"Squid Game" - o famoso drama coreano da Netflix

dezembro 06, 2021

Bem, depois de, nestas férias de verão, ter terminado La Casa de Papel e Mentes Criminosas, fiquei sem séries com episódios de avanço para ver. Basicamente, restava-me esperar que, semanalmente, fossem saindo novos episódios das séries que acompanho. Num belo dia de setembro, estava em casa da minha irmã e ela desafiou-me a ver uma série coreana, chamada Squid Game, que tinha acabado de ser lançada e que estava no top 10 da Netflix. Tenho de vos confessar que o meu primeiro pensamento foi: "esta série tem todos os ingredientes para eu não gostar". A ideia de ver uma série coreana era algo pouco apelativo na minha cabeça, mas a ideia base da série, apesar de bastante macabra, parecia interessante.

Squid Game (2021) - que conta, para já, com uma temporada de 9 episódios - é um drama coreano, cheio de suspense, em que 456 pessoas são convidadas a entrar num misterioso jogo para ganharem dinheiro. Estas são pessoas de diferentes grupos sociais que, por algum motivo, precisam urgentemente de dinheiro para pagar as dívidas que contraíram. Assim, ao entrarem no jogo, veem-se trancados num sítio que não sabem onde é, com pessoas das quais não sabem o nome, sendo comandados por pessoas cujas caras estão cobertas por máscaras. Os participantes têm de jogar 6 jogos tradicionais infantis coreanos, nos quais a consequência de perder é morrerem. À medida que vão ficando menos participantes, o montante em dinheiro vai aumentando até chegarem ao prémio final de 45,6 mil milhões de won. Valores morais se levantam, deixando os jogadores amedrontados e à beira do abismo. A questão é: quem aguentará até ao fim? Quem são as pessoas que se escondem atrás das máscaras e por trás deste jogo doentio? (Podem ver o trailer aqui.)


Como disse inicialmente, esta história é um pouco macabra. Aliás, após vermos o primeiro jogo, acho impossível não se ficar um pouco chocado com toda a situação. Contudo, em simultâneo, nós ficamos completamente colados à série pelo suspense e pelo mistério que envolvem todo o jogo. Começamos logo a formar teorias que, no meu caso, nem sempre se revelaram corretas. Há coisas que só podemos realmente compreender no último episódio, episódio esse que nos deixa em aberto a possibilidade de uma segunda temporada (que, entretanto, penso já ter sido confirmada).


O pressuposto da série assemelha-se em algumas coisas a The Hunger Games, com a principal diferença de que, nesta série, não sabemos quem está por trás do jogo nem os motivos que lhe deram origem. Essa é, portanto, uma das coisas que nos prende à série, do início ao fim. Outra coisa super interessante sobre esta série é que nós vemos o efeito que o jogo tem nas pessoas: vemos o seu aspeto físico mudar, assim como a sua personalidade. A verdade é que eles passam por uma experiência verdadeiramente traumática e, enquanto alguns, têm o sangue frio para se focarem unicamente no objetivo final, que é o dinheiro, outros não se conseguem desligar do facto de que, para lá chegarem, muitas pessoas têm de morrer pelo caminho, pessoas essas com quem vão criando afinidades. 

Depois disto tudo, certamente já perceberam que, apesar de estar reticente inicialmente, acabei por gostar bastante da série. É uma série que realmente nos prende ao ecrã do início ao fim, tanto que vi 9 episódios num dia só, e que nos leva numa viagem macabra que é uma verdadeira monta russa de emoções. Recomendo completamente!

Desse lado, alguém já viu esta série? Se sim, o que acharam?


2 comentários:

  1. Eu também estava indecisa em ver, mas acabei por viciar :P Não é das minhas preferidas, mas conseguiu prender-me ao ecrã.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.