Home Workout: por que não?

abril 10, 2020
Olá! Espero que estejam todos bem e em segurança. Deixo só aqui esta nota inicial a avisar quem me segue na conta de Instagram do blogue que ela vai estar um pouco parada daqui em diante, visto que o meu telemóvel avariou e aquele que uso agora é um pouco lento. De qualquer das formas, estou bastante ativa pelo Twitter, por isso podem ir-me acompanhando por lá.



Durante este período de recolhimento, de teletrabalho e de aulas online, temos visto cada vez mais uma crescente de onda de motivação nas redes sociais para rentabilizar o nosso tempo e fazer mais desporto em casa. Algumas bloggers, influencers e figuras públicas têm partilhado os seus treinos como forma de motivar quem está em casa e quem queira fazer algum exercício. É importante eu referir já aqui que sou totalmente a favor dos momentos de procrastinação e de sermos umas autênticas couch potatoes, porque não temos de ser todos super fit, mas o meu objetivo ao trazer este post é mostrar-vos que há efetivamente benefícios em mantermos algum nível de atividade física e dar-vos algumas ideias de coisas que podem fazer.

Eu confesso que faço parte da população que, normalmente, não faz qualquer tipo de desporto - pelo menos, desde o início desde ano letivo (quando deixei de dançar) -, apesar de saber a falta que me faz, a nível físico e psicológico. Contudo, para tentar manter a minha sanidade mental e não sair desta quarentena a rebolar, decidi começar a fazer exercício,  no mínimo, duas vezes por semana (embora tente fazer sempre 5 vezes). E, sinceramente, sinto-me bastante bem, porque sinto que ajuda a descomprimir do cansaço de estar o dia quase todo à secretária e ao computador e ajuda a desanuviar um bocado o psicológico, como consequência de estar confinada em casa há quatro semanas.

Eu sei que, a maioria das vezes, depois de termos tido algumas horas de aulas seguidas ou depois de termos cumprido o nosso horário de teletrabalho, a última coisa em que nos apetece pensar é em levantar o rabo do sofá e irmos fazer algum exercício, mas também vos posso garantir que só custa começar. Depois, o facto de o nosso corpo entrar em atividade ajuda a aliviar o stress acumulado durante o dia, a espairecer a nossa cabeça por um pouco e a compensar o facto de termos um estilo de vida bastante sedentário.


Não precisam de fazer todos os dias uma hora de exercício altamente esgotante e cansativo. No meu caso, eu faço sempre entre 15 a 20 minutos e faço entre 2 a 5 vezes por semana. São vocês que criam o vosso horário de treino (a menos que andassem previamente num ginásio e continuem a ser acompanhados pelo ginásio) e que o ajustam às vossas necessidades e à vossa disponibilidade. Além disso, não precisam de fazer sempre exercício de grande exigência. Podem optar por ioga ou por fazer todos os dias uma série de alongamentos, apenas para ajudarem os vossos músculos a relaxar e a não estarem constantemente tensos. Como eu disse, isto de fazer exercício em casa traz a vantagem de podermos fazer aquilo de que mais gostamos e de o adaptarmos à nossa disponibilidade.

Então, eu vou partilhar convosco sítios onde podem ir buscar os vossos treinos ou de onde podem tirar ideias para fazerem exercício em casa:

  • Como a maioria já deve saber, a Helena Coelho e o Paulo Teixeira têm feito diariamente treinos de 16 minutos em direto no Instagram. Eu já experimentei e confesso que gosto bastante, porque tenho alguém a orientar, que sabe o que faz e isso acaba por me motivar. Além disto, tem a vantagem de, apesar de o direto ser todos os dias às 19h30, ele ficar disponível durante 24h para poderem fazer quando quiserem
  • Se preferem ser vocês a construir o vosso próprio treino, há imensas ideias disponíveis no Pinterest, que vos permitem decidir o que querem fazer. Têm planos de aquecimento, de treinos específicos para zonas do corpo ou para todo o corpo, com diferentes objetivos e ainda alongamentos para fazerem no final dos treinos. Basta procurarem e terão um vasto lote de material disponível, à vossa escolha. [deixo aqui um exemplo]
  •  Há também muitas aplicações na PlayStore que têm planos de treino desenhados. Planos para zonas específicas do corpo, para corpo inteiro, de cardio, de perda de peso, desafios... Há um enorme leque de coisas que essas aplicações abrangem e que ainda vos permitem controlar se têm alterações no peso, quantas vezes por semana fazem, entre outras funcionalidades. Vou passar a dar alguns exemplos (quero só ressalvar que não é publicidade): para os amantes de ioga, há a app Daily Yoga; indicada para o momento em que vivemos, em que somos obrigados a fazer exercício em casa e tendo em conta que a maioria das pessoas não tem equipamentos/máquinas em casa, existe a Spartan Body Weight Home Workout No Equipment Free e a Home Workout, entre muitas outras. Basta fazerem uma pesquisa e encontrarão imensas aplicações para este fim que vos podem ajudar
  • A última dica que vos vou dar é pesquisarem no Youtube. Há diversos canais dirigidos ao desporto, a home workout e que vos podem ajudar a decidir o que fazer e a motivar-vos. Vou apenas referir um que tenho usado e que tenho gostado imenso que é o MadFit. Ela tem imensos treinos diferentes, podem escolher o que querem fazer de acordo com o que querem treinar e com o vosso mood, e também tem músicas "coreografadas" com exercícios que acabam por ser treinos muito mais divertidos. É para o gosto de toda a gente, basta procurar!


Como disse logo no início, não temos de ser todos mega fit e super desportistas. Não é isso que venho proclamar com este post. O que eu quero transmitir-vos é que, sabendo todos que a atividade física tem imensos benefícios a nível físico e mental e sabendo também que estamos numa fase muito complicada para todos, talvez o exercício físico nos possa ajudar a ultrapassar esta fase, a descarregar energias e a rentabilizar o nosso tempo. 

Se têm entrado nesta onda do home workout e tenham dicas diferentes das minhas, sintam-se totalmente livres de as partilhar nos comentários! 

Espero que tenham gostado!


2 comentários:

  1. Também não tinha o hábito de fazer desporto ou qql atividade do género, mas nesta quarentena passei a fazer exercício em casa. Tenho feito diariamente, cerca de 25-30 min por dia, e já começo a ficar fã. Só custa ao início. Também tenho aproveitado para meditar, mas considero que este seja um processo bem mais demorado (já me baldei duas vezes). A pouco e pouco, ao nosso ritmo, vamos lá :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não tenho conseguido fazer todos os dias, por causa das aulas, mas faço o máximo de vezes que consigo. Meditar não experimentei porque confesso que acho que me ia faltar paciência ahahahah Mas força nisso!

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.