3 Dicas para quem quer começar um blogue

outubro 25, 2021

Hoje em dia, quando alguém fala em blogues, a maioria das pessoas acha que isso é coisa do passado e "já não se usa". Bem, isso é uma mentira. Nós continuamos aqui, a criar conteúdo e a trazer novos posts à blogosfera. Sim, é verdade que as redes sociais ganharam palco e terreno e que isso levou ao fim de muitos blogues, mas não significa que todos os blogues tenham acabado de vez. Eu sou das que continua a achar que as redes sociais podem ser o complemento perfeito para um blogue: umas de forma mais instantânea e rápida, mais perto da audiência; outro numa versão mais intimista e cuidada, mais elaborada. Para mim, o blogue sempre foi quase como um diário, um espaço meu, onde eu posso partilhar sobre as coisas de que gosto, que me fazem feliz e sobre os meus sentimentos com quem quiser ler. Nunca fui super fixada em números, porque acho que mesmo que só haja uma pessoa a ler, já é importante para mim.


Tu aí desse lado, que sempre tiveste vontade de criar um blogue para partilhar o teu conteúdo, mas nunca o fizeste porque te dizem que está fora de moda - este post é para ti. Depois de vários anos na blogosfera, acho que já me sinto capaz de partilhar convosco 3 dicas básicas sobre o que fazer para começar um blogue próprio.

  1. Pensa muito bem que tipo de conteúdo queres partilhar com as pessoas, o que queres que o teu blogue seja. O teu blogue é o teu espaço e identifica-te tanto quanto o teu cartão de cidadão, digamos assim. É bom que o teu tipo de conteúdo seja algo com que realmente te identificas, por isso é importante ponderares bem, em linhas gerais, o que queres trazer para o teu público.

  2. Escolhe um nome que signifique algo para ti. Mais uma vez, o blogue é a tua identidade, por isso não faz sentido que o nome seja uma coisa aleatória que nada te diz

  3. Não penses muito sobre a opinião dos outros. Ignora aquilo que os outros podem pensar ou dizer, porque isso não importa. O que importa é fazeres algo de que gostas, com que te identificas e que possa trazer algo para os teus seguidores. Cria a tua imagem e deixa a tua marca, sem te preocupares com as outras pessoas.

Como eu vos disse, 3 dicas super básicas, mas fundamentais para dar o primeiro passo e criar um blogue. Quando entrei na blogosfera, fi-lo de forma anónima e sem saber muito bem o que queria trazer aqui. Com o tempo, fui-me encontrando e percebendo que há determinados tipos de conteúdo que gosto mais de produzir do que outros: tópicos relacionados com livros/filmes/séries, com dicas de estudo e organização, dicas de um modo mais geral sobre temas que me interessam, assim como reflexões sobre cenas do quotidiano. E isto é mesmo uma das coisas mais importantes para iniciarem o vosso percurso por aqui.

Se eu tiver inspirado alguém desse lado, já fico feliz. Boa sorte e bom trabalho! 

Tal como eu és um/uma "sobrevivente" da blogosfera? Então, deixa aqui o teu blogue nos comentários e, mais tarde, partilhá-lo-ei nas minhas redes sociais!



3 comentários:

  1. Não deixo de consumir esta forma de partilha de conteúdos porque a prefiro à fugacidade das redes sociais. No entanto, deixa-me triste saber que muitos dos blogues que antigamente lia não são mais atualizados e, no pior cenário, foram mesmo eliminados.
    Às boas dicas que deste eu acrescentaria a preocupação com manter regular a atualização do blogue ou, por outras palavras, a responsabilidade para publicar novos artigos regularmente. Acho importante os leitores saberem quando podem abrir um blogue por terem a ideia de que lá encontrarão novos conteúdos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, tens razão e houve muitos blogues que foram desaparecendo. Contudo, acredito que quem continua o faz realmente com gosto!
      Sim, sem dúvida, a chave para manter um blogue vivo é uma boa regularidade de publicações, o compromisso de continuar a trazer conteúdo.

      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  2. Ótimas dicas, espero que tragam mais pessoas para este mundo maravilhoso!

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.