Estante Cápsula | Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

abril 23, 2020
Surprise, surprise! Sim, este post não estava planeado, mas aqui vos presenteio eu com um post extra que espero que vos agrade!

Então, estava eu esta manhã a passear calmamente pelo Twitter, quando me deparo com o desafio lançado pela Andreia, do blogue As Gavetas da Minha Casa Encantada. O pressuposto deste desafio, designado Estante Cápsula é imaginar que mudava de casa e na minha estante nova só tinha espaço para 4 autores e 3 livros. Quais as minhas escolhas?


Tudo o que são decisões relacionadas com livros e autores são extremamente difíceis para mim, porque eu tenho gostos muito diferentes e variados, leio os mais diversos tipos de livros, o que torna muito mais difícil elencar alguns mais favoritos do que outros. Mas isto é isso mesmo, um desafio, certo? Então vamos a isto!



Nesta lista de quatro autores que levaria comigo para a minha nova estante, eu incluiria:
  • José Saramago - ainda só li três livros do autor (tendo adorado os 3, ainda que sejam muito diferentes uns dos outros), mas tenho muitos mais em lista de espera para serem comprados e lidos, portanto não podia não levar comigo o Nobel português da Literatura. 
  • Por razões que me parecem óbvias... J.K. Rowling. Reler Harry Potter é sempre uma agradável sensação de regresso a casa e a um lugar de conforto, por isso a autora teria de vir comigo.
  • Colleen Hoover também me acompanharia nesta mudança. Ainda só li o seu livro Isto Acaba Aqui, mas adorei de tal forma o livro e a sua escrita, que já tenho vários livros seus na minha wishlist para conhecer mais acerca da sua obra. 
  • Para completar esta lista, também decidisse levar a Jenny Han comigo. Sou uma apaixonada da sua triologia de A Todos Os Rapazes que Já Amei, pela simplicidade da história, pela leveza e porque me faz viajar aos meus próprios romances e contos de fadas. São livros que são sempre bons para ler quando precisamos de aquecer o coração, de voltar a acreditar no amor e, acima de tudo, de desejar ter um Peter Kavinsky só para nós. Além disto, gostava muito de conhecer mais sobre a obra desta autora e, quem sabe, descobrir mais histórias maravilhosas!



Se já foi difícil escolher quatro autores, agora é que "a porca torce o rabo", como se costuma dizer na sabedoria popular. Eu sou da opinião que todos os livros deixam uma marca em nós, porque se não for assim significa que não são bons o suficiente. Contudo, os três livros que escolhi são alguns dos que mais gostei de ler e que me vejo a reler num futuro próximo:

  • Cem Anos de Solidão, Gabriel García Marquez - este é um daqueles livros que eu acho que nem toda a gente gosta ou consegue ler, mas foi um dos livros que eu mais adorei. A forma como García Marquez nos leva pela história desta família, faz de nós espetadores de todos os momentos bons e maus por ela atravessados, é maravilhosa. Sem dúvida, a reler no futuro!
  • Viver Depois de Ti, JoJo Moyes - este livro foi uma das melhores surpresas para mim, relativamente à adaptação cinematográfica e sinto que contribuiu realmente para eu ganhar uma perspetiva diferente sobre diversas coisas. Se quiserem saber mais sobre a minha opinião, há uma review por aqui.
  • Orgulho e Preconceito, Jane Austen - este é um dos grandes clássicos da Literatura e foi, para já, o único livro que li da Jane Austen, mas sem dúvida pretendo ler mais livros da autora. Adoro a forma como ela espelha os ideais de feminismo na Elizabeth Bennet, mesmo sendo algo impensável na época. Um daqueles livros que é eterno, na minha opinião.


