"É preciso parar e contemplar" | Blogmas 2020 #6
No outro dia, algures na internet, deparei-me com esta frase e achei que, nos dias de hoje, ela faz cada vez mais sentido. Vivemos uma vida frenética em todos os aspetos. A maioria de nós, passa grande parte da vida a estudar para poder ter um bom emprego, a trabalhar para poder ter uma boa vida e sustentar uma família e, quando damos por nós, a vida fugiu por entre os nossos dedos sem a termos vivido realmente. E isso é uma coisa que me assusta. Tenho 20 anos e tenho muitas coisas para viver, muitas coisas para fazer, mas sinto que os melhores anos da minha vida estão a passar sem que eu os aproveite da forma como devo. A vida é uma correria, passamos mais tempo a andar de um lado para o outro do que a aproveitar cada momento e desfrutar do que nos rodeia e passamos mais tempo a dar de nós aos outros do que a cuidar um bocadinho de nós.
Sinto que, cada vez mais, precisamos de parar, respirar, olhar à nossa volta e contemplar aquilo que de mais belo o mundo tem para nos dar. Porque só estamos neste mundo de passagem e, num piscar de olhos, o tempo passa. Temos de absorver tudo aquilo que podemos enquanto podemos. Temos de retirar o máximo de cada experiência, de cada vivência, de cada pessoa que cruza o nosso caminho. Temos de aproveitar as coisas com mais calma, saboreá-las e acho que, acima de tudo, temos de começar a perceber que há coisas que podemos deixar para amanhã, sim. Há coisas que podemos deixar para mais tarde para que, neste momento, possamos usufruir do momento em que vivemos.
Precisamos de parar para dizer às pessoas que fazem parte da nossa vida o quanto gostamos delas.
Precisamos de parar para contemplar os dias de sol, os dias de chuva, o nascer e o pôr do sol, os dias quentes e os dias frios.
Precisamos de parar para refletir nos problemas da sociedade em que vivemos e, quem sabe, para tentarmos encontrar soluções para eles.
Precisamos de parar e dar algum tempo para nos conhecermos a nós mesmos, para cuidarmos de nós mesmos.
Mais do que nunca, o mundo corre rápido demais e eu sei que todos temos medo de ficar para trás, de não o acompanhar, mas quando todos decidirmos abrandar para aproveitarmos o agora, o mundo abrandará connosco. Pensemos no futuro sem pressa de lá chegar, mas com a vontade de o tornar melhor para nós e para os que aí vêm. Pensemos no hoje sem medo que ele acabe, mas com o deslumbramento de quem sabe que não há dois dias iguais e que, por isso, temos de aproveitar cada dia de forma única.
Em todos os momentos da vossa vida, lembrem-se do quão importante é, simplesmente, parar e contemplar.
Sem comentários: