5 Motivos para Leres Mais | Benefícios da Leitura

junho 14, 2021
O gosto pela leitura nasceu, em mim, de forma muito gradual. Primeiro, era só um bichinho - que me dava vontade de ler tudo e mais alguma coisa, mas que logo me abandonava antes de eu ser capaz de terminar um livro. Mas depois o bichinho foi crescendo e eu fui-lhe tomando cada vez mais o gosto, lendo um livro atrás do outro - umas vezes demorando mais tempo, porque o bichinho lá ficava com preguiça, outras vezes devorando livros uns atrás dos outros, porque o bichinho tinha fome de mais. Hoje, mais do que um gosto, a leitura tornou-se um hábito na minha vida, sem o qual já não consigo passar. 

Encontrei no Pinterest uma frase que faz muito sentido para mim, hoje em dia: eu não quero só ler um livro, eu quero arrastar-me para dentro dele e viver lá, porque passei a encarar os livros como uma fuga à realidade, um refúgio para os dias maus e uma celebração para os dias bons. É difícil explicar a quem não lê, a quem não gosta de ler, o quão boa é a experiência de abrir um livro e mergulhar nele. Contudo, eu sou daquelas que gosta de apregoar o quão importante e positiva é a leitura na nossa vida, que evangeliza sobre o poder dos livros na nossa vida e que tenta sempre converter os que a rodeiam para viverem neste mundo maravilhoso dos livros. Por isso, hoje estou aqui com uma missão: mostrar-vos alguns dos benefícios da leitura e convencer-vos a começar a ler ou a ler mais!



  1. Os livros são uma fonte de conhecimento. E não me estou a referir apenas aos livros técnicos, dirigidos a um tema específico. Eu sou defensora que podemos aprender mais com todos os livros que lemos, nem que sejam palavras novas (o que te permite alargar o vocabulário e também aprender a escrever melhor) ou nomes de locais que não conhecíamos. Qualquer leitura é uma experiência de aprendizagem, que nos permite alargar os nossos horizontes, sonhar e viajar.
  2. Permitem melhorar a tua capacidade de memória e concentração, seja porque têm imensos personagens com nomes que precisas de decorar (e que são todos muito semelhantes, por exemplo, como no livro Cem anos de solidão) ou porque o enredo exige que estejas muito atento a todos os pormenores para perceberes tudo sem que te escape nada. Memória e concentração são duas funções essenciais no nosso dia-a-dia e a leitura pode-nos ajudar a trabalhá-las.
  3. A Ciência já provou que a leitura pode ser um fator preventivo de doenças neurológicas degenerativas, pois estimula o nosso cérebro e torna-o mais forte. Além disso, estudos demonstraram a existência de uma relação direta entre a atividade cognitiva realizada ao longo dos anos e a perda de capacidades cognitivas associadas ao envelhecimento, por isso ao lermos estamos a estimular a atividade cognitiva, tornando mais lenta essa perda de capacidades.
  4. Segundo uma pesquisa realizada por um psicólogo da Universidade de Sussex, ler um livro pode ser uma forma altamente eficaz para reduzir o stress, podendo apenas 6 minutos de leitura diários ser mais eficazes na diminuição dos níveis de stress do que ouvir música ou fazer uma caminhada.
  5. Quando lemos, a nossa tendência é sempre identificarmo-nos mais com uma personagem ou de nos colocarmos no lugar da personagem que está a viver determinado acontecimento para a podermos compreender melhor. Assim, a leitura melhora a nossa empatia e torna-nos mais humanos, pois torna-nos mais sensíveis aos outros, aos problemas dos outros e facilita a nossa identificação com os outros.


Mais motivos e benefícios há e eu podia tê-los listado aqui, mas resolvi fazer assim apenas um pequeno apanhado de alguns que eu acho mais importantes. Se vocês tivessem de dizer um dos maiores benefícios da leitura em vocês, qual diriam?




Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.