"Antes que o Café Arrefeça: De Regresso a Tóquio" | Review

março 13, 2023
Ponderei bastante se escrevia e partilhava esta review convosco, porque não sabia se fazia sentido partilhá-la. Isto é só uma mania minha: gosto mais de partilhar reviews de sagas / sequelas / wtv juntas ou em posts seguidos, mas, neste caso, isso não foi, de todo, possível, porque este livro só foi lançado depois de eu ler o primeiro e eu li-o uns meses depois de ter lido o primeiro. Contudo, eu achei mesmo que tinha de vos falar deste segundo livro aqui porque, quando eu vi que ia ser lançado, eu fiquei surpreendida, uma vez que não achei que o primeiro tivesse deixado grande espaço para uma continuação... Então, será que fez sentido e acrescentou alguma coisa à história? Têm de continuar a ler para descobrir o que eu acho!

[Podem ler a review do primeiro livro AQUI.]



Antes que o Café Arrefeça: De Regresso a Tóquio, de Toshikazu Kawaguchi, leva-nos de regresso ao Japão, àquele característico cafezinho onde se pode viajar no tempo, com mais histórias de pessoas que decidiram arriscar. Encontramos quatro novas personagens que procuram a magia do café Funiculi Funicula: um homem que quer rever o melhor amigo, morto há 22 anos; um filho que não pôde ir ao funeral da mãe; um homem que precisa de reencontrar a rapariga com quem não pôde casar; um detetive que quer dar um presente especial à falecida mulher. Apesar do tempo ter passado, as regras não mudaram e não podem ser quebradas: nada do que se fizer no passado altera o futuro. 

A premissa deste segundo livro é exatamente a mesma do primeiro, mas os protagonistas mudaram. As pessoas que frequentam o café são outras, as pessoas que viajam no café são outras e temos uma nova funcionária no café, particularmente especial - a pequena Miki, filha de Nagare. Inicialmente, Miki pode parecer só mais uma personagem que serve para animar o café, mas, na verdade, ela terá uma importância maior do que aquela que imaginamos quando começamos a ler. 


Sem querer dar grandes spoilers, mas respondendo à pergunta com que iniciei este post: sim, eu acho que este livro acrescentou mais à história. Quem lê o primeiro pode pensar que não há mais nada a acrescentar, mas, além de conhecermos novas histórias e testemunharmos novas viagens no tempo, este segundo livro resolve alguns dos mistérios e responde a algumas perguntas que ficam por responder no primeiro livro. Finalmente, sabemos um pouco mais sobre a mulher do vestido e conhecemos a história da misteriosa Kazu, o que, para mim, tornou este segundo livro muito especial. 

Já tinha adorado o primeiro livro e adorei também este segundo (e último, penso eu). São livros curtinhos, que se lêem bem, mas que tocam sempre em temas sensíveis e importantes. Recomendo mesmo!

Já leram estes livros? O que pensam deste segundo?

4 comentários:

  1. Tenho para ler, espero conseguir reduzir a minha TBR este ano. 🫣

    ResponderEliminar
  2. Acabei de encontrar o teu blog e fico muito contente por isso! Vou continuar a acompanhar as tuas publicações :)
    Ainda não li esse livro, mas está na minha lista infinita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda e muito obrigada! Espero que gostes do conteúdo por aqui.
      Ahahah também tenho uma lista dessas

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.