Como conciliar vida de estudante/profissional com um blogue? | Blogmas 2020 #11

dezembro 11, 2020

Olá, olá! Como certamente já depreendem pelo nome deste post, hoje o tema é um bocadinho mais sério e um bocadinho menos natalício, mas penso que seja interessante e até bastante importante.


A verdade é que a grande maioria das pessoas que por aqui andam no mundo dos blogues, não vive disto, tem uma vida fora da internet - eu incluo-me nesse grupo, obviamente. Temos trabalhos ou somos estudantes, temos família, amigos, hobbies... E é preciso conseguirmos conciliar tudo isso, toda essa nossa vida fora da blogosfera, com o nosso cantinho onde queremos partilhar conteúdo regular e de qualidade para que as pessoas nos continuem a seguir. Mais recentemente, com a evolução tecnológica, a esta gestão toda, somou-se ainda o conciliar tudo isto com a presença das redes sociais e usá-las a nosso favor, como ferramenta de divulgação do nosso trabalho. E a verdade verdadinha é que não é sempre fácil conjugar tudo isto e fazer com que as coisas corram da forma que queremos.


Sendo-vos muito sincera - como, aliás, gosto sempre de ser -, fazer Blogmas tem sido um verdadeiro teste à minha criatividade, capacidade de organização e sanidade mental. Este desafio que eu impus a mim mesma, ciente de tudo o que ele implicaria, veio calhar mesmo no final do meu semestre, o que significa que, enquanto ando sobrecarregada de avaliações e passo os meus dias a estudar para elas, também tenho de planear e escrever conteúdo para publicar aqui diariamente e divulgá-lo no Instagram. Eu sabia de tudo isto quando em autopropus a fazer Blogmas, mas isso não faz com que seja mais fácil. Tenho andado sob imenso stress e um pouco desmotivada com tudo, no geral, o que também tem dificultado toda esta gestão, contudo há algumas estratégias que eu tenho usado, não só para o Blogmas, mas para conciliar, no geral, o blogue com a faculdade, e hoje venho aqui partilhá-las convosco!


O planeamento é a chave! Não podemos estar à espera que as ideias caiam do céu, que os posts apareçam miraculosamente escritos, que as imagens apareçam feitas e que o Instagram publique as coisas sozinho... Temos de planear tudo isso e se o fizermos com antecedência temos sempre a certeza de que as coisas estão prontas e que, mesmo que estejamos mais apertados de tempo, basta clicar em Publicar e já está!

Pensar sempre mais à frente! Eu acho que este ponto se relaciona muito com o primeiro - se pensarmos sempre mais à frente, somos obrigados a planear. Mas desconstruindo um pouco esta ideia... Vocês sabem que publicam no blogue com uma determinada regularidade e até podem ter um planeamento dos posts mais ou menos delineado, mas é fundamental contarmos sempre com imprevistos. Por algum motivo, um determinado post que tinham planeado pode não ficar pronto para sair quando esperado ou podem não ter tempo para escrever ou podem ter uma crise de inspiração... Se forem escrevendo bastantes posts, quando a inspiração vos chega, e os deixarem nos rascunhos, têm sempre uma salvaguarda para os imprevistos que possam surgir e conseguem manter a vossa regularidade das publicações.


- Sejam organizados! Cada um de nós têm o seu próprio método de organização, mas é fundamental que esse método consiga juntar nele todas as facetas da nossa vida: os compromissos pessoais, os compromissos profissionais ou da escola/faculdade e os compromissos do blogue. Se conseguirem ter tudo bem organizado, saber quando têm de fazer o quê e que tempo têm disponível, mais facilmente conseguem organizar bem o vosso tempo de modo a conciliar tudo sem deixar nada para trás.




- Aproveitem os tempos livres! Sim, é verdade que temos de aproveitar os buraquinhos que temos livres para descontrair, passear, ler um livro, ver um filme ou uma série, ouvir música... Mas certamente que, no meio das nossas atividades preferidas para descontrair, também conseguimos encaixar algum tempo para dedicar ao blogue e ao planeamento de conteúdo. A chave é saber gerir bem o tempo!


Como podem ver, estas quatro dicas ou estratégias estão todas interligadas e, na minha opinião, são fundamentais para conseguirmos conciliar a nossa vida profissional/pessoal com o blogue e fazer com que tudo funcione!


Qual a estratégia que usam para conciliar tudo?



10 comentários:

  1. Hello :)
    Confesso que por aqui não tem sido fácil gerir. Comecei a publicar só à semana para ter os fins de semana livres mas a verdade é que surgem conteúdos e uma pessoa encaixa. Pelas minhas contas, apenas não tenho post para dia 26 e 27 de dezembro. De resto já tenho dos os títulos preparados. Mas confesso que me falta tempo. Estou sempre a escrever no dia anterior e isso deixa-me sem tempo, porque um post leva muito tempo a preparar.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo-te na perfeição. Eu só tenho planeado até dia 24 e para dia 30 ou 31, porque depois de 24 dias a publicar todos os dias, acho que vou precisar de uns dias para respirar e organizar as coisas.
      Eu, mesmo antes de dezembro começar, já tinha bastantes com avanço prontos a publicar e achei que ia conseguir sempre fazer isso, mas neste momento só tenho mais 2 prontos, o que significa que vou ter de começar a escrever de véspera também...
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Nós somos relativamente novos nestas andanças dos blogs e afins e ainda estamos a aprender as melhores formas e técnicas de o fazer, e estas tuas dicas são super valiosas. Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Por aqui eu tive que recorrer ao serviço da Bárbara Bação para ver se me ajudava um pouco no blogue e, sem dúvida, que o agendamento e planeamento antecipado são excelentes ajudas. Tudo bem que, por vezes, ainda surgem bloqueios criativos, mas há que não baixar os braços e ir em frente. Ter um blogue e conciliar com vida profissional, pessoa, hobbies, entre outras coisas não é fácil e é por isso que muita gente que criou um blogue o deixou ao fim de algum tempo porque achava que manter um blogue ativo era algo fácil. Não é ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, concordo a 100%. A falta de noção de como gerir as coisas e de planeamento fazem com que muita gente não continue por aqui.

      Eliminar
  4. Eu sou suspeita, em tudo o que é mais profissional, o que listas são mantras de vida, para mim.
    Sou muito organizada.
    Quanto ao Blogmas, adoro seguir e sei que traz frutos, por isso, estou aqui a enviar boas neergias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu também. Estas coisas que aqui falei são coisas que, no fundo, se adaptam a tudo na minha vida.
      Muito obrigadaaa!

      Eliminar
  5. O meu maior problema na gestão de tempo é não poder controlar o meu próprio tempo. Com 4 filhos, um deles bebé, o tempo não me pertence, para já. Não consigo planear à distância, para já. Tudo voltará ao normal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, nesse caso, é um bocadinho mais dificil. Com o tempo, certamente conseguirá encontrar um meio termo.

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.