"As Lições de Vida de Harry Potter" | Review

abril 21, 2020

Se já me conhecem há algum tempo e se seguem o Instagram do blogue ou outra das minhas redes sociais, sabem que eu sou uma Potterhead assumidíssima. É verdade que entrei no universo de Harry Potter quando já era uma adolescente razoavelmente crescida, por influência de uma amiga, e também é verdade que acabei por me apaixonar de tal maneira que nunca mais quis largá-lo. Acho, honestamente, que Harry Potter não é uma história para miúdos. Ou, pelo menos, só para miúdos. É uma história para todos, para miúdos e graúdos, e acho que a interpretação que dela fazemos vai mudando com o nosso próprio crescimento, porque começamos a ter uma visão diferente sobre as coisas - mas, bem, isso dava material para um outro post.

Como eu, há tantas outras pessoas crescidas, e até mais velhas que eu, que têm uma paixão por tudo o que envolve o universo de Harry Potter e que têm realmente escrito livros sobre o assunto, desenvolvido teorias, explicado algumas coisas dos livros à luz da Ciência... Há todo um outro universo passível de ser explorado e basta fazerem uma pequena pesquisa pela internet para encontrarem muito material de interesse sobre o tema. 


O livro de que hoje vos venho falar chama-se As Lições de Vida de Harry Potter, da autoria de Jill Kolongowski, uma professora que entrou no mundo de Harry Potter desde pequena e que sempre manteve essa paixão dentro de si, por isso decidiu escrever um livro que dá (ainda) mais sentido a toda a história da coleção


Sinopse:
O primeiro livro da saga Harry Potter foi publicado há mais de duas décadas, mas continua hoje a atrair tantos leitores como então. Com um papel significativo na infância de milhões, muitos leitores, hoje adultos, voltam aos livros uma e outra vez, como quem visita velhos amigos. Porque as aventuras de Harry Potter não se limitam a entreter, são também uma fonte de conforto, orientação e sabedoria para lidar com a vida.
As Lições de Vida de Harry Potter são um olhar mais profundo sobre a sabedoria dos sete livros. Através de uma combinação de crítica literária, análise e experiência pessoal, a autora analisa os temas tratados ao longo dos livros e as lições que todos podemos daí retirar. Da luz à escuridão, de Albus a Voldemort, os textos deste livro abordam o poder feminino, a importância das palavras, o destino vs. o livre arbítrio, a fronteira entre o bem e o mal e, sobretudo, a magia e o poder do amor.
Um livro obrigatório para qualquer Potterhead — quer tenha crescido com Harry quer esteja a descobrir a magia pela primeira vez.
Descubra a magia da amizade, família, coragem e amor. (fonte)

Como é óbvio, eu adorei este livro porque, tal como vos disse acima, prova que quando crescemos e nos tornamos adultos, o nosso olhar sobre as coisas muda e passamos a vê-las com uma nova profundidade. É isso que esse livro, na minha opinião, nos traz. Um olhar adulto sobre a vida e sobre a obra de J. K. Rowling, fazendo-nos refletir sobre todas as lições que dela podemos retirar e sobre tudo aquilo que as personagens nos foram, discretamente, ensinando. Há um ensinamento que podemos tirar de todas elas, até de Voldemort ou Umbridge - quanto mais não seja, o de não fazer aquilo que elas fazem. Por exemplo, Jill mostra-nos como Voldemort é aquilo que hoje em dia nós consideramos um ditador e o seu discurso é todo nesse sentido, tal como Umbridge. 

Jill pega nas suas próprias histórias, da sua vida e do seu crescimento, tira delas alguma lição e depois demonstra-nos essa mesma lição nos livros de Harry Potter, citando excertos e associando as lições às personagens que melhor as representam. Cada capítulo tem o nome de um encantamento / feitiço ligado à lição que esse capítulo nos quer transmitir e, no fim, tudo faz muito mais sentido. Os próprios feitiços ganham uma nova dimensão, tal como as personagens. Pelo menos, foi isso que eu senti ao ler este livro. 



Acho que não é preciso dizer que recomendo vivamente este livro a todos os fãs de Harry Potter que continuam a ter interesse em descobrir um bocadinho mais, a querer encontrar novas perspetivas sobre a história e a ganhar um olhar mais adulto sobre a mesma. 

Se já tiverem lido este livro, gostava imenso de conhecer a vossa opinião sobre ele. Se não lerem... Leiam e depois contem-me o que acharam!


12 comentários:

  1. Como fã de harry potter, fiquei com muita vontade de ler esse livro!

    Obrigada pela dica!

    http://by-pattyy.blogspot.com/?m=1

    ResponderEliminar
  2. Confesso que já ando há algum tempo para ler este livro.
    Beijinhos.

    https://thebloomingwoman.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Um livro que já reli umas 3 vezes e suspeito que vá atingir recordes de releitura :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah! É, sem dúvida, um livro especial!

      Muito obrigada! Beijinhos

      Eliminar
  4. Agora fiquei suiper curiosa para ler este livro!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem, era esse o objetivo! Ahahah
      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  5. Deixaste-me com imensa vontade de o ler!! Vou adicionar à minha lista para comprar ou pedir!
    Acho muito giro termos essa perspetiva diferente de uma saga que se adora!!

    Beijinho e obrigada pela sugestão!

    https://throughcathyseyes.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, foi exatamente por isso que gostei tanto. Porque ganhamos toda uma nova perspetiva que nos faz refletir.

      Beijinhos e obrigada

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.