"Reencontro em Barcelona" | Review

outubro 18, 2021

Ultimamente, tenho-me apercebido que eu sou uma leitora de moods. O que é que eu quero dizer com isto? Que o meu estado de espírito influencia imenso as minhas leituras e vice-versa e que, por mais focada que eu esteja em acabar um livro, se ele não me está a motivar, a coisa fica bem difícil. Isto faz com que eu demore séculos a ler uns livros e depois demore poucos dias a ler outros. Recentemente, passei por uma situação dessas: demorei imenso tempo a ler Sensibilidade e Bom Senso, porque apesar de estar a gostar parecia que o livro não estava bem a condizer com o meu mood, mas depois li, em menos de uma semana, o livro de que vos venho falar hoje. 


Reencontro em Barcelona, de Elizabeth Adler, leva-nos numa viagem entre Malibu e Barcelona para, juntamente com o famoso detetive Mac Reilly e Sunny Alvarez, a sua namorada e assistente, desvendarmos um dos maiores escândalos e mistérios de Hollwood. Bibi Fortunata era uma atriz, cantora e celebridade altamente adorada de Hollywood que é a principal suspeita do homicídio do seu amante e da sua melhor amiga. Assim, Bibi torna-se notícia de primeira página pelos piores motivos, mas como a polícia nunca foi capaz de provar o seu envolvimento, Bibi foi libertada e percebeu que a única solução para o seu problema era desaparecer sem deixar rasto, deixando a sua filha Paloma com a irmã. Paloma adora a mãe e quer a todo o custo poder voltar a encontrá-la, por isso decide que precisa de pedir ajuda a Mac e a Sunny. Acaba por ser a sua tia Jassy e a sua avó Lorenza a fazê-lo, quando o padrasto de Paloma decide pedir a sua custódia. Assim, Mac lança-se numa missão para descobrir onde está Bibi, quem matou o amante dela e a sua melhor amiga e quem tentou incriminá-la.

Tenho de admitir que este livro foi, de certo modo, uma compra por impulso, porque não consegui resistir às promoções de 50% de desconto do Continente. Não conhecia o nome do livro, nem conhecia a autora, mas a sinopse do livro pareceu-me bastante interessante e resolvi comprar - isto sem saber que a autora tem outros livros em que sabemos mais sobre a história e as aventuras de Mac Reilly e Sunny Alvarez. Agora que já terminei, acho que fiz uma boa compra porque é um livro que se lê super bem, super rápido e que é perfeito para a altura do verão. Além disso, apesar de existirem outros livros sobre estas duas personagens, não é obrigatório que os tenhamos lido primeiro para perceber as circunstâncias e isso é um ponto super positivo.


Desde o começo da história que nós ficamos completamente presos a este mistério e queremos resolvê-lo tanto quanto o Mac ou a Paloma, algo que eu acho que é super importante num livro, pois faz-nos querer ler tudo até ao fim, o mais rápido possível. Aliás, eu confesso que houve alturas em que foi super difícil parar de ler, porque estava totalmente presa à história e só queria ler mais e mais - até porque é uma leitura extremamente simples e fluída, que não cansa. Somos levados a imaginar os sítios que nos são descritos e a querer saber mais sobre todas as personagens. 


E aqui entra a minha primeira crítica a este livro e uma das coisas que menos gostei: a maioria das personagens são-nos apresentadas apenas de forma superficial e deixam-nos com vontade de saber um pouco mais, de ter mais algumas páginas para ler sobre elas. O que eu senti é que, por vezes, a autora deixa que os acontecimentos sejam descritos de forma muito ligeira e leve, sem ir muito a fundo, e isso acaba por ficar um pouco aquém das nossas expetativas. A minha segunda e última crítica vai de encontro a esta primeira, porque eu achei que a grande resolução do mistério aconteceu de forma muito rápida, sem ser muito desenvolvida ou explicada e eu fiquei a pensar "foi só isto?". Claro que o objetivo da autora não é criar uma grande história de mistério ou crime, mas nós acabamos por ficar tão envolvidos na história que, quando chegamos ao final, ficamos à espera de mais alguma coisa.

Tirando estes dois pormenores que falei, eu gostei bastante do livro. É uma leitura rápida, fluída, simples, que não nos faz pensar muito e que, por isso, é ótima para ler nesta altura do verão e das férias. Fiquei muito curiosa para ler mais alguns livros da autora, nomeadamente para saber um pouco mais sobre a história de Mac Reilly e Sunny Alvarez.


Conhecem esta autora? Já leram este ou alguns dos seus livros? Se sim, o que acham?



2 comentários:

Com tecnologia do Blogger.