"O Fundamentalista Relutante" | Review

maio 06, 2021

Depois de ter lido a trilogia The Hunger Games numa semana, porque estava de tal modo entusiasmada que não conseguia parar, fiquei naquilo que se chama uma ressaca literária. Fiquei sem saber o que fazer à minha vida, porque depois de ler 3 livros dos quais gostei tanto e que me criaram tanto impacto, é difícil "fechar" aquela história para iniciar outra, por isso estive ali alguns dias sem ter vontade de ler e sem saber o que ler a seguir. Até que, eventualmente, decidi ir à estante da minha irmã (onde se encontram os livros que ainda não li) e pegar num qualquer, sem critério de escolha. 

O Fundamentalista Relutante, de Mohsin Hamid foi o escolhido e, depois de o ler, acho que foi uma escolha bastante acertada. Esta história passa-se num fim de tarde, num café em Lahore (Paquistão), em que o nosso narrador (paquistanês) conhece e aborda um homem americano misterioso. Changez Khan, a personagem principal e o narrador da história, oferece-lhe um chá e começa a contar-lhe uma história, a sua história. Conta-lhe sobre a sua ida para a América e os tempos em que lá viveu. Foi para lá estudar para a Universidade de Princeton, onde era dos melhores alunos, e conseguiu entrar numa empresa prestigiada em Nova Iorque, que era o sonho de todos os alunos. Conta-lhe também da sua paixão por Erica e sobre como se sentia um verdadeiro nova-iorquino, da alta sociedade. Contudo, após o 11 de setembro, a sua identidade começa a mudar, revelando dilemas interiores sobre a importância do dinheiro e do poder quando comparados à fidelidade à sua família e ao seu país. O anoitecer daquele dia acompanha o desvanecer do sonho de Changez e o surgimento de sentimentos menos positivos relativamente à América.


Esta história é quase um monólogo, se assim lhe podemos chamar. Changez é a única personagem que fala em discurso direto durante todo o livro e é através das palavras dele que vamos sabendo quais as reações do americano com quem ele conversa e que vamos conhecendo as outras personagens que se cruzaram com Changez ao longo da sua história. Só por isso, eu acho que este livro se torna logo especial. É invulgar e é um dos fatores que nos desperta, desde logo, curiosidade. Como Changez é a única personagem que, realmente, fala durante todo o livro, nós vamos percebendo como o discurso e a atitude dele mudam à medida que a história (e o dia) vai avançando, mesmo sem que ninguém nos diga isso. Vemos a sua atitude mudar de alguém que, claramente, era apaixonado pela vida na América para alguém que começa a perceber a podridão mascarada por toda aquela ostentação, levando-nos a nós próprios a refletir sobre o verdadeiro poder que a América exerce (ainda hoje) sobre o resto do mundo

O final deste livro fica em aberto. Nunca sabemos realmente quem é o americano, o que traz ele no bolso, nem o que está ele a fazer em Lahore, não sabemos realmente quais as intenções de Changez ou qual a verdadeira importância do empregado de mesa. Tudo isto é deixado à nossa imaginação e cabe-nos a nós criar ou não uma teoria relativamente a tudo isto. Para algumas pessoas, isto pode ser um fator negativo, mas eu gostei e acho que completa bem todo o mistério que envolve toda a história. Posso dizer que este livro (não muito grande) se revelou uma boa surpresa e eu gostei bastante de o ler. 


Uma história tão diferente, acerca da qual tinha zero expetativas, foi uma excelente forma de curar e ultrapassar a minha ressaca literária. Vocês já conheciam este livro?



3 comentários:

  1. Como te disse, o hábito da leitura torna-se muito complicado para mim, pois gosto muito mais de música ou de estar a ver blogues, ou então, ver um bom filme!! Espero que tenhas gostado muito de ler esse livro, desejo-te um bom e feliz mês de Maio, tudo de bom para ti, muitos beijinhos e fica bem!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que não gostamos todos do mesmo, não é? :)
      Muito obrigada (e feliz mês de maio)!

      Eliminar
    2. Claro que sim, não podemos todos gostar das mesmas coisas, não tens que agradecer, muito obrigada a ti também, muitos beijinhos e fica bem, tem um bom domingo!!

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.