5 Livros que recomendo a toda a gente

abril 23, 2023

A 23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, comemoração instaurada pela UNESCO em 1995 para fomentar o gosto pela leitura, a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais. Como alguém que gosta muito de livros e de ler, não podia deixar que esta data passasse despercebida por aqui, sobretudo numa época em que parece que os livros e a leitura voltaram a estar "na moda" (e ainda bem) muito graças aos fenómenos do booktok e do bookstagram - e, sim, eu sei que este é um tema que tem gerado alguma polémica, mas do qual me vou abster de comentar.


Para celebrar esta data, este ano resolvi pensar em 5 dos livros que já li e que acho que toda a gente devia ler. É claro que isto é muito subjetivo, porque é apenas a minha opinião, e eu sei que nem todos gostamos do mesmo género de livros, por isso decidi escolher livros diferentes uns dos outros para tentar agradar a um público mais heterogéneo. Aqui ficam os eleitos (sem ordem específica):



Este é um clássico intemporal que, tendo sido publicado em 1984, continua a fazer sentido nos dias de hoje. É uma distopia que, quando refletimos bem, não está assim tão distante de algumas realidades que conhecemos hoje em dia. 1984 é um daqueles livros que nos faz pensar muito sobre a vida, sobre a nossa sociedade e que nos baralha as ideias. Tornou-se um dos favoritos da vida e quero muito voltar a lê-lo daqui a alguns anos, porque acho que será um daqueles livros que acrescenta algo a cada nova leitura. 


Damos aqui um salto de um clássico para um livro contemporâneo, inclusivamente um dos mais badalados das redes sociais. Li-o antes de os bookstagrams e booktoks existirem (pelo menos da forma que existem hoje) e marcou-me de uma forma inexplicável - tanto que já o li uma segunda vez. À primeira vista, acredito que possa parecer um "livro de adolescente", mas acho mesmo que é muito mais do que isso. Trata de temas fortes e atuais da nossa sociedade, sobre os quais todos temos opiniões formadas que achamos serem as óbvias, mas que são postas em causa quando lemos este livro. Pelo menos, foi o que aconteceu comigo. Fui obrigada a parar, refletir e perceber que nem sempre as coisas são preto no branco, daí ter decidido que este livro tinha de integrar esta lista.


O Retorno é um livro que nos faz viajar no tempo até um Portugal pós-25 de abril, a lutar para descobrir quem quer ser após tantos anos de ditadura e com uma sociedade cheia de desigualdades sociais. É um livro contado sobre a perspetiva de um adolescente retornado de 15 anos, que acabou de vir com a família para Portugal, um país que não sente como seu. O motivo pelo qual eu achei que tinha de incluir este livro neste post é porque esta é uma realidade que não bate com a da maioria de nós. Não é a minha realidade, nem a de ninguém da minha família. Nem se quer corresponde a um tempo que eu tenha vivido. Então, sinto que este é um bom livro para todos aprendermos um pouco mais sobre a história recente do nosso país, sobre as dificuldades que aquelas pessoas passaram e até para refletirmos um pouco sobre como isto se aplica também nos nossos dias, numa altura em que existem tantas pessoas deslocadas dos seus países. 


Esta é mais uma distopia que, em alguns pontos, quase toca a realidade. Pode ser uma leitura um pouco mais difícil que 1984 para quem não está habituado à escrita de Saramago, mas acredito que é muito fácil entrarmos na história e na sua escrita, sendo elas tão cativantes. Mais uma vez, Saramago leva-nos a refletir sobre alguns temas fraturantes da sociedade, numa viagem cheia de momentos muito complexos que, por vezes, nos fazem mesmo sentir enojados. Este é um dos meus livros favoritos de Saramago (se não mesmo o favorito) e eu não podia deixar de o incluir aqui porque acho mesmo que é de "leitura obrigatória".


Este é um livro sobre desigualdades sociais, sobre como a vida pode ser madrasta quando não nascemos em berço de ouro. Para mim, foi um livro extremamente impactante e que me marcou muito, porque me senti mais privilegiada do que nunca e porque desejei mesmo poder fazer algo para mudar o mundo daquelas crianças. Acho que, por vezes, precisamos de levar alguns banhos de realidade para sermos capazes de reconhecer o nosso privilégio e a sorte que temos por termos nascido onde nascemos. Esta é uma história que nos faz refletir sobre os nossos valores e sobre a nossa sociedade. É um clássico da literatura e um daqueles livros que efetivamente nos marcam.



Como comecei por dizer no início deste post, é óbvio que esta seleção de livros é subjetiva e vai ao encontro dos meus gostos e opiniões, mas espero que consiga convencer alguém a ler, pelo menos, um deles e a conhecer um dos meus livros favoritos da vida. 

Quem desse lado já leu algum destes? Que livro acrescentariam a esta lista?

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.