Empatia - O que é e por que é importante?

maio 24, 2021


Empatia é um termo que ouvimos várias vezes, mas que eu julgo que nem toda a gente compreende realmente. Após lermos esta definição do Priberam e sabendo que a Psicologia define empatia como sendo a "habilidade de se imaginar no lugar de outra pessoa" ou "a compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outro indivíduo", penso que fica mais fácil chegarmos ao busílis da questão - qual a verdadeira importância de sermos empáticos com aqueles que nos rodeiam?.


Na minha opinião, a empatia é (ou devia ser) a base de todas as relações humanas. Todos nós, seres humanos, temos um conjunto de emoções e sentimentos que variam conforme as nossas experiências de vida, com aquilo que nos vai acontecendo. Ao lidarmos uns com os outros, nós não estamos a lidar apenas com um corpo, mas também com a sua dimensão psicológica e emocional. É importante sabermos ler os sinais que a outra pessoa nos dá, perceber como ela está e é aí que entra a empatia - sabendo aquilo pelo qual as pessoas estão a passar, termos a capacidade de "calçar os sapatos dos outros" e lidar com elas da melhor forma.


Ao vivermos numa sociedade cada vez mais competitiva e em que toda a gente luta por ter o seu lugar, a empatia fica muitas vezes esquecida e tratamo-nos uns aos outros como se não tivéssemos qualquer valor, como se só nós importássemos. É, por isto, cada vez mais importante lembrarmo-nos de que não sabemos aquilo pelo qual os outros estão a passar e de colocarmo-nos do outro lado e pensar no que gostaríamos que nos dissessem. Li algures que a empatia é importante porque permite-nos "construir pontes para aproximar as pessoas", ao invés de "erguer muros para separá-las" e eu acho que não haverá melhor forma de o dizer.


Apesar de, como já disse, achar que a empatia é uma ferramenta fundamental nas relações humanas, em geral, acho que se torna ainda mais relevante quando estamos a trabalhar com o público, nomeadamente, com populações mais fragilidades por algum motivo, como é o caso dos profissionais de saúde. Como futura profissional de saúde, acho que a empatia é uma característica que todos os profissionais de saúde, seja de que área forem, deviam ter, porque o seu propósito é ajudar aqueles que os procuram e, para isso, é preciso colocarmo-nos no lugar do outro, que está mais frágil, para poder perceber melhor aquilo que ele precisa e de que forma o podemos ajudar.


É claro que também é importante sabermo-nos distanciar da situação, olhar de forma objetiva e imparcial, mas não podemos não sentir nada - sentir é aquilo que nos torna humanos. É óbvio que é importante sabermos manter a distância para nos protegermos a nós mesmos, mas o vínculo empático é fundamental para qualquer profissional de saúde, porque a ligação afetiva com a outra pessoa é o que nos vai permitir perceber e atuar sobre o problema que o trouxe até nós, que o levou a pedir-nos ajuda. Todos nós já tivemos a experiência com um profissional de saúde que mal olhou para nós ou que mal falou connosco, que nos tratou como se fôssemos um empecilho, e todos sabemos o quanto isso é desagradável. Por isso, uma dose certa de empatia é o ingrediente essencial para que se crie uma boa relação terapêutica e para que o outro sinta que estamos disponíveis para o ajudar.


Mensagem a não esquecer: em vez de quereres colocar os outros no lugar deles, coloca-te a ti mesmo no lugar deles, porque a bondade e a empatia são duas coisas que fazem duma pessoa um herói.




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