O que aprendemos com este ano? | Blogmas 2020 #22

Muitas vêm sendo as palavras usadas para descrever o ano que está prestes a terminar: atípico, difícil, "para esquecer"... Para mim, uma das que melhor se aplicam é a palavra desafiante. 2020 foi um ano que nos pôs a todos à prova, a alguns de uma forma, a outros de outra. Acredito que, tal como todos os outros anos, este tenha sido um ano terrível para uns e um ano fantástico para outros. Para mim, acho que teve altos e baixos, como qualquer ano, com a diferença de que, mais do que em qualquer outro ano, a minha saúde mental foi posta à prova.


Não diria que 2020 foi um ano horrível, mas foi um ano que nos trouxe coisas menos boas e que trouxe algumas tristezas. Fomos levados a viver uma situação digna de filme de Hollywood, que sempre achámos que nunca algo semelhante aconteceria na vida real. Mas aconteceu: veio uma pandemia, que fechou meio mundo em casa, que matou (e, infelizmente, continua a matar) milhões de pessoas, que nos fez olhar para o mundo com outros olhos e para a nossa vida sob uma nova perspetiva.


Eu acredito sempre que tudo o que acontece na nossa vida tem o poder de nos ensinar algo, se nós estivermos dispostos a aprender com a situação, ao invés de a ignorar e de a fechar a sete chaves no fundo da nossa cabeça. Por isso, hoje reflito sobre algumas coisas importantes que 2020 me (nos) ensinou:



  • Podemos sempre adaptar-nos às novas circunstâncias. Às vezes, vivemos muito presos às nossas rotinas e "passamo-nos" quando alguma coisa foge do nosso controlo, mas se eu aprendi algo com a pandemia e com este ano foi que o ser humano tem uma grande capacidade de se adaptar a novas circunstâncias e que podemos sempre arranjar soluções para os nossos problemas.
  • É tão importante cuidarmos da nossa saúde mental como da saúde física. Há bastante tempo que eu venho a perceber a importância da saúde mental, mas foi com a pandemia que eu realmente me apercebi de como temos de cuidar de nós a todos os níveis, não só a nível físico. Percebi também que as duas dimensões não existem em separado e que é fundamental que todo o nosso corpo esteja em equilíbrio para nós estarmos bem.
  • A informação é uma arma muito poderosa. Durante os primeiros meses da pandemia (e, infelizmente, ainda hoje), foram disseminadas centenas de notícias falsas que só causaram mais alarmismo e mais pânico do que, só por si, a situação já causava. Estarmos devidamente informados é importantíssimo para tomarmos as decisões certas e nos protegermos.
  • A criatividade está dentro de nós, em tudo o que nos rodeia e surge quando menos esperamos. A prova disso é a quantidade gigante de novos projetos incríveis que surgiram durante a quarentena, durante o confinamento, e de como todos fomos, de alguma forma, estimulados a fazer coisas novas e diferentes com o nosso tempo.
  • Dar mais valor às pequenas coisas, aos pequenos momentos. Coisas tão banais como sair à rua para caminhar e apanhar um pouco de ar tornaram-se especiais, tornaram-se um "escape" à vida real. Coisas tão simples como abraçar alguém tornaram-se quase proibidas e isso só nos fez perceber como é importante darmos valor a essas coisas do nosso dia-a-dia que, tantas vezes, passam despercebidas.
  • Aproveitar melhor o tempo para conseguir cumprir as tarefas "obrigatórias" e ainda conseguir fazer algo que me dê prazer. Durante a quarentena, foi fundamental para mim aprender a balançar e equilibrar o meu tempo entre as coisas que precisava de fazer para a faculdade e as coisas que me davam realmente prazer e me ajudavam a relaxar.

Que outros ensinamentos receberam durante este ano? O que acham que a pandemia nos ensinou?



10 comentários:

  1. Acho que dar valor às pessoas e ao "agora" é a maior lição que este ano nos deu, sinceramente. Valorizar afetos, valorizar pequenos gestos que nos passam despercebidos. Espero que o próximo ano nos liberte do "bicho" e que voltemos a ter liberdade para viver de acordo com o antigo normal.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Hello :)
    Não posso concordar mais com este texto...
    Aprendi tanto e cresci tanto com este ano.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Este ano é um ano muito diferente para mim.
    Os teus dois primeiros pontos adaptam-se muito ao que é viver um processo de luto. Obrigada pela partilha! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento muito. Espero que, aos poucos, as coisas melhorem um pouco. Beijinhos

      Eliminar
  4. Sinceramente achamos que este ano serviu para muita gente aprender principalmente a viver o presente e não a ansiar sempre o futuro como se só no futuro fosse feliz

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito do teu texto. Foi uma análise profunda e bem explorada. Realmente 2020 deu-nos uma grande lição. Agora, é esperar que o que aprendemos não se desvaneça rapidamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! De facto, agora é esperar que as coisas melhorem e que aquilo que aprendemos não seja esquecido, mas sim reforçado.
      Beijinhos

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.