"Um Segredo Amargo e Doce" | Review

março 25, 2020

2020 começou há pouco mais de três meses e eu confesso que, em termos de leituras, me sinto muito feliz com o ritmo que tenho vindo a levar. Em tempo de aulas, eu descuro sempre imenso a leitura porque me sinto cansada, drenada de inspiração e vontade para ler, mas este semestre (e este ano) prometi a mim mesma que iria tentar contrariar esta tendência.

Em três meses, este é o quarto livro que termino e não só me sinto feliz com este novo ritmo, como me sinto ainda mais feliz por ter adorado todos os quatro livros. Não partilhei todos aqui convosco, mas fiz uma pequena reflexão sobre o Viver Depois de Ti e hoje venho aqui fazer uma review deste livro porque achei que valia imenso a pena. 

Este foi um livro que recebi no Natal e acerca do qual nada conhecia - nem o título, nem a autora, nem de que se tratava. E até confesso mais: ao ler a contracapa, achei que seria mais um romance cliché. Não que eu não goste - porque "papo" tudo o que são filmes e livros cliché de boa vontade -, mas tenho tentado apostar noutro tipo de livros, mais "maduros" e, sobretudo, quero ler mais clássicos. Ora bem, dei por mim a meio do livro, a sentir-me completamente surpreendida pela sua história e não tive outro remédio se não devorá-lo rapidamente até à última página.


Um Segredo Amargo e Doce é um livro da escritora americana Barbara Delinsky. Este livro conta-nos a história de um verão passado na ilha de Quinniepeague e do reencontro das melhores amigas de infância, Charlotte e Nicole. Depois de tantos verões que passaram juntas naquela ilha, desde a infância à sua juventude, por terem seguido caminhos de vida diferentes, as amigas afastaram-se um pouco. Pelo menos, esse é o motivo que Nicole acredita estar na origem do afastamento de ambas, embora mantenham um contacto minimamente frequente. Sendo Nicole uma blogger de culinária e Charlotte uma jornalista de viagens bem-sucedida, Nicole propõe à amiga que se juntem para mais um verão em Quinniepeague, desta vez para escreverem juntas um livro sobre a cozinha da pacata ilha e sobre as personalidades especiais da mesma, convite que Charlotte logo aceita. A oportunidade de reatar a amizade é muito tentadora, apesar de os segredos serem demasiado pesados. De novo juntas, sentem que é possível viverem a mesma amizade, mas a doença do marido de Nicole cedo perturba este frágil equilíbrio e, a pouco e pouco, a verdade começa a vir ao de cima.

Este é um resumo rápido e simples desta história. Parece não ser nada de especial, não é? A verdade é que Nicole e Charlotte, de personalidades tão diferentes e com uma amizade tão especial, nos conquistam desde a primeira página. Prendem-nos ao livro. E à medida que a história vai avançando vamos entendendo melhor a profundidade de cada uma das personagens e a dimensão dos segredos que escondem. Vamos percebendo que nada acontece por acaso e que tudo, mesmo aquilo que no início nos pareciam pormenores com pouca importância, tem uma razão de ser. 

Este é um daqueles livros que nos faz sentir um enorme misto de sentimentos pelas personagens e eu penso que isso acontece porque estas personagens têm muito de real. Não são pessoas perfeitas, nenhuma delas. Todas têm defeitos que conseguimos apontar, cometem erros que conseguimos identificar e condenar, mas, ainda assim, são únicas e incríveis. É impossível odiar alguma personagem deste livro, na minha opinião. A escritora tem um talento incrível para nos pôr nos pés da personagem, para nos fazer pensar sobre os dilemas de cada uma delas e de nos fazer sentir a ansiedade que elas sentem de perceber como tudo se poderá resolver. Estamos até ao fim a tentar perceber como é que aquele verão termina.



Como não quero dar spoiler, fico-me por aqui e termino dizendo que este livro foi uma excelente surpresa, que o recomendo vivamente a quem gostar deste tipo de livros e que espero que 2020 continue a trazer-me mais leituras destas, inesperadas e surpreendentes!


2 comentários:

  1. A história pareceu-me interessante e lembra-me bastante o livro "A Praia da Memória", de Nancy Thayer. Se quiseres empresto-te. 😜 Neste momento estou a ler "Ganhei uma vida quando te perdi", do (génio) Raul Minh'alma.
    Um beijinho. 😘

    "The Blooming Woman": https://thebloomingwoman.blogspot.com/ 🌺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço, mas parece-me uma boa futura leitura! Do Raul Minh'alma só tenho um livro de pequenas histórias que vou lendo quando me apetece algo mais leve.

      Beijinhos, parabéns e boa sorte!

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.