"O Meu Coração Entre Dois Mundos" | Review

junho 07, 2021

 (Podem ler as reviews dos dois livros anteriores aqui e aqui.)

Chegamos à review do último livro sobre a querida Louisa Clark. Antes de começar, propriamente, a falar do livro, quero só enaltecer a capacidade incrível da autora de nos levar a viajar com a Louisa, de nos fazer sentir as angústias, as tristezas e as alegrias dela e de nos prender do início ao fim. Já li vários livros cujas personagens me apaixonaram, mas a Louisa Clark é uma personagem especial, com contornos reais, que eu levarei sempre no meu coração.


O Meu Coração Entre Dois Mundos, de Jojo Moyes, começa com a chegada de Louisa Clark a Nova Iorque, a cidade que nunca dorme. Louisa acredita estar pronta para começar uma nova vida e para dizer sim a todos os novos desafios, apesar de se encontrar a milhares de quilómetros da sua família e de Sam. Lou encontra-se determinada em aproveitar ao máximo a oportunidade que lhe foi dada, de viver e trabalhar em Nova Iorque, para uma família bastante abastada que pertence à alta sociedade nova-iorquina. A sua tarefa é ser assistente pessoal de Agnes - a mulher do seu patrão, Mr. Gopnik -, mas Louisa não entende logo o que isso significa, nem todos os desafios que isso lhe vai trazer. Pelo caminho, conhece Joshua Ryan, um homem ambicioso que lhe traz recordações do passado. São estes pequenos encontros e desencontros, os pequenos desafios diários, que vão levar Louisa a uma série de encruzilhadas que a obrigarão a perceber quem é, realmente, e o que quer da vida.

Para mim, a maior beleza de toda esta história é, como já disse nos outros posts, acompanhar o crescimento e a evolução pessoal da Louisa - ver todos os dilemas por que ela passa, as situações com que é confrontada e as suas reações às mesmas. Lou tem um coração enorme, um dom natural para ajudar os outros e uma tendência para se esquecer de si mesma - e todas essas vertentes se tornam ainda mais explícitas ao longo deste livro. Sendo o livro final, é o momento em que Louisa Clark finalmente se encontra a si mesma, percebe quem é e o que quer. 


Para mim, a grande mensagem deste livro é essa: descobrirmo-nos a nós mesmos, perceber quem somos, o que queremos, quais os nossos sonhos e sermos fieis a nós mesmos. É verdade que, durante a nossa vida, nos vamos cruzar com pessoas que vão deixar a sua marca em nós - algumas pela positiva, outras pela negativa. Will deixou uma marca na vida de Louisa que nunca ninguém vai apagar e é uma marca boa, uma lembrança de que ela deve viver a vida com ousadia, aproveitar todos os momentos, ser sempre ela mesma. Mas Will nunca quis que Louisa mudasse por ele, para ele. E esse é outro grande ensinamento que Lou adquire e que nós aprendemos com ela: por mais que uma pessoa nos molde e marque a nossa vida, nunca devemos mudar quem somos para nos encaixarmos no mundo ou nas expetativas dessa pessoa, ela tem de nos aceitar tal e qual como somos.


Para todo este crescimento e esta aprendizagem de Lou, contribuem também toda uma série de acontecimentos na vida daqueles que a rodeiam. A lealdade e a dignidade de Lou são postas à prova; a sua bondade e capacidade de cuidar dos outros volta a falar mais alto; a importância da sua família na sua vida mantém-se. Para mim, esta personagem tão peculiar é um exemplo de bondade, generosidade, amizade, resiliência, daí ser tão especial. Aliadas a ela, este livro está recheado de novas personagens muito distintas entre si que têm, também elas, sempre alguma coisa para nos ensinar. 


Talvez o primeiro livro - Viver Depois de Ti - seja o meu favorito por ser o mais marcante, mas este último tocou-me especialmente no coração. Acho que é óbvio que recomendo imenso a leitura dos três livros. Espero que se apaixonem pela Louisa Clark como eu. Boas leituras!



1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.