1ºsemestre do 3ºano: como foi? | Blogmas 2020 #20

dezembro 20, 2020

Bem... Se vocês me seguem no Instagram (aqui), vocês ouviram-me reclamar muitas vezes, nos últimos tempos, sobre como andava cheia de trabalho para a faculdade, com imensas avaliações, stressada, desmotivada e sobre como estava ansiosa pela chegada das férias. As benditas já chegaram e hoje achei que seria um ótimo dia para vos vir fazer um balanço daquilo que foi o meu primeiro semestre do 3ºano de faculdade.

Primeiro, tenho de clarificar que, de facto, o primeiro semestre ainda não acabou realmente - só acaba no fim de janeiro -, mas eu sinto que já acabou porque as "grandes" avaliações já passaram e eu não vou voltar a ter aulas. Passo a explicar: durante todo o mês de janeiro, eu vou ter o meu primeiro estágio mais a sério, por isso é que já tive de fazer todas as avaliações e não tenho mais aulas, apenas vou ter dois trabalhos para entregar durante o mês de janeiro. Neste momento, ainda não temos grandes informações sobre os estágios, porque, dadas as circunstâncias que vivemos, as coisas estão mais complicadas que nos outros anos, mas assim que souber eu digo-vos tudo.


Agora passando ao ponto principal deste post... Como foi este semestre? Sendo o mais sincera que consigo convosco, eu acho que foi o meu pior semestre desde que entrei no curso - não em termos de notas (até porque ainda não sei todas), mas em termos de (des)motivação e de stress. A verdade é que, apesar de ter sido o semestre em que tive menos cadeiras e, à partida, um horário mais livre, eu senti-me muito mais stressada, muito mais desmotivada e, consequentemente, muito mais cansada


Na minha opinião, isto deve-se muito ao facto de o semestre passado ter sido quase todo em casa por causa da pandemia, por ter passado o verão todo em casa por causa da pandemia e este semestre ter começado com muito poucas aulas presenciais. Ou seja, eu já estava cansada e desmotivada com toda esta questão da pandemia e mais um semestre "atípico", em que as coisas são todas diferentes do que seriam normalmente, em que acaba por ser exigido muito mais de nós (porque, nas cadeiras práticas, a matéria de um semestre foi dada em metade das horas porque só tínhamos aulas presenciais de duas em duas semanas) foi culminar na desmotivação geral.


Contudo, também foi o semestre em que eu tive algumas das cadeiras que mais gostei no curso, sendo sincera, e só gostava de poder ter aprendido melhor e no "regime normal", mas sei que vivemos tempos extraordinários. Seja como for, o pior já passou e agora estou num misto de entusiasmo e receio com a possibilidade de ir estagiar, porque será o primeiro contacto mais a sério com a realidade da prática clínica, mas espero mesmo que tudo corra bem e que possa ter este primeiro estágio dentro da "normalidade".


E a vocês, como vos correu este primeiro semestre/período? E a quem não estuda, qual o balanço destes últimos meses do ano?



6 comentários:

  1. Por aqui foram meses de algum trabalho, mas entendo o que dizes. Felizmente, não estudei durante a pandemia (quer dizer, fiz uma pós-graduação, mas não é aquele stress habitual), mas entendo essa desmotivação. Espero que o estágio corra bem e que as notas sejam agradáveis :p
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hello :)
    Foi um bom primeiro semestre 😘 vais ver que o estágio vai correr bem ♥️
    Por aqui têm sido meses muito felizes
    Beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim, obrigada!
      Que bom saber isso, espero que 2021 continue a trazer-te coisas muito boas.

      Eliminar
  3. Eu sou muito grata aos fisios e acho o vosso trabalho o meais importante: tenho PC e fiz fisio intensiva entre os 3 e os 12 anos.
    É a colegas teus que devo muito do que consigo ser, hoje em dia.
    Por isso desejo-te muita força e motivação, porque há mais "Isabeis" que podem precisar de ti. <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por ter tido Fisios incríveis ao seu lado para a ajudar.
      Muito obrigada!

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.