13 Livros para ler no Verão

julho 10, 2023

De uma forma geral, eu acho que o verão é a estação do ano em que as pessoas mais lêem. Pode ser uma perspetiva minha que até está errada, mas acho que, com a praia e as férias, as pessoas acabam por dedicar mais tempo à leitura. Antes de me tornar uma pessoa com hábitos de leitura bem definidos (o que aconteceu em definitivo na pandemia), o verão era altura em que mais lia porque não estava assoberbada pelo stress e pelo cansaço das aulas, tinha muito mais tempo livre e precisava de o ocupar com alguma coisa. 


Apesar de eu não achar que existam obviamente livros de verão e livros de inverno - até porque eu leio qualquer coisa em qualquer altura do ano, dependendo do que me apetece no momento -, decidi compilar hoje aqui uma lista de livros que, por algum motivo, eu associo ao verão. Podem nem ser histórias passadas nesta altura do ano, mas, ou por serem livros mais leves e rápidos de ler ou por eu os ter lido num verão, acho que podem ser boas leituras de verão. Além da lista dos livros que já li, decidi acrescentar mais alguns da minha wishlist que eu acho que podem ser indicados para esta estação do ano


NOTA: Se clicarem em cima dos títulos dos livros mencionados, podem ir diretamente à hiperligação com as respetivas reviews.


8 livros (que já li) para lerem no verão:

  • Começo logo a fazer batota, porque este tópico vai contemplar não um, mas dois livros... Antes Que o Café Arrefeça e Antes Que o Café Arrefeça: De Regresso a Tóquio são uma duologia que nada tem diretamente a ver com o verão, mas são dois livros curtinhos e muito fáceis de ler, ideais para levar de férias, por exemplo, porque não ocupam muito espaço, não pesam muito e têm uma história muito bonita (e um pouco triste). Li o primeiro dos dois no verão passado e praticamente devorei-o, por isso aconselho. 
  • Daisy Jones & The Six é um daqueles que eu vou passar a recomendar para toda e qualquer ocasião, porque adorei a forma como o livro está escrito e, embora toque em temas fortes, também tem um lado mais divertido e de rock'n'roll que me transporta para festivais de verão e concertos, daí ter decidido incluí-lo nesta lista.
  • Reencontro Em Barcelona para mim é uma leitura de verão óbvia, não só porque se passa nessa estação do ano (acho eu), mas porque é um romance e policial leve e fácil de se ler, daqueles que nos vão cativando página após página. Não é uma história demasiado pesada ou que nos faça refletir muito, o que eu acho que é bom quando queremos ler apenas para descontrair e espairecer um pouco a cabeça durante as férias.
  • Tenho O Teu Núm3ro não é um favorito, mas, de certa forma, encaixa-se na mesma categoria que o livro anterior: uma história leve, fácil de ler, sem um enredo demasiado pesado, com alguns clichés bons e que não nos obriga a pensar demasiado.
  • Capitães da Areia foi um dos livros do meu verão de 2021 e por isso é que eu o associo tanto a esta estação do ano, além de a própria história se passar maioritariamente na praia, à beira-mar. É um daqueles livros que nos lembra do quão sortudos somos pela vida que temos e que nos faz torcer pelos "vilões" para que tudo dê certo para eles.
  • A Villa não é um livro tipicamente de verão, mas é uma história que se lê muito bem, que junta um pouco de romance com algum mistério e intrigas familiares, levando-nos a devorar os capítulos para conseguir perceber como tudo se vai resolver. Eu acho que este tipo de livros são ideais para o verão porque nos ajudam a focar a 100% na história, a não pensar em mais nada e isso faz-nos sentir verdadeiramente descontraídos.
  • Uma Villa Em Itália junta um grupo de estranhos, aparentemente sem ligações entre si, numa bonita villa em Itália, perto do mar, e fá-los descobrirem um pouco mais sobre si e uns sobre os outros, enquanto desvendam um mistério. Tem todos os ingredientes para um bom livro de verão, na minha opinião, e lê-se muito rápido. 
  • Por fim, Um Segredo Amargo e Doce é mais um daqueles livros para devorar, porque ficamos completamente envolvidos pela história. Na história, duas amigas de infância decidem voltar a passar o verão juntas, no sítio onde passaram todos os verões da sua infância, e isso vai trazer-lhes algumas surpresas e revelações. Adorei o livro e é perfeito para esta altura do ano.


5 livros (que gostava de ler) para lerem no verão:

Nota: O meu critério para a escolha destes 5 livros, além de se encontrarem na minha wishlist, é o facto de me parecerem histórias "tipicamente" de verão. Se já tiverem lido alguma, digam-me nos comentários o que acharam.

  • Amor e Gelato, de Jenna Evans Welch (podem ler a sinopse aqui).
  • Romance de Verão, de Emily Henry (podem ler a sinopse aqui).
  • O Verão em que me Apaixonei, de Jenny Han (podem ler a sinopse aqui).
  • Férias em Saint-Tropez, de Elizabeth Adler (podem ler a sinopse aqui).
  • Verão, de Ali Smith (podem ler a sinopse aqui).

Lêem qualquer coisa no verão ou gostam de livros mais leves e mais relacionados com esta época/estação?

1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.