"Ilusão Perfeita" | Review

fevereiro 15, 2021

Hoje, venho falar-vos do primeiro livro que terminei em 2021, começado ainda no fim de 2020 - sim, eu sou dessas que começa a ler um livro antes do ano acabar, mesmo sabendo que não o vou terminar até ao fim do ano. Foi um livro escolhido de forma completamente aleatória da estante da minha irmã, sem saber qual o tema nem qual a história, e decidi aventurar-me e ver o que dali ia sair.


Ilusão Perfeita, da escritora Jodi Picoult, começa com uma mulher que acorda num cemitério, ferida e a sangrar, sem se lembrar do que a fez chegar ali, de quem é ou do que faz. É socorrida por um polícia recém-chegado a Los Angeles e, uns dias mais tarde, é finalmente identificada pelo marido, um famoso ator de Hollywood, de nome Alex Rivers. Depois de Alex lhe contar e mostrar um pouco das suas vidas, Cassie fica deslumbrada com o conto de fadas que é a sua vida. Mas nem tudo o que parece é e há algo obscuro e perturbador camuflado por toda aquela fachada de glamour. Quando a memória de Cassie começa, gradualmente, a regressar, a sua vida perfeita vai-se desmoronando e Cassie é levada a fazer escolhas que nunca pensou ter de fazer.

Confesso que, inicialmente, estava um pouco "perdida" na história do livro. Uma mulher amnésica, um polícia que nega as suas origens índias e um ator de Hollywood que vem "resgatar" a sua mulher amnésica - as três personagens principais que, no início, me fizeram crer que este seria mais um livro cliché sobre um triângulo amoroso. SPOILER ALERT: não é! Quer Cassie, quer Will e até mesmo Alex são três personagens com uma profundidade que vai muito para além daquilo que a autora, a princípio, nos faz crer. Aos poucos, com o avançar dos capítulos, vamos conhecendo cada um deles melhor, especialmente Cassie e Alex, e vamos juntando as peças do puzzle até que tudo faça sentido.


Embora odeie dar spoiler, aqui tenho de o fazer de certa forma, também para vos poder cativar a ler esta história. Ilusão Perfeita consegue realmente iludir-nos e fazer-nos achar que Alex e Cassie têm uma relação invejável, que ele é tudo o que uma mulher idealiza num homem, que a relação que têm e o amor que nutrem um pelo outro é totalmente invencível. Na verdade, à medida que Cassie vai recuperando a sua memória, em conjunto com ela, nós vamos percebendo que Alex não é um homem assim tão perfeito, que vive atormentado pelos seus demónios e que a relação de ambos é extremamente tóxica. Alex é obcecado com o trabalho, impulsivo, perturbado e violento. Cassie é compreensiva, ingénua, submissa e cega pelo amor que sente por aquele homem. Mesmo sabendo que Alex poderá vir a ser a sua desgraça, Cassie não é capaz de o deixar e desculpa cada murro, cada pontapé, cada palavra cruel.


Não vou dizer como acaba, nem o que acontece e também não vou mencionar aquela que é uma das minhas partes favoritas do livro, porque era um spoiler demasiado grande, mas quero dizer que aconselho imenso este livro. Acho que é um livro diferente, dentro do tema que é tratado. Vão-nos sendo dadas visões e opiniões diferentes e isso dá aso a muitas reflexões. O final deixou-me assim um bocadinho amargo de boca porque, por um lado, acabou da forma que eu esperava, mas, por outro lado, esperava um pouco mais - mas isto vai totalmente da opinião de cada um e não invalida o facto de eu achar um livro maravilhoso.


Alguém aí desse lado já leu este livro? Se sim, aguardo as vossas opiniões.









4 comentários:

  1. Já li outro livro dessa autora, há anos... depois não me voltei a cruzar com ela.
    Mas olha que esse parece bem interessante e bem a minha cara. Gostei muito da tua review! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente, não conheço mais nenhum da autora, mas fiquei curiosa.
      Muito obrigada!

      Eliminar
  2. Nunca li nada da autora, mas acho que é pelo género literário em si que não me cativa ;)

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.