rápida e vão dormir cedo para poderem estar frescos no dia seguinte.


5. Pensem positivo. Eu sei que isto é uma frase batida e que não é tão fácil como parece, mas é mesmo muito importante que "atraiam" pensamentos positivos para vocês. Confiem no vosso trabalho, nas vossas capacidades e, acima de tudo, sintam-se em paz com aquilo que fizeram. Saibam que deram o melhor de vocês e que, por isso, as coisas só podem correr bem.

Durante a avaliação:

6. Não entrem em pânico quando esbarrarem nalguma pergunta para a qual não sabem a resposta de imediato. Comecem por responder, calmamente, àquelas que sabem e deixem as restantes para o fim. Quando lá chegarem, vão estar mais calmos e vão poder pensar com mais clareza. Por vezes, pode ajudar estruturar o raciocínio numa folha de rascunho.


7. Se começarem a sentir-se demasiado ansiosos e sem conseguirem pensar claramente, parem por uns segundos e respirem com calma. Técnicas de inspiração e expiração lentas ajudam-nos a acalmar e, quando já estiverem mais calmos, vão "resgatar" os pensamentos positivos.


Na verdade, como podem ver, são dicas muito simples e básicas, mas a verdade é que, na maioria das vezes, nos esquecemos delas. Acima de tudo, temos de ter confiança em nós e no nosso trabalho e temos de evitar a todo o custo entrar em pânico, porque isso só torna tudo mais complicado. Se precisarem de desabafar com um amigo ou de chorar um pouco, façam-no, porque, às vezes, também é preciso, mas depois reergam-se e voltem ao foco, confiando sempre nas vossas capacidades.


Espero ter ajudado alguém! Vemo-nos em breve!



3 comentários:

  1. Eu entrava em stress porque sentia que estudava demasiadas horas e depois chegava aos exames e não me corriam bem. A partir do momento que comecei a ter um horário definido de estudo, com pausas, não estudar o dia inteiro e permitir-me momentos de lazer (livros, séries ou filmes) as coisas começaram a correr melhor e já não ia tão ansioso para os momentos de avaliação, mas, sem dúvida, que estas dicas, são bem úteis!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo a 100% com o que dizes, também faço isso e resulta muito bem!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Muito boas que são as tuas dicas de estudo, fizeste uma publicação maravilhosa!! Eu já não estudo, contudo, desejo bons estudos para ti, tudo de bom e tira boas notas, é o que eu te desejo!!

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.