Sê sozinho (e não tenhas medo)

abril 05, 2020




Quando estamos solteiros há muito tempo, temos esta tendência estúpida de achar que precisamos de alguém para ser felizes. Sim, há momentos em que nos sentimos mais carentes, em que gostávamos de ter alguém para nos dar mimos ou, simplesmente, alguém com quem pudéssemos conversar sobre tudo e mais alguma coisa, sem nos aborrecermos. Procuramos desesperadamente por alguém que nos dê o amor que achamos que precisamos. 

Contudo, quanto mais o tempo passa, mais eu tenho certeza de uma coisa: se não somos capazes de dar a nós próprios o amor de que necessitamos, não podemos procurar esse amor nos outros. Enquanto a nossa companhia, o nosso carinho não for suficiente para nos fazer sentir bem, de nada nos vale procurarmos isso nos outros, porque dificilmente o vamos encontrar. A chave é aprendermos a ser sozinhos, sem dependermos de alguém para nos sentir bem, felizes e a amados. Temos de saber ser a nossa pessoa, o nosso refúgio e parar de procurar em todas as pessoas que conhecemos essas coisas das quais nos sentimos carentes.

Por vezes, procuramos tão desesperadamente alguém que acabamos por criar ilusões acerca das pessoas e a sair magoados da situação. Não precisamos disso. A pessoa certa vai aparecer quando for tempo. Até lá, temos de parar de amar fantasmas ou ilusões que criamos de outras pessoas. Temos de nos amar a nós mesmos na medida em que queremos amar outra pessoa, temos de apreciar a nossa própria companhia, valorizar o facto de estarmos sozinhos, aprender a ser a nossa própria pessoa e reconhecer que somos incríveis por nós mesmos, sem precisar de alguém que nos diga isso ou nos faça sentir desse modo. 





3 comentários:

  1. Concordo completamente contigo Inês! Quando parei de procurar nos outros o amor que precisava e a amar-me mais a pessoa certa apareceu ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem! Muitas felicidades, Marta. E obrigada pela visita.

      Beijinhos

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.