Para terminar este desafio, a Andreia deixa algumas perguntas que nos permitem perceber que tipo de leitores somos. Aqui vão as minhas respostas:
  1. Para acompanhar a leitura... Um lugar confortável, com muita luminosidade, ou então debaixo dos meus lençóis e cobertores.
  2. Sublinhar livros? Não, nunca! O máximo que já fiz foi colocar post-it com anotações porque era um livro que estava a dar na escola.
  3. Uma personagem para tomar café? Esta é difícil, porque há muitas personagens que gostaria de conhecer... Mas a Hermione Granger parece-me alguém com quem poderia ter conversas muito interessantes!
  4. Team marcador de livro ou qualquer coisa serve para marcar a página? Sem dúvida, team marcador de livro. Aliás, tenho uma coleção variada de marcadores cujo uso vou alternando e a minha irmã também tem bastantes, por isso vou variando para não me fartar. Ahahah!
  5. Um livro para reler? Provavelmente, os Filhos da Droga. Li-o quando era muito miúda ainda, devia ter 12 ou 13 anos, por isso acho que preciso de o reler não só para relembrar a história, mas para poder ter uma perspetiva mais adulta sobre ele.
  6. Um livro que vos acompanha da infância? Qualquer um da coleção Uma Aventura, porque eram os livros que eu devorava completamente quando era mais nova.
  7. Na mesa de cabeceira, tenho... Morte Em Veneza, Thomas Mann.

Pronto... E foi este o post de hoje. Uma surpresinha para celebrar este Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Espero que tenham gostado! Se também responderam a este desafio, partilhem comigo os links para os vossos posts ou então digam-me qual os autores e livros que levariam para a vossa nova estante!



13 comentários:

  1. Tão bom! Obrigada por aderires ao desafio *-*

    Nem de propósito, aproveitei o dia de hoje para comprar a trilogia de Jenny Han. Porque ontem vi o primeiro filme e adorei a história.
    Só o ano passado li Harry Potter, mas marcou-me para sempre!
    Tenho muita vontade de arriscar em Collen Hoover

    Orgulho e Preconceito terá sempre um lugar especial no meu coração *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu por teres tido esta ideia tão fantástica!

      Eu gosto imenso dos livros e acho que, apesar de obviamente haver cenas diferentes, os filmes também estão muito bons.
      Eu só li Harry Potter, ainda, uma vez há 2 ou 3 anos, no verão, mas conto relê-los em breve!
      Eu adorei o "Isto Acaba Aqui" e já ouvi falar tão bem de outros livros que quero imenso ler mais.

      Obrigada pela visita! Um beijinho grande

      Eliminar
  2. Gostei muito das tuas escolhas :). No meu desafio, como sabes, só falei da parte dos livros, porque se fosse para escolher autores, eu também teria posto a Colleen Hoover, adoro-a!
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah foi também através de ti que a conheci e que fiquei curiosa para ler mais dela!

      Obrigada e um beijinho!

      Eliminar
  3. Gostei muito do teu post 😊
    "Viver Depois de Ti" vi no cinema e fartei-me de chorar ahah
    E Harry Potter ando neste preciso momento a ver a saga, também estou a gostar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também vi o filme primeiro (quer no "Viver Depois de Ti", quer os filmes de "Harry Potter"), mas os livros têm sempre uma magia diferente...!

      Obrigada! Beijinhos

      Eliminar
  4. Gostei muito das escolhas e identifiquei-me com algumas, nomeadamente com o "Viver depois de ti" foi um livro que amei e ficou para sempre!!
    Mas concordo contigo não é nada fácil fazer estas escolhas!!

    Beijinhos,

    Catarina Cardeira

    https://throughcathyseyes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Que desafio interessante para nós leitores, adorei! Fiquei a conhecer livros que me pareceram super interessante, foi uma pena é ter deixado passar o dia mundial do livro, se não também tinha feito o desafio no meu blog.
    Beijinhos
    https://ablondiehere.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo interessante! Fica para outra altura!
      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  6. Ótimas escolhas! Escolheria basicamente o mesmo ahah. Os Filhos da Droga até hoje nunca consegui terminar de ler. Espero um dia conseguir. 🤨

    bycarolina.pt

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.