5 Dicas para Poupar Dinheiro

maio 11, 2021

Considero-me uma pessoa bastante poupada (um pouco forreta, até) e que é bastante focada quando se trata de juntar dinheiro com um determinado fim. Quando decido que quero comprar uma determinada coisa com o meu dinheiro, eu começo a juntar dinheiro nesse sentido e, mais cedo ou mais tarde, acabo por alcançar o meu objetivo. Não sigo nenhum truque mágico nem nenhum método específico, mas sei que há pessoas para quem isto é mais fácil do que outras, por isso resolvi reunir 5 dicas muito simples para vos ajudar a poupar dinheiro (seja para um fim específico ou não).

Vou começar com uma dica "bónus", porque eu sei que pode não se aplicar a toda a gente, mas é aquilo que eu faço e que acaba por ser a principal "fonte" das minhas poupanças - eu junto e guardo todo o dinheiro que vou recebendo ao longo do ano, seja nos anos, no Natal, na Páscoa ou mesmo aquelas quantias menores que os meus avós me vão dando. Como disse, eu sei que isto pode não servir para a toda a gente, mas, no meu caso, acaba por ser bastante útil porque ainda não trabalho e este pequeno "fundo" permite-me não ter de estar constantemente a pedir dinheiro aos meus pais quando, por exemplo, quero comprar alguma peça de roupa.


Agora sim, vamos às dicas que tenho para vocês:

  • Apontem, todos os meses, quanto dinheiro gastam e em quê. Terem uma noção de quais são as vossas despesas mensais é fundamental para perceber onde podem "cortar" e poupar, procurando soluções mais económicas, por exemplo, ou deixando maus hábitos/vícios.

  • Ao fim de cada dia ou de cada semana, retirem os "trocos" da vossa carteira e coloquem-nos num mealheiro. Podem ser 0,50€ ou 2€, é a vossa decisão, mas se forem juntando aos poucos e poucos, passado algum tempo, sem se aperceberem, já vão ter uma quantia minimamente considerável.
  • Antes de fazerem uma compra, seja o que for, ponderem se realmente necessitam daquilo que estão a comprar ou se estão a ceder a um capricho consumista. A verdade é que todos sabemos que compramos, muitas vezes, coisas que não necessitamos, apenas porque vimos alguém comprar ou porque nos disseram que era bom ou por qualquer outro motivo que não corresponde a uma verdadeira necessidade.

  • Reutilizem as coisas que têm em casa sempre que possível. A reutilização é uma excelente forma de ajudar o ambiente, mas também a nossa carteira. Exemplos simples: em vez de estarem a comprar panos para limpar o pó, aproveitem as t-shirts velhas que têm em casa e que já não estão em condições de serem utilizadas. Tentem, se possível, utilizar o que têm ao vosso dispor e utilizar trabalhos manuais para as transformar em algo novo.

  • Uma das coisas em que mais gastamos dinheiro será, certamente, a comida, por isso é fundamental que não desperdicemos comida, a aproveitemos sempre da forma mais correta e ponderemos melhor se não fica mais barato levarmos comida de casa a encomendar ou ir comer a qualquer lado. Ir almoçar ou jantar fora uma vez por outra não tem problema, mas fazê-lo de forma sistemática, nem que seja apenas ir lanchar, acaba por ficar muito mais caro do que levar comida de casa.

Como veem, aqui só vos trouxe dicas muito simples, básicas e práticas. É claro que depois poderíamos entrar em coisas como escolher a companhia de eletricidade mais barata ou abrir uma conta poupança e todas essas coisas mais específicas sobre as quais não sei muito, mas decidi cingir-me àquilo que eu faço e que acho mais imediato.


Digam-me agora: consideram-se pessoas poupadas? Quais as vossas dicas?




2 comentários:

  1. Que boas dicas! eu também costumo guardar o dinheiro que vão dando e sempre que tenho moedas ou notas na carteira coloco de parte para não gastar.

    Um beijinho

    www.marciatome.com

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.