"Antes que o Café Arrefeça" | Review

outubro 31, 2022

Confesso que já fui mais de comprar livros apenas por impulso - atualmente, tento cingir-me mais aos livros da minha wishlist, àqueles que, por algum motivo, quero mesmo ler (exceto quando existem grandes promoções, aí compro mesmo que não conheça). O livro de que venho falar hoje foi um caso desses: há algum tempo, vi alguém falar sobre ele e adicionei-o à minha wishlist. Entretanto, tinha dinheiro em cartão para gastar e, ao rever os livros que tinha guardados, a sinopse deste pareceu-me interessante e um livro perfeito para ler nas férias.



Antes que o Café Arrefeça, de Toshikazu Kawaguchi, passa-se em Tóquio, cidade na qual circula um boato sobre um café com mais de 100 anos, localizado numa cave, em que é possível viajar no tempo. Com uma chávena de café bem quente e sentados num lugar especifico, pode viajar-se ao passado ou ao futuro. Durante o livro, acompanhamos as viagens no tempo de 4 mulheres que frequentam o café e que pretendem viajar a um determinado momento das suas vidas: falar com o namorado que foi embora, ler a carta do marido com Alzheimer, ver a irmã uma última vez e conhecer a filha que nunca viu. Contudo, viajar no tempo acarreta os seus riscos e, na verdade, nada do que façam no passado ou no futuro pode alterar o presente, mas... Será que tudo fica mesmo igual? (adaptado de Wook)



Como já disse, a sinopse deste livro cativou-me imediatamente porque eu achei que a premissa era verdadeiramente interessante e fora do comum. Assim que comecei a ler, percebi logo que ia gostar muito do livro e foi exatamente isso que aconteceu. Na verdade, toda a linha da história acaba por ser muito simples: não se trata nada mais, nada menos do que um café em que muitas vidas se cruzam e entrelaçam e onde as pessoas apenas querem uma oportunidade para corrigir erros do passado ou antever o futuro. Apesar de, inicialmente, as personagens serem todas apresentadas de forma muito superficial, ao longo do livro vai-nos sendo revelado um pouco mais sobre a vida de cada uma delas, de modo a entendermos o motivo que as faz querer viajar no tempo.


É um livro curtinho, muito fácil e rápido de ler, com uma história muito bonita. Apesar de retratar alguns temas mais pesados, o autor fá-lo de forma tão leve, que torna muito simples de ler. Gostei mesmo muito desta leitura - aliás, foi uma leitura perfeita de férias - e acho que este livro vai ter lugar no meu top de favoritos do ano. Recomendo imenso! Entretanto, foi lançado um segundo livro, de forma muito inesperada, e portanto agora estou mega curiosa para ler.


Já leram este livro? Se sim, o que acharam?



Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.