"The Hunger Games - A Revolta" | Review

abril 23, 2021

 As reviews dos dois livros anteriores estão disponíveis aqui e aqui.

A Revolta é o terceiro livro da trilogia escrita por Suzanne Collins, que nos leva ao culminar da rebelião cujo rosto é Katniss. A verdade é que o Quarteirão foi interrompido e tudo fazia parte de um plano maior criado por Haymich e Plutarch para salvar Katniss, juntamente com outros dos antigos vencedores que entraram na arena. Katniss, Finick e Beetee conseguiram ser resgatados e levados para o Distrito 13, mas Johanna e Peeta foram apanhados pelo Capitolio, onde estão reféns. Katniss está com a sua família e Gale no Distrito 13, a tentar recuperar dos ferimentos que sofreu na arena e a adaptar-se a uma nova realidade em que não existe Distrito 12, em que outros distritos estão em guerra contra o Capitólio e em que Peeta está a ser usado e manipulado pelo Capitólio contra ela. A revolução está a começar e Katniss aceita ser o Mimo-Gaio, assumindo a responsabilidade de tentar salvar vidas e mudar o destino de Panem. Contudo, Katniss está longe de estar preparada para as dificuldades que vai enfrentar e os sacríficos que vai ter de vivenciar.


Este livro é o culminar de todas as emoções e dá-nos a sensação de estarmos a suster a respiração do início ao fim, porque a verdade é que nós só queremos saber como é que a revolução vai terminar. Apesar de eu ter adorado quer o livro, quer o filme, tenho de admitir que é aquele em que se nota maiores discrepâncias, embora a linha geral se mantenha igual. Começo já por falar daquela que é a maior discrepância: nos livros, desde o início, que nos são apresentadas 3 personagens muito peculiares e com a sua importância, que são a equipa de preparação de Katniss - Octavia, Venia e Flavius. Contudo, nos filmes, estas 3 personagens não têm nenhuma relevância e nem se quer sabemos o que lhes acontece nesta terceira parte (terceira e quarta, no caso dos filmes). Além disso, neste terceiro livro, Effie aparece muito pouco e só quase no fim do livro e o seu aparecimento é muito diferente daquele que conhecêmos no filme, o que me deixou um pouco triste.

Uma coisa que os livros nos fazem perceber melhor que os filmes porque, como já disse em posts anteriores, são narrados pela perspetiva da Katniss, é que há uma grande importância para a Katniss da sua amizade com o Gale, sobretudo agora que Katniss está presa num sítio que não conhece, cheio de regras. Katniss apresenta uma grande desconfiança relativamente ao Distrito 13 e à Presidente Coin, o que a leva a desobedecer a muitas das suas ordens. Uma outra coisa que é um pouco diferente é o resgate do Peeta - isto porque, no filme, nós vemos, mais ou menos, como é que o resgate acontece, mas, no livro, não há muitos detalhes porque a Katniss é quem narra a história e ela não esteve presente no resgate (ainda assim, não vejo isto, de todo, como um ponto negativo para um ou para outro).


Para terminar esta review, tenho de destacar aquilo que é um dos pormenores que eu acho que tem maior importância neste livro, para a conclusão da história - nós podemos ver a forma como os Jogos e a guerra tem impacto em cada uma das personagens, vemos a sua dor, a sua mágoa, as consequências com que cada um deles tem de lidar. Todos eles vivem em sofrimento e com aquilo que chamamos perturbação de stress pós-traumático. Acho esse detalhe em particular muito interessante, porque não nos esqueçamos que os vencedores dos Jogos tinham todos menos de 18 anos quando passaram por uma experiência tão traumática como aquela e Katniss e Peeta continuam a ser dois jovens que foram submetidos a experiências altamente traumáticas, incluindo tortura, no caso do Peeta.


Para concluir, posso afirmar que, se eu já era uma grande fã da saga por causa dos filmes, fiquei ainda mais fã depois de ler os livros. Acho brilhante a escrita da Suzanne, porque nos faz realmente imaginar todos os detalhes e faz-nos suster a respiração nos momentos mais tensos. Adorei, adorei, adorei e recomendo vivamente!



Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.