Reflexões de Natal | Blogmas 2020 #17

Estamos a meio do mês de dezembro, a precisamente uma semana do Natal,  e a verdade é que, provavelmente, para a grande maioria de nós, este Natal ainda é meio que uma incógnita - as normas do governo já saíram, mas ainda tudo pode mudar, e a verdade é que todos estamos um pouco apreensivos sobre o que realmente devemos, ou não, fazer. 


2020 está a ser um ano muito atípico, particularmente trágico, e tem tirado muita coisa a muitos de nós. A mim tirou-me o meu aniversário - quero dizer, ele ainda aconteceu, mas não da forma que eu queria - e, pessoalmente, eu estava a rezar muito para que ele não me tirasse o Natal tal como eu o conheço. Acho que já não é segredo para ninguém por aqui o quanto eu adoro esta época e, no meio de um ano que tem sido tão complicado a diferentes níveis, sinto que preciso muito de que esta época ainda tenha alguma "normalidade".



Para mim, Natal é sinónimo de mesa rodeada pela família, por aqueles que fazem parte do meu ano, que contribuem para os momentos felizes e que também estão presentes nos menos felizes. É sinónimo de mesa recheada de comida boa, muitos doces e guardanapos natalícios. É sinónimo de muitas gargalhadas e conversas divertidas. Natal é sinónimo de, num dia, juntar as pessoas de que mais gosto e é sinónimo de muita felicidade. Apesar de, felizmente, poder juntá-los durante todo o ano, juntar a família à volta da mesa no Natal é sempre mágico e tremendamente especial. Não tenho memória de um Natal que não tenha sido feliz. 


Contudo, 2020 tem sido um ano diferente e, embora eu não ache que este será um Natal infeliz, eu sei que será um Natal diferente. Vão faltar duas pessoas à mesa - uma, porque, infelizmente, nos abandonou e foi (quero acreditar) para um sítio melhor; a outra porque, para sua proteção, não vai poder sair do lar onde vive - e isso vai fazer com que este seja um Natal diferente. Sei que não será o Natal do costume, sei que vamos sentir-nos como se faltassem peças no puzzle, mas quero acreditar que isso fará com que estejamos ainda mais unidos e com que possamos sentir ainda mais esta magia que aproxima as pessoas no Natal e que as faz dar valor ao que realmente é importante nesta vida.


No Natal, o que se costuma pedir é saúde, felicidade, trabalho. Acho que, este ano, esses pedidos serão todos reforçados porque, mais do que nunca, precisamos de ter saúde, precisamos de continuar a trabalhar e precisamos de encontrar alguma felicidade que ajude a ultrapassar as adversidades. Desejo isto para mim, para os meus e para todos vocês que me leem e me acompanham


Neste, que é um Natal diferente, espero que possam ter os vossos junto de vós, que possam reunir os que amam em segurança e que possam ser felizes

Feliz Natal!




10 comentários:

  1. De facto, este Natal vai ser bem diferente do que aqueles a que estamos habituados. Por aqui, não vou ter duas pessoas porque achamos que as devíamos salvaguardar (aliás, eles foram os primeiros a dizer isso). Resta fazer com que este Natal seja ainda de mais união e criação de momentos em família.
    Que tenhas um Feliz Natal :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Oh minha querida!
    Um abracinho! <3

    Este meu Natal vai ser o mais estranho e o primeiro do mais dolorosos, sem a minha irmã... mas temos que ser fortes e continuar, pelos meus sobrinhos.
    Estamos a fazer tudo para, pelo menos, podermo-nos ver...

    ResponderEliminar
  3. Este ano não tem sido fácil, roubou festas de aniversário, os festivais e agora vai roubar também o natal, a data por excelência para estarmos reunidos com a família. É triste mas tem que ser para podermos ter mais natais com quem mais gostamos.

    ResponderEliminar
  4. Hello :)
    Confesso que não acho necessariamente diferente nem mau... Acho que é uma condicionante mas estamos todos bem de saúde e vivos e isso é o mais importante.
    Beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma condicionante com a qual temos de aprender a lidar e valorizar o que realmente importa, como dizes!

      Eliminar
  5. Este ano vai ser diferente, sem estarmos todos à mesma mesa, mas tenciono ir fazer um Natal à Porta! Passar e deixar um miminho a quem amo, à porta!

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.