NÃO É NÃO

fevereiro 24, 2021

Acho, sinceramente, que há poucas coisas no mundo que me causem tanta repulsa quanto o assédio e a agressão sexual e as reações das pessoas às mesmas. Como mulher, eu só consigo imaginar como será o sofrimento de quem passa por uma violação. Porque eu sei o que é ir na rua e ser assobiada ou ouvir comentários por homens com idade para serem meus pais ou meus avós. Porque eu sei o que é ter medo de estar sozinha na rua quando vou sair à noite, por exemplo, ou até mesmo de andar sozinha na rua durante o dia. Porque eu ouço os comentários das pessoas que insistentemente arranjam desculpas para os violadores e agressores e culpabilizam as vítimas, porque estavam a "usar roupa demasiado curta" ou porque "pôs fotos em biquíni nas redes sociais" ou porque "está sempre a flirtar com os homens".


Causa-me uma tremenda repulsa que alguém tenha coragem de culpar uma mulher a quem foi roubada a dignidade, a liberdade, a privacidade, a intimidade e uma parte da sua vida. Seja em que circunstância for, esteja a mulher bêbeda ou sóbria, vista o que vestir, quando se diz NÃO, É NÃO. É um direito de qualquer ser humano dizer que não e ver a sua vontade respeitada, seja qual for a situação. Uma violação é um ato hediondo de alguém que insiste em atentar a privacidade do outro, de entrar na sua intimidade, desrespeitando o corpo e a vontade dessa pessoa. Ninguém - homem ou mulher - devia ter de passar por uma situação destas

Um agressor que se gaba de ter violado uma mulher, de a ter deixado para o INEM a socorrer, enquanto se ri e diz com a maior das naturalidades que "foi só uma vez", não merece absolutamente nada. Merece o inferno - porque as vítimas passam por esse mesmo inferno por causa deles, são humilhadas, são culpabilizadas, enquanto eles são tomados como heróis. As vítimas sofrem em silêncio, na maioria dos casos, não denunciam pelo medo das repercussões que isso lhes pode trazer, porque não precisam de ninguém a arranjar desculpas para os agressores nem justificações para terem sido violadas. Não há justificação possível para um ser humano fazer isto a outro - nem nunca haverá. E estas vítimas não precisam que os nomes ou as caras delas sejam expostas - precisam de sentir que, independentemente de quem elas sejam, estão seguras, não mereceram passar pelo que passaram e merecem ser felizes.


Não há desculpa para a violência, não há desculpa para a violação, não há desculpa para os agressores. Porque NÃO É NÃO, seja em que circunstância for.



4 comentários:

  1. Infelizmente, são situações que ainda acontecem e não vão deixar de acontecer. De facto, é como dizes, quando uma pessoa diz Não, é Não. Mais uma vez, infelizmente, as pessoas parece que tendem a arranjar desculpas para o agressor enquanto a vítima é a culpada, devido à roupa, comportamento ou afins...

    ResponderEliminar
  2. Um texto muito importante de ler, e perceber.
    Mas ainda estamos longe de o conseguir, na totalidade...

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.