"Um Pequeno Favor" | Review

maio 17, 2021

Eu tenho tentado controlar-me no que diz respeito a comprar livros e a prova disso é que eu raramente tenho livros por ler na minha estante (tenho alguns na estante da minha irmã, mas isso é outra conversa). Contudo, nunca sou capaz de resistir a uma boa promoção e este livro foi uma compra que resultou de uma promoção de 50% no Continente. Não conhecia o livro, não tinha qualquer tipo de feedback, mas pareceu-me interessante e decidi comprar. Será que me arrependi?

Um Pequeno Favor, de Darcey Bell, é um thriller que começa com o desaparecimento de Emily, a melhor amiga de Stephanie. Emily pediu a Stephanie o "pequeno favor" de ir buscar o filho à escola e a amiga nem hesitou. Contudo, começa a estranhar a demora de Emily, que não regressa, nem atende as chamadas ou responde às mensagens. Stephanie, que até conhecer Emily, era uma viúva e mãe solitária que usava o seu blogue para falar com outras mãos, acredita que algo de muito terrível aconteceu a Emily e utiliza o seu blogue para lançar um apelo acerca do desaparecimento da amiga. O desaparecimento de Emily aproxima Stephanie de Sean, o marido da melhor amiga, e ambos se ajudam mutuamente a ultrapassar uma tão difícil fase, que traz uma terrível notícia. Contudo, o que é realmente verdade? Aos poucos, Stephanie começa a juntar algumas peças na sua cabeça e a perceber que talvez não conheça Emily tão bem como achava.


O principal motivo que me levou a comprar este livro foi o facto de, na contracapa, dizer que era um livro na mesma linha de Em Parte Incerta, um livro que adorei por completo (e cuja review podem ler aqui). A primeira coisa que posso dizer em relação a Um Pequeno Favor é que, sendo um thriller dentro dos mesmos moldes que Em Parte Incerta, não é tão cativante, na minha opinião. De forma geral, eu gostei do livro, mas não posso dizer que tenha sido um dos que mais gostei de ler - e nem sei bem explicar porquê.

De facto, ao longo desta história, vamos levantando o véu das mentiras e descobrindo, pouco a pouco, a verdade, o que é algo realmente fascinante e interessante, porque percebemos realmente o quanto as pessoas podem viver debaixo de uma máscara sem que nós nunca as conheçamos de verdade. Stephanie vai-se apercebendo que nunca conheceu a verdadeira Emily e Sean percebe que Emily é capaz de coisas bem piores do que ele alguma vez sonhou. Uma coisa que eu senti relativamente a estas personagens é que eu não adoro nem odeio, verdadeiramente, nenhuma delas. Há fases do livro em que gostamos mais de umas do que de outras, mas, no fundo, percebemos que todas elas têm um lado negro, de certa forma, e, ao mesmo tempo, um motivo para serem como são. 


De um modo geral, apesar deste livro ter o suspense e o lado mais vil da humanidade, ele ficou um pouco aquém das minhas expetativas iniciais (embora não tivesse muitas referências em que me basear). Acho que talvez lhe tenha faltado um pouco mais de ação ou de desenvolvimento, não sei bem, mas não deixa de ser um livro que se lê bem e interessante. 


Há uma adaptação cinematográfica deste livro que eu não conheço, nem nunca vi. Alguém desse lado conhece o livro ou já viu o filme? Aguardo opiniões!



1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.