Cuida da tua saúde mental!

abril 15, 2020



Mantermo-nos saudáveis a nível físico é muito importante: manter uma alimentação equilibrada, não abusar no chocolate ou nos doces, fazer exercício físico... Tudo isso é fundamental para que o nosso corpo continue a funcionar dentro do seu ritmo normal e mantenha as suas defesas. Contudo, cuidar da nossa saúde mental é igualmente importante. É fácil sucumbirmos à ansiedade de estarmos fechados em casa, à frustração de não podermos sair e de não podermos fazer tudo aquilo que nos apetece. 

Contudo, há estratégias que podemos adotar para controlar os nossos níveis de ansiedade e para cuidarmos da nossa saúde mental. Após alguma pesquisa, partilho convosco algumas das coisas mais importantes que encontrei e que vos irão ajudar quando se sentirem mais ansiosos, stressados e irrequietos.


Estas são as dicas que vos trago:

  • O mundo em que vivemos permite que tenhamos acesso a todo o tipo de informação através de um clique na internet ou da mudança para um canal de notícias. Contudo, também sabemos que há muita informação falsa a circular por aí. Portanto, há 2 coisas importantes que podemos e devemos fazer: não passar o dia inteiro a ver notícias (controlar o número de horas que passamos a ver ou ler notícias e reduzi-lo, por exemplo, às horas das refeições) e apenas ler/ver notícias cujas fontes sabemos que são fiáveis (por exemplo, façam download para o vosso telemóvel da aplicação de um jornal nacional, ao invés de lerem as notícias que surgem no feed do Facebook).

  • Criem a vossa rotina diária e planeiem o vosso dia. Quanto mais tempo do vosso dia passarem "à deriva", a vaguear entre o sofá e a cama, enquanto procrastinam ao máximo, mais propensos ficarão ao aumento dos níveis de ansiedade. Manterem-se ativos e estimularem o vosso cérebro é essencial. Planeiem as coisas que querem fazer em cada dia, organizem tudo o que querem fazer por horas e deixem apenas uma fatia desse tempo dedicada a procrastinar (também é importante). E, se estiverem em teletrabalho ou a ter aulas online, diferenciem o vosso espaço de trabalho/estudo do vosso espaço de lazer.

  • Mantenham o contacto com as vossas pessoas, isso vai ajudar a atenuar as saudades e a reduzir a distância, dando a falsa ideia ao vosso cérebro de que as têm mais próximas do que realmente têm.

  • Aproveitem este tempo em casa para fazer algo que andam a adiar há muito tempo por falta de tempo, seja começar a ver aquela série ou ler aquele livro ou começar um projeto que tens adiado... Põe a tua criatividade a funcionar!

  • Não durmas horas a mais nem a menos. Mantém um bom horário de sono, regulado, apenas com as horas suficientes. 

  • Aprende a meditar. Confesso que não sou muito destas coisas, mas acredito que nos tempos mais difíceis, de maior ansiedade, é preciso descobrirmos novas estratégias para nos acalmarmos e a meditação pode ser uma boa solução. Há vídeos no Youtube, blogues e sites sobre o assunto... Pesquisem e descubram o que funciona melhor para vocês!

E tentem manter ao máximo um pensamento positivo, acreditar que as coisas vão melhorar e que tudo vai ficar bem. Eu sei que não é fácil, mas eu acredito no mantra de que quando pensamos coisas boas, atraímos coisas boas. What comes around, goes around. Por isso, tentem manter-se tranquilos e aproveitem para absorver todo o conteúdo que está a ser criado nas diversas plataformas... Algo de bom há de vir disto.



Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.