"The Hunger Games - Em Chamas" | Review

abril 21, 2021

 Na segunda-feira, saiu a review do 1º livro da saga - podem ler aqui.


Bem, para começar, prometo que o post de hoje será mais curto, visto que vai conter apenas a review do segundo livro da saga - Em Chamas, de Suzanne Collins. Se nunca viram os filmes ou leram os livros, aviso já que esta review contem spoilers.

Depois de Katniss e Peeta terem vencido os Jogos da Fome, contornando as regras e, de certa forma, "manipulando" o Capitólio para que, pela primeira vez, existissem dois vencedores, ambos estão de volta ao Distrito 12, à Aldeia dos Vencedores, mas a relação dos dois (fingida durante os Jogos) está mais distante do que nunca. O Presidente Snow encarou o ato de Katniss ao decidir que, se não pudessem ganhar os dois, ambos comeriam bagas para morrer, como um ato de rebelião e de desafio contra o Capitólio, e ameaça Katniss de que tem de o convencer que aquela relação é mesmo real e de que ela está apaixonada por Peeta, de verdade. Entretanto, no Passeio da Vitória, Katniss percebe que, realmente, semeou uma semente de revolta em vários distritos e, aos poucos, percebe o impacto real da sua atitude. Então, o Presidente Snow resolve celebrar o Quarteirão de uma forma nunca antes visto: dois dos vencedores de cada distrito regressarão à arena dos Jogos da Fome e só um sobreviverá. 

Bem, à semelhança do primeiro livro, eu achei que a adaptação cinematográfica está muito fiel ao livro e adorei conseguir recriar as imagens na minha cabeça conforme ia lendo. Adoro a emoção das descrições combinada com a emoção das imagens... Acho que torna tudo ainda melhor! 


Uma coisa que o livro nos mostra melhor do que o filme, e isto porque os livros são narrados da perspetiva da Katniss, é a sua dúvida em relação aos seus verdadeiros sentimentos. Vemo-la oscilar entre o Peeta e o Gale, comparando-os, pensando num quando está com o outro, sem saber o que realmente sente, algo que, nos filmes, acaba por não ser tão percetível. 


Outra coisa que adorei no livro é podermos ver o desenvolvimento da amizade entre a Katniss e o Peeta - amizade essa que ficou arruinada depois de ele perceber que todos os sentimentos dela, durante os jogos, tinham sido fingidos. Percebemos que o Peeta tem realmente um coração de ouro e vemos que ele desperta um lado que não conheciamos tão bem da Katniss. Ele é a calma para o caos dela e, independentemente das dúvidas da Katniss, ela sabe que aquilo que tem com o Peeta é muito diferente do que tem com o Gale - mais à frente no livro, percebemos mesmo que Katniss começa a notar algo a mudar nos seus sentimentos e tudo aquilo em que ela pensa é em conseguir salvar o Peeta..


Um detalhe super importante no livro que escapou no filme é que, no livro, surgem duas personagens que mencionam a possibilidade da existência do Distrito 13 e que semeiam a dúvida na Katniss - dúvida essa que se comprovará real mais tarde. Outra coisa que também não está tão clara nos filmes, é que a Katniss, desde cedo, começa a suspeitar dos seus aliados na arena do jogo e começa a perceber que algo se está a passar, só não sabe exatamente o quê e só saberá no final do livro, final esse que eu acho brilhante, porque nos deixa em suspenso e nos leva a sentir toda aquela confusão e revolta que a própria Katniss sente.


Adorei o livro, mais uma vez, e só posso reforçar que recomendo a leitura da trilogia, porque é incrível e super entusiasmante. 


Sexta-feira teremos a review do 3º livro, "A Revolta", não percam!



Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.