"Beleza Colateral" | Review

outubro 17, 2022

Numa quarta-feira à noite, de férias, estava eu a navegar pelo catálogo de filmes da HBO Max e a pensar "que raio vou eu ver?". Sou terrível a escolher filmes para ver, porque tenho uma lista no telemóvel, mas acabo sempre por escolher outro que não esteja na lista. Demoro sempre tanto tempo a decidir-me, que, às vezes, até perco a vontade de ver! Mas, nessa mesma quarta-feira, bati com o olhar num filme que há muito tempo que queria ver e pensei "é hoje". E foi. E ainda bem!


Beleza Colateral (ou Collateral Beauty) é um drama de 2016 que nos leva pelo processo de luto de Howard Inlet, um publicitário nova-iorquino cuja vida, aparentemente perfeita, se desmorona quando a filha de 6 anos morre. A partir desse momento, Howard mergulha numa profunda depressão e retira-se da vida que anteriormente tinha. Nesse processo, decide escrever cartas à Morte, ao Tempo e ao Amor, os conceitos abstratos em que a sua filosofia publicitária se baseava. Algo de muito estranho acontece, quando Howard recebe respostas pessoais destas três entidades, que o visitam para o tentar trazer à realidade.


A primeira coisa que vos quero dizer é que esta sinopse não revela nem metade do que é o real plot do filme, mas também não quis ser spoiler e falar demais. O que vos posso dizer é que estas intervenções destas três "entidades" não vão afetar apenas a vida do Howard, mas também daqueles que lhe são próximos. Aliás, a própria depressão e situação em que Howard se encontra afeta em muito aqueles que gostam dele e nós só percebemos a real medida em que isso acontece quase no fim do filme.


A segunda coisa que quero dizer é que este filme é provavelmente um dos melhores que já vi. Sinceramente, apesar de já ter lido algumas críticas menos positivas a este filme, eu adorei. Adorei a profundidade das personagens, adorei as questões que são abordadas e que nos fazem refletir, adorei que se consiga, em alguns momentos, misturar algum humor com drama e adorei que sejamos surpreendidos até ao último minuto. Quando achamos que já percebemos tudo, que já tudo aconteceu, lá surge mais um pormenor que nos deixa abismados. E é claro que isto tudo acontece não só pelo belíssimo trabalho dos guionistas e de toda a produção do filme, mas também porque é um filme recheado de atores absolutamente brilhantes, que representam o seu papel na perfeição.


Sem dúvida nenhuma, recomendo muito que vejam este filme. Aborda temas sensíveis e tem muito material de reflexão. É, acima de tudo, um filme sobre aceitação, perdão e amor. Eu adorei e recomento a toda a gente!



Quem desse lado já viu Beleza Colateral? O que acharam?

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.