Favoritos de Março

Então, e não é que há entrámos no 4º mês de 2023? Janeiro demorou três anos a passar, mas fevereiro e março parece que passaram em 3 dias! Quando era mais nova, não compreendia bem quando as pessoas diziam coisas deste género, mas acho que, quanto mais velhos ficamos, mais nos apercebemos da passagem do tempo, sobretudo porque sentimos que não o aproveitamos devidamente - bem, isto é o que eu sinto, pelo menos. Mas, divagações à parte, março já terminou e eu acho que posso considerar que foi um mês feliz. Felizmente, já estamos no horário de verão (que se devia manter o ano todo, para mim) e já entrámos na primavera; os dias estão maiores, um pouco mais amenos e solarengos. Diz-se que "abril águas mil", mas eu guardo aqui a esperança de já ter deixado de lado, de vez, as camisolas grossas de inverno e as botas... Veremos! Por agora, vamos lá à minha seleção de favoritos de março.



  • Música
Acho que Março foi um mês rico em boa música, pelo menos, na minha opinião. Conheci várias músicas novas que partilharei já de seguida convosco e que têm estado em replay na minha cabeça. Mas, antes de falar das músicas novas e porque estou em contagem decrescente para o dia 29 de abril, há que fazer a (já habitual) menção às duas Encore Sessions dos D'ZRT que saíram durante o mês de março: Caminho a Seguir e Herói por um Dia - esta última saiu no último dia do mês e é particularmente especial por aquilo que este vídeo representa. [Podem ouvir estas e todas as anteriores aqui]

Falando agora de músicas lançadas no mês de março... A Carolina Deslandes lançou o seu novo álbum CAOS, que eu recomendo toda a gente a ouvir, não só pelas letras brilhantes a que a Carolina nos vem habituando, com temas sempre importantes, mas também pela diversidade de músicas que este álbum tem. Pessoalmente, eu acho que é o meu favorito da Carolina Deslandes. Especial referência à música Saia da Carolina, que eu acho que está absolutamente genial.


Ainda no tópico da música (sim, eu disse que tinha ouvido muito boa música em março), não podia deixar de referir a nova música d' Os Quatro e Meia, Na Escola. Relativamente às músicas do Festival da Canção, apesar de gostar da música vencedora, Ai Coração da Mimicat, confesso que a minha favorita, e que eu acho que seria uma boa representação do nosso país na Eurovisão, era a Nasci Maria da Cláudia Pascoal, pela letra com uma mensagem importante, mas também pela representação daquilo que é um pouco da cultura do nosso país. Por fim, para terminar o capítulo das músicas, quero referir uma música que descobri apenas este mês, cuja letra eu adorei e que tem passado muito tempo na minha cabeça - Dilúvio, de A Garota Não. Se não conhecerem, sugiro que vão ouvir.

  • Amigos
Março foi um mês de várias reuniões com amigos. Tive dois jantares com colegas de trabalho que se têm vindo a tornar bons amigos e que foram muito divertidos. Acho importante que existam este tipo de momentos de convívio fora do stress e do ambiente de trabalho, porque acho que é assim que se fortalecem relações. Além disso, consegui reunir-me com os meus amigos da escola (básica e secundária) no jantar de aniversário de um amigo, o que é sempre muito bom porque me relembra que, mesmo não nos vendo frequentemente, os laços que nos unem continuam lá. Tive ainda a oportunidade de voltar a estar com as minhas amigas da faculdade, que já não via desde o verão, numa ocasião especial de que vos vou falar já a seguir. Por fim, consegui marcar um pequeno-almoço/lanche com as minhas afilhadas da faculdade, para colocarmos a conversa em dia.

  • Cerimónia de Entrega de Cartas de Curso

No dia 4 de março, marquei presença na Cerimónia de Entrega de Cartas de Curso dos licenciados de 2021-2022 do Instituto Politécnico de Coimbra. Além de ter tido a oportunidade de rever as minhas amigas e alguns colegas, foi um momento especial para encerrar este ciclo bonito que foi a minha licenciatura. Foi um dia de emoções que eu vou guardar sempre com muito carinho.


  • Livros

Acho que, em março, acabei por ler um pouco menos que nos meses anteriores, mas isso não significa que tenha lido coisas piores. Li A Mentira Sagrada, do Luís Miguel Rocha, que, uma vez mais, não desiludiu. Quero muito ler os livros que faltam da coleção, porque a escrita do autor é mesmo viciante e as histórias são super interessantes. Recomendo mesmo! Apesar de não ter concluído mais nenhuma leitura, comecei a ler um livro de não-ficção A Breve História de Quase Tudo que, apesar de ser uma leitura mais lenta, está a ser muito interessante, porque não se discutem apenas factos científicos sobre a história do Universo e da Humanidade, como também o autor conta alguns factos curiosos sobre as pessoas envolvidas em muitas descobertas importantes. Estou a gostar bastante!



  • Televisão
Não podia não mencionar neste post o regresso de um dos meus programas de entretenimento favoritos de sempre - o Taskmaster, da RTP 1, apresentado pelo Vasco Palmeirim e pelo Nuno Markl. Eu acho que é verdadeiramente aquilo que se chama um "programa familiar", que garante gargalhadas para toda a gente.

  • Escutismo
Tive duas atividades de escuteiros em março (bem, a segunda ainda apanhou os primeiros dias de abril), muito diferentes entre si, mas ambas igualmente boas e especiais. São sempre fins-de-semana muito cansativos e que me deixam completamente estoirada a nível físico, mas permitem-me não pensar em rigorosamente mais nada, apenas desfrutar do momento, esquecer preocupações, refletir sobre coisas que importam e revigoram-me a nível mental - daí querer fazer esta referência neste post de favoritos.


E chegamos ao fim deste, já longo, post de favoritos de março. Espero que tenham gostado! Resta-me desejar que o mês de abril seja um mês feliz para vocês e para mim, cheio de momentos bons. 


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.