How Can I Help? | "New Amsterdam"

março 27, 2023

Eu não sei exatamente quando comecei a ver New Amsterdam, mas sei que comecei a ver a série na perspetiva de "todas as outras séries que eu vejo estão em pausa, vou começar a ver esta", sem grandes expetativas, assim de forma pouco pensada. Não tinha qualquer tipo de feedback sobre a série, apenas tinha visto umas publicidades e pareceu-me o tipo de série que eu ia gostar. O que eu não sabia é que New Amsterdam iria "crescer" em mim como uma pequena semente e que, aos poucos, ia tomar um lugar tão especial no meu coração


Para os que não conhecem, New Amsterdam não é só mais uma série sobre um hospital e sobre médicos. Esta é uma série sobre um hospital público numa América em que a saúde não está ao alcance de todos, em que pessoas morrem porque não têm dinheiro para ter um seguro de saúde que cubra as despesas que elas necessitam. É uma série sobre um homem que, pura e simplesmente, quer ajudar. Ao longo de cinco temporadas, nós conhecemos as vidas e as histórias das várias personagens, o seu dia-a-dia, os seus dramas e problemas, mas também conhecemos dezenas (talvez centenas) de histórias das pessoas que, por um motivo ou outro, precisaram da ajuda daqueles médicos, daqueles enfermeiros e auxiliares, de todas as pessoas que, de alguma forma, são a fundação daquele hospital. 


Ao longo de 5 temporadas e 89 episódios, nós sentimos as dores de todos aqueles que precisaram de recorrer ao hospital, choramos com as histórias difíceis, sorrimos com as vitórias e conquistas, torcemos para que tudo dê certo. Damos por nós a ganhar afeição ao núcleo central de personagens, a sentirmo-nos parte da pequena família que construíram naquele hospital. São inúmeros os temas de extrema importância abordados nesta série, desde discriminação, racismo e xenofobia, à pobreza e à falta de acesso generalizado a cuidados de saúde nos EUA, ao problema das drogas e do álcool, problemas de saúde mental e problemas conjugais, passando pela pandemia e até pela guerra... Todos estes temas são tratados com a delicadeza e a seriedade que merecem, o que me levou, por várias vezes, às lágrimas. 


Decidi que esta série merecia um lugar de destaque aqui, neste meu cantinho das coisas que gosto e que me fazem feliz, e decidi partilhar convosco algumas frases marcantes desta série que tantas lições importantes transmitiu a todos os que assistiram aos episódios.








No fundo, talvez a mensagem mais importante de toda a série é aquela que dá nome ao último episódio e que tantas vezes ouvimos Max Goodwin proferir: como podemos ajudar?. Esta é a pergunta que devemos fazer todos os dias, a nós mesmos, a todos os que nos rodeiam, porque está nas nossas mãos fazermos a diferença no mundo, por mais pequena que ela possa parecer.

1 comentário:

  1. Tenho a série atrasada umas duas temporadas, mais por falta de tempo que outra coisa, porque gostava muito, até.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.