"A Villa" | Review

dezembro 13, 2021

Eu acho que, ao contrário da grande maioria das pessoas que gosta de ler, eu nunca tenho uma lista to-be-read muito grande, por vários motivos: primeiro, porque não tenho dinheiro para andar sempre a comprar livros (embora me apeteça muito) e, segundo, porque sei que tenho sempre livros para ler quando precisar, basta assaltar as estantes da minha irmã. Resumindo um pouco a história de como cheguei ao livro de que vos venho falar hoje: antes de ir de férias, só tinha Os Capitães da Areia para terminar e precisava de levar backup para as férias, por isso fui assaltar as prateleiras da casa da minha irmã e trouxe 3 livros (é quase como ir à biblioteca requisitar livros), um deles é aquele de que vos vou já falar.

A Villa, de Nora Roberts, é um livro que se passa entre Itália e a Califórnia e que nos conta um pouco sobre a história da família Giambelli, um dos grandes nomes do negócio dos vinhos. É quando se dá a fusão entre as famílias MacMillan-Giambelli que Sophia, a herdeira Giambelli, tem de sair da sua zona de conforto e aprender tudo sobre as diferentes etapas de produção do vinho, enquanto, pelo contrário, Tyler MacMillan tem de aprender todas as estratégias de publicidade e negócios que Sophia tão bem domina. Ambos acabam por ser "tutores" um do outro, o que não se avizinha nada fácil, devido à relação difícil que têm. Contudo, a família Giambelli e o negócio do vinho está perante ameaça de alguém que tenciona destruir tudo o que levou tantos anos a ser construído. O pai de Sophia é morto e todos os membros da família passam a ser suspeitos. Perante todo este drama e o perigo eminente, um romance inesperado acaba por nascer.


Numa mistura de romance e mistério, nós somos levados a viajar por cenários maravilhosos de vinhas a perder de vista, casas que mais parecem palácios e a experienciar o contraste da vida dos vinicultores no campo e a vida stressada das pessoas responsáveis pelos negócios. Entramos na vida de uma família peculiar, liderada por uma mulher de personalidade forte, La Signora, que fará sempre tudo o que estiver ao seu alcance para manter o negócio de família e proteger os seus, cujas pisadas são seguidas pela sua neta, Sophia. Encontramos três gerações de mulheres Giambelli - Tereza, Pilar e Sophia - de personalidades muito distintas entre si, mas, em simultâneo, com traços partilhados, que farão todos os possíveis para se protegerem umas às outras e proteger o bom nome da família. Em simultâneo, vamos conhecendo também todas as pessoas que gravitam à volta destas 3 mulheres e que por elas, de certa forma, são influenciadas.

É neste cenário de uma família forte e unida, que está focada em dar um upgrade ao negócio, com a fusão com os MacMillan e para celebrar o centenário da marca Giambelli, que tudo acaba por desmoronar. Tony, o pai de Sophia, aparece morto no apartamento da filha e isso levanta um sem-número de suspeitas sobre a família, mostrando ser apenas o início daquilo que é uma fase complicada. Rapidamente, as Giambelli percebem que há alguém que quer destruir os negócios e a família, ameaçando-as e magoando aqueles que lhes são próximos. É a partir deste ponto da história que começamos a conhecer ainda mais sobre a família Giambelli, sobre os seus segredos, e o mistério adensa-se, deixando-nos completamente colados à história e viciados de tal modo que se torna difícil parar


Eu tenho de confessar que houve dias em que era mesmo complicado parar de ler, porque só queria saber mais e mais, perceber quem estava por trás de tudo e como tudo ia terminar. Apesar de, desde o início, termos pistas e suspeitas de quem estará por trás da ruína da família Giambelli, só no fim tudo fica completamente esclarecido e percebemos que as coisas não são exatamente aquilo que parecem.


Nunca tinha lido nada da Nora Roberts, apesar de ser uma autora bastante conhecida, mas fiquei agradavelmente surpreendida pela sua escrita, por isso é, sem dúvida, uma autora que pretendo ler mais no futuro. Gostei imenso da forma como desenvolveu a história, como nos envolveu no mistério e como nos deixou encantados com o romance que ia surgindo. A única crítica que deixo reside no final: depois do mistério ter sido resolvido, a história acaba sem nos dar muita informação do "depois" e eu confesso que gostava de ver um pouco mais do regresso à normalidade, mas é meramente uma opinião pessoal.


Já alguma vez leram este ou algum outro livro da Nora Roberts? Se sim, o que acham?


 

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.