Celebrar a Dança | Dia Mundial da Dança

Dia 29 de abril é o dia em que se comemora o Dia Mundial da Dança e, sendo este um blogue onde eu falo dos meus interesses e das coisas que me fazem feliz, não fazia sentido não assinalar este dia por aqui. Para os mais atentos e para quem me segue há mais tempo, certamente sabem que a dança sempre foi e sempre será uma parte muito importante da minha vida. Fiz parte de um grupo de dança (danças urbanas) desde os meus 8 anos até aos 19 anos e, mesmo estando parada de momento, a dança continua a ser parte integrante da minha vida e eu continuo a estar ligada, de certa forma, àquele grupo e àquelas pessoas.


Não sei como nasceu a paixão pela dança na minha vida, mas acho que simplesmente nasceu comigo. Sempre me lembro de gostar de dançar - eu era o tipo de miúda que dançava em qualquer sítio que houvesse música e isso incluía sítios como os centros comerciais, por exemplo. Adoro música e adoro dançar e isso são duas coisas que nasceram comigo e que hão de morrer comigo. Sabendo desse meu amor pela dança, os meus pais meteram-me num ginásio que havia perto da minha zona de residência e que tinha um grupo de dança. E pronto, a partir daí, fui crescendo sempre com a dança na minha vida. Inicialmente, éramos apenas um grupo de demonstração, mas depois fomos crescendo, evoluindo e começando a olhar para a dança de uma forma mais séria, até que eventualmente nos tornámos num grupo de competição. Ao longo de 11 anos, muitas pessoas entraram e saíram, mudámos várias vezes de espaço e mudámos inclusive de professora, mas uma coisa que sempre se manteve foi a união e o espírito de equipa que sempre uniu o grupo, mesmo com as mudanças que foram sucedendo. Somos uma família, mesmo que algumas de nós, neste momento, já não estejam a dançar com o grupo.


Para mim, essa é a magia da dança. Mais do que ser uma forma de arte e uma capacidade de transmitir mensagens, é uma forma de unir pessoas com uma mesma paixão, criando laços muito difíceis de quebrar. Onde quer que haja música, para mim, vai sempre haver dança, quanto mais não seja dentro da minha cabeça. Onde quer que aquelas pessoas estejam reunidas, haverá sempre dança, gargalhadas, companheirismo e amizade. Celebrarei sempre a dança, mesmo quando já não puder dançar. E sempre que celebrar a dança, celebrarei todas as pessoas maravilhosas que ela trouxe à minha vida.


E porque podemos (e devemos) celebrar a dança mesmo que não saibamos dançar, deixo-vos aqui uma lista com alguns filmes cheios de dança, cheios de pessoas com paixão pela dança e que eu adoro!

  • Step Up, Step Up 2: The Streets, Step Up 3D, Step Up Revolution e Step Up: All In
  • Honey e Honey 2
  • Work It
  • Magic Mike e Magic Mike XXL (particularmente o 2ªfilme, tem excelentes cenas de dança)
  • Centerstage: On Pointe

Existem imensos filmes de dança, sobre dança, estes são só alguns daqueles que eu me lembro porque gostei imenso. Se conhecerem outros, deixem aqui em baixo na caixa de comentários!





2 comentários:

  1. Eu sou uma apaixonada e viciada por música, contudo, nunca levei jeito para dançar, sou um autêntico pé de chumbo no que toca a dançar!! Tudo de bom para ti, muitos beijinhos e fica bem!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah não podemos ser todos bons em tudo! Muito obrigada e beijinhos

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.