Favoritos de Maio

Maio é sempre um dos meus meses favoritos do ano, por inúmeras razões: primeiro, porque é o mês do meu aniversário, mas também porque é o mês onde o tempo começa a ficar mais quente (embora este ano o S. Pedro ande a falhar um bocadinho) e, em tempo pré-COVID, estaríamos a falar do mês da Queima das Fitas de Coimbra. Enfim, embora não tenha tido a felicidade de celebrar mais uma Queima com os meus amigos, maio foi um bom mês, de forma geral.

  • 21 anos
Maio começou com a celebração dos meus 21 anos e, ao contrário do que sucedeu no ano passado, este ano consegui juntar a família para os celebrar - um dia de sol, preenchido com gargalhadas e sorrisos. Que boa forma de começar o mês!

(Podem espreitar o post do IG aqui.)

  • Regresso ao presencial
Maio foi o mês em que regressei ao escutismo presencial e também às aulas presenciais. 

Começando pelo escutismo, estávamos desde novembro a ter reuniões exclusivamente online e, sinceramente, não há criatividade que aguente. É extremamente difícil mantermo-nos motivados e motivar os miúdos quando o online nos deixa tão limitados e é uma realidade tão distante daquela a que estávamos habituados. Assim, foi bom poder voltar a vestir a farda e voltar a estar no modo presencial com o resto do agrupamento. 

Relativamente às aulas, eu continuo em modo híbrido, o que significa que vou à faculdade apenas de 2 em 2 semanas para ter aulas práticas, contacto com um número muito reduzido de colegas (visto que as turmas foram divididas) e tenho poucas aulas presenciais. Contudo, foi ótimo voltar a ver professores e colegas sem ser através de um ecrã. Sinto que o estarmos uns com os outros nos faz muita falta, quebra dinâmicas de turma e separa pessoas, mas é o que tem de ser feito. Ainda assim, foi muito bom poder regressar, nem que seja por pouquinho tempo - eu cá sou uma defensora que nenhum ensino se compara ao presencial.

  • Música
No campo musical, venho destacar uma música e um álbum. Começando pela música, São Rosas, da Carolina Deslandes, convenceu-me assim que a ouvi a primeira vez. Acho que o facto de ser tão simples é o que a torna tão bonita - bem à moda daquilo que a Carolina nos vem habituando.


Continuando na música portuguesa, o álbum Desalinhados, da Bárbara Tinoco, conta com participação de inúmeras vozes portuguesas e com letras absolutamente deliciosas que ficam tão no ouvido que andamos a trauteá-las o dia todo. Gostei imenso do álbum e recomendo que percam alguns minutos do vosso dia a ouvi-lo.

  • Leituras
Os livros que me acompanharam este mês foram a saga Divergente, Insurgente e Convergente. No confinamento do ano passado, vi os filmes pela primeira vez e fiquei com a certeza de que teria de ler os livros. Consegui comprá-los em segunda mão por um ótimo preço, por isso dediquei-me à sua leitura durante o mês de maio. Como não podia deixar de ser, podem esperar uma review por aqui em breve - posso levantar já a cortina e dizer que ainda bem que decidi ler os livros!

  • Youtube 
Foi em maio que a Mariana Cabral, mais conhecida por Bumba na Fofinha, lançou o Reset - um "programa" no Youtube em que ela entrevista pessoas cujos nomes todos bem conhecemos, não para falar daquilo que fazem bem, mas sim para falarem das coisas que não lhes correram tão bem assim na vida. Eu adoro o formato e adorei todos os entrevistados até ao momento. A cada episódio vemos a Mariana ganhar confiança na sua pele e as entrevistas, mesmo tendo praticamente uma hora e meia, vêem-se muito bem porque são extremamente interessantes. Sinto que este formato nos ajuda a conhecer melhor algumas pessoas que vemos frequentemente na televisão, na rádio ou nas redes sociais de uma forma muito mais intimista e despida. Adoro o formato e recomendo vivamente!

Apesar de não ter sido lançado em maio, foi durante este mês que comecei a ver os episódios de É Preciso Ter Lata, o videocast do Pedro Ribeiro e da Rita Rugeroni. Acho o formato também super engraçado e bem-disposto, com episódios de 20 minutos que se vêem super bem e ajudam a passar o tempo. Também recomendo!

Ainda no mundo do Youtube, descobri o barulho de fundo perfeito para as minhas sessões de estudo. A verdade é que eu gosto sempre ter música de fundo quando estou a estudar, mas preciso que seja música (ou som) que estimule a minha concentração. Assim, encontrei som ambiente para estudo de Harry Potter, mas também som ambiente de biblioteca e música para estimular a concentração e a memória. Têm sido excelentes companheiros de estudo e, se vocês são o tipo de pessoas que gosta de estudar com música ou barulho de fundo, então recomendo vivamente!

E foi isto! Um bom mês, posso dizer - muito atarefado, mas recheado também de bons momentos de lazer. E o vosso maio, como foi?





Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.