O Natal pela Europa | Blogmas 2020 #12

dezembro 12, 2020

Cada vez nos aproximamos mais da tão aguardada noite de Natal e, por isso, hoje trago-vos um post em que vos falo de tradições. Todos conhecemos mais que bem as tradições natalícias em Portugal, embora elas tenham as suas particularidades e variações por regiões e consoante as famílias, mas... E noutros pontos do mundo? Certamente que as tradições são diferentes e é sobre isso que vos venho falar hoje.


A minha ideia inicial para este post era pesquisar sobre tradições noutros países e até algumas curiosidades, mas depois ocorreu-me outra ideia que me pareceu muito mais gira. E se eu der voz a portugueses que estão emigrados para me contarem sobre as tradições nos países onde vivem? É exatamente isso que vai acontecer no post de hoje - pedi ajuda a duas pessoas que sigo no Instagram que vivem fora de Portugal e hoje trago-vos os testemunhos delas. Vamos a isto?


O primeiro testemunho que vos trago hoje é o da Cátia (@merakiceland), que atualmente vive na Islândia. Pedi-lhe que me contasse sobre tradições específicas da Islândia que não existem em Portugal:


  • Existem «13 Pais-Natal que são chamados Icelandic Yule Lads e que, na verdade, são Trolls. O primeiro chega no dia 12 de Dezembro e, na véspera, as crianças colocam um sapato na janela e, até ao dia 24 de Dezembro, cada Yule deixa um pequeno presente no sapato. Se as crianças foram mal-comportadas durante o dia, recebem uma batata podre.»
  • «O Christmas Cat: Diz-se que no Natal temos todos de receber uma nova peça de roupa. Se assim não for, este Gato malvado vem atrás de nós para nos comer.»
  • «Os islandeses adoram árvores de Natal verdadeiras. Nada de falsas. Eles só fazem a árvore no dia 23 de Dezembro e retiram-na no dia 6 de Janeiro.»
  • Comida: «não é assim grande coisa. Realmente os portugueses sabem o que é bom! Aqui é comum comer peixe fermentado e cordeiro fumado. Sou sincera, nunca provei e a julgar pelo aspecto e cheiro, também não tenho muito interesse!»
  • Família: «Tal como em Portugal, a família gosta de se juntar e, muitos dos residentes em Reykjavík, têm família noutras zonas da ilha. Dessa forma, aproveitam para ir visitar a família no Natal. Normalmente a cidade fica mais vazia. Um pouco como também acontece em Portugal.» 
  • Emigrantes: «Muitos emigrantes acabam por não ir aos seus países porque estão a trabalhar ou, agora com o Covid, está complicado arranjar voos que não custem dois rins. Por exemplo, já passei 2 Natais aqui e foi sempre acompanhada com colegas de trabalho que também não viajaram. Normalmente cada um faz alguma coisa típica do seu país, juntamos-nos na casa de alguém e por lá ficamos, a comer, beber e conversar


A segunda pessoa que aceitou colaborar comigo neste post é a Sara Canhoto (@sarapcanhoto), que vive na capital da Dinamarca, Copenhaga. A Sara confessou-me que costuma vir a Portugal no Natal e que, por esse motivo, não conhece muitas tradições dinamarquesas, mas ainda assim contribuiu com algumas curiosidades:


  • Existem Mercados de Natal «onde se bebe gløgg - que é vinho quente com especiarias -, comem-se salsichas de todos os tipos e pretzels
  • «As ruas enchem-se de luzinhas, especialmente com o coração dinamarquês.»
  • «Tal como em Portugal, faz-se um calendário de advento, com as 4 velas que se vão acendendo nos 4 domingos que antecedem o Natal. Também temos a Kalenderlys, que é uma vela alta com todos os dias de dezembro impressos
  • A Sara ainda partilhou comigo um site, que agora partilho convosco, onde todos podemos aprender um pouco mais sobre o Natal em Copenhaga - aqui.

Acho que podemos todos concordar que hoje já aprendemos alguma coisa, não acham? Espero que tenham gostado deste post tanto quanto eu gostei de o escrever. Um agradecimento muito especial (e agora público) às minhas duas convidadas que foram essenciais para este post poder existir. 

Até amanhã!







10 comentários:

  1. É sempre bom conhecer outras tradições de Natal. Na Islândia também não sei se iria provar o peixe fermentado ou o cordeiro xD Mas gostei da parte do gato malvado e da tradição dos 13 Pais-Natal ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho que não iria provar ahahah Mas as tradições são realmente engraçadas!

      Eliminar
  2. Não conheciamos essas tradições natalícias, sempre passámos os natal em Portugal, mas a ideia de existir na Dinamarca os Mercados de Natal onde se bebe o gløgg e se comem salsichas e pretzels, parecemos bem... Gostámos bastante, pudemos adotar em Portugal.
    E essa tradição de se acender as 4 velas nos 4 domingos que antecedem o Natal pro próximo ano vamos adoptar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que é sempre giro conhecermos estas pequenas coisas que são diferentes!

      Eliminar
  3. Eu adoro mercados de Natal e o vinho quente com especiarias e das salsichas com molho de caril - mas eu provei na Alemanha e na Suíça. :)
    E adorei a história do Gato de Natal! ahahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mercadinhos de Natal são sempre super amorosos. Nunca provei, mas fiquei curiosa.

      Eliminar
  4. Hello :)
    Confesso que ADOREI o facto de trazeres pessoas de outros países e adorei conhecer um pouquinho mais sobre o Natal na Islândia e na Copenhaga.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste! O meu objetivo com este post era fazer algo diferente que nos ensinasse algo a todos.

      Eliminar
  5. É sempre bom aprender novas tradições. Como o meu marido nasceu e cresceu na Alemanha, acabamos por adotar algumas tradições, nomeadamente ao nível da comida.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